Marta Lourenço
Mensagens: 12
Registado: sexta, 04/set/2015, 12:05

Personata criado à mão - traumatizado ou assustado [ajuda]

Bom dia,

No sábado passado adquiri uma fêmea personata azul com 4 meses. Disseram-me que tinha sido criada à mão. Tenho pegado nela todos os dias no meu colo, e falo muito com ela, mas ela ainda está muito assustada e nem sempre me deixa pegar (também ainda só faço isto à 4 dias). Tenho medo que ela fique traumatizada ou assustada.

Como devo fazer para a habituar a mim?

Obrigada
Avatar do Utilizador
Alberto Peixoto
Site Admin
Mensagens: 164
Registado: quarta, 29/out/2014, 07:13
Localização: Braga - PORTUGAL

Re: Personata criado à mão - traumatizado ou assustado [ajud

Olá, eu creio que ela vá ficar traumatizada é se não pegares nela agora e tentares mais daqui a uns tempos ;)
Tens de tentar que ela se habitue o quanto antes a ti.
Não é de um dia para o outro, vai um passo de cada vez, tentando estar o maior tempo possível com ela, dando-lhe umas goloseimas, arranjando umas brincadeiras, etc... que com certeza a vossa ligação crescerá a bom ritmo :D

Ps: Se ela já adormerce na tua mão já não está mal de todo, nem pouco mais ou menos!!
Cumprimentos,
Alberto Peixoto
hrodrigues
***
Mensagens: 138
Registado: quarta, 04/nov/2015, 14:25

Re: Personata criado à mão - traumatizado ou assustado [ajud

Boas,
Na minha opinião os Personatus e Fichers domesticados ficam sempre mais arriscas do que um Roseicollis criado á mão. Também a personalidade da ave também é um factor a ter em conta pois varia de ave para ave, uns ficam mais dóceis do que outros criados da mesma forma.
De resto o colega Alberto já disse tudo. Boa sorte :)
Cumprimentos,
Hugo Rodrigues
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Personata criado à mão - traumatizado ou assustado [ajud

Para além do que o amigo hrodrigues referiu, o sexo da ave também interfere, normalmente as fêmeas são mais ariscas, então se andarem com o cio para protegerem o ninho são como cães, falo por experiência própria. :lol:
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Marta Lourenço
Mensagens: 12
Registado: sexta, 04/set/2015, 12:05

Re: Personata criado à mão - traumatizado ou assustado [ajud

Muito obrigado por todas as respostas!

Durante estes últimos 5 dias que a tenho tenho pegado nela ao colo (tenho que a apanhar mesmo ela fugindo de mim na gaiola) todos os dias, à exepção de ontem, ontem decidi não a forçar a vir ao meu colo, mas consegui que ela viesse buscar 2 bocadinhos de comer à minha mão! :D

Acham que a posso soltar um bocado? Ela conhece bem a minha voz, mas ainda anda muito assustadiça, mas também tenho-a à pouco tempo.

Obrigada novamente
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Personata criado à mão - traumatizado ou assustado [ajud

O que não deves fazer é apanhá-la na gaiola à força, como estás a fazer, nunca vai confiar em ti assim. Colocas a mão no fundo da barriga e ela sobe para a tua mão por vontade própria, no inicio pode não o fazer, mas com o tempo faz.
Quanto a soltar, se for num sitio fechado, podes, sem problema nenhum, mas depois não assustes a ave a apanhá-la quando a quiseres meter novamente na gaiola!
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Personata criado à mão - traumatizado ou assustado [ajud

Atenção ao soltar a ave as primeiras vezes em locais amplos com janelas ou varandas, podes ter um desgosto, como já me aconteceu.

Não por fuga, mas sim por a ave voar contra os vidros e no meu caso partir o pescoço. :?

Atenção a isso.

Cmpts
Marta Lourenço
Mensagens: 12
Registado: sexta, 04/set/2015, 12:05

Re: Personata criado à mão - traumatizado ou assustado [ajud

Sim claro, tenho um quarto amplo o vazio para a soltar.

Mas eu mal coloco a mão ela foge, mas pode ser que com o tempo venha.

Vou tentar solta-la hoje, abro a gaiola e deixo ela sair. Vamos lá ver é se entra sem a ter que apanhar :lol:
Vou tentar lhe dar liberdade.

Pensei em lhe tirar a comida durante um bocado e depois solta-la e colocar a comida perto de mim para ela vir comer ao pé de mim. O que acham?

Sou muito novata nisto, mas também muito curiosa e adoro aves.

Obrigada mesmo pela ajuda :D :D :D :D

Voltar para “Criação à Mão / Domesticação”