Jessica Rebelo
Mensagens: 38
Registado: domingo, 18/jan/2015, 18:11

Criação de Caturra à mão - antes de comprar [dúvidas]

Boas pessoal :D

Tenho andado a pensar e decidi que quero ter uma caturra para acabar de criar á mão, á uns anos a minha mãe tinha uma que era bastante inteligente ! Conheço um senhor que tem, falei com ele e ele disse-me que a primeira a nascer saiu do ovo no dia 26 de julho. Ele disse que a partir de dia 14/15 já a podia ir buscar pq convem que nos primeiros tempos sejam os pais a alimentar as crias. Mas antes de a ir buscar gostava de aprender mais sobre o assunto para poder fazer tudo certinho ! Quantas vezes a tenho de alimentar por dia ? Que cuidados básicos deverei ter com ela ? Algumas dicas ? Preciso mesmo !

Abraços :) :)
imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Re: Criação de Caturra á mão

Boa noite,

Com essa idade ela tem de ser alimentada mais ou menos de 6h em 6h, mas depois vês consoante o papo dela.
Não podes dar papa nem antes de ela fazer a digestão da ultima refeição, nem muito depois de ter o papo vazio.
Se misturares a papa que ela tem no papo com papa nova, corres o risco de fazer azedar a papa.
A papa que fazes para uma refeição, só pode ser usada uma vez! Se sobrar, deita fora!
Tem cuidado ao comprar a papa! Em muitas lojas, só tem validade de 2 ou 3 dias! Prefere sempre a embalagem com mais validade!
Já agora, a papa em comparação com as sementes é cara. 800g custam entre 12,50 e 15,00, depende das lojas.
Se fores poupadinha, talvez consigas fazer o desmame com esses 800g.

Nos primeiros dias, vais precisar de aquecê-la, principalmente à noite.

Há quem prefira sonda, eu sempre usei seringa. Custa entre 15 a 20cent nas farmácias, compra logo umas 2 ou 3 de 5ml, pois elas com o uso ficam muito perras.

Cumprimentos
Jessica Rebelo
Mensagens: 38
Registado: domingo, 18/jan/2015, 18:11

Re: Criação de Caturra á mão

Boa noite,

Não querendo chatear muito, mas tenho algumas questões que me parecem pertinentes, e quanto mais aprender sobre o assunto, melhor vou poder cuidar dela.
Qual a melhor maneira de a aquecer á noite ? As doses que vou precisar de lhe dar vêm especificadas nas embalagens da papa ? Aconselha alguma papa em especifico ? Eu já pesquisei algumas coisas pela net, li que para as alimentar convém que insiramos a seringa (fervida antes de cada refeição) no lado esquerdo do bico da caturra em direção ao lado direito, e que elas quando são muito pequenas convém que fiquem numa caixinha ferrada com papel, está correto ?

Obrigado pela atenção :) :)
imlovinit
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 21/set/2014, 23:04

Re: Criação de Caturra à mão - antes de comprar [dúvidas]

A melhor forma é com uma lâmpada própria, mas na falta disso, eu por exemplo uso um saco de água quente.

A quantidade de papa a dar vai depender do tamanho que ela vier do ninho, já vi muita diferença no desenvolvimento de caturras com 15 dias, mas com a prática, vais perceber quando é que ela tem o papo cheio, basta apalpar para perceber.

Quanto ao dar a papa do lado esquerdo do bico também já ouvi falar, por acaso comigo nunca correu mal, mas nunca liguei a isso, dei sempre como me deu mais jeito, até porque elas se babam muito, e nos primeiros dias é complicado estar a escolher o lado do bico.

Forrar com papel dá muito jeito, porque elas fazem muito "cocó" e torna a limpeza muito mais fácil.
Tens de trocar o papel uma ou duas vezes por dia!
Jessica Rebelo
Mensagens: 38
Registado: domingo, 18/jan/2015, 18:11

Re: Criação de Caturra à mão - antes de comprar [dúvidas]

Obrigada pelas dicas ! :D
Quando a for buscar eu posto fotos !

Voltar para “Criação à Mão / Domesticação”