NunoFSilva
Mensagens: 3
Registado: quinta, 14/set/2017, 20:37

Caturra - Como alimentar à mão desde cria? (Iniciante)

Boa tarde, sou iniciante no mundo das aves. Gostaria de adotar duas caturras bebé para criar à mão.
Já pesquisei bastante mas torna-se tudo muito confuso.
Gostava que alguém com conhecimento para tal me indicasse os alimentos/produtos necessários para ter em casa como manutenção e para "urgência" desde cria até adulta.

- Com que idade se deve começar a criar à mão, sem os pais?
- Como alimento para a cria, a melhor pápá é a Nutribird A21?
- Até que idade? Deixar de querer?
- Após pápá, qual a ração que deva comprar? Pretendo ser eu a fazer a mistura se for o melhor (pelo que tenho visto é), mas para já queria comprar uma ração para ter pronta e não cometer erros.
- Quais suplementos são necessários e em que frequência? (grit...).
- Quais "medicamentos" são indispensáveis para ter em casa?

Gostava de talvez adquirir desde já os produtos essenciais para não faltar nada quando for necessário.

Obrigado pela atenção, Nuno.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Iniciante - Caturra - Como alimentar desde cria

Boas
Vou tentar ajudar, mas são muitas perguntas.

Pode sempre ver estes tópicos, de certeza que lhe tiram as duvidas: http://forum.avespt.com/viewforum.php?f=106
Respostas em baixo a vermelho.
NunoFSilva Escreveu:Boa tarde, sou iniciante no mundo das aves. Gostaria de adotar duas caturras bebé para criar à mão.
Já pesquisei bastante mas torna-se tudo muito confuso.
Gostava que alguém com conhecimento para tal me indicasse os alimentos/produtos necessários para ter em casa como manutenção e para "urgência" desde cria até adulta.

- Com que idade se deve começar a criar à mão, sem os pais? Na minha opinião entre os 20-25 dias.
- Como alimento para a cria, a melhor pápá é a Nutribird A21? Sempre utilizei a Nutribird A21, não sei se há melhores, mas a Nutribird A21 serveperfeitamente.

- Até que idade? Deixar de querer? Por volta dos 40-60 dias, depende muito da ave em si.
- Após pápá, qual a ração que deva comprar? Pretendo ser eu a fazer a mistura se for o melhor (pelo que tenho visto é), mas para já queria comprar uma ração para ter pronta e não cometer erros. Compre uma mistura própria para caturras, o importante é ser limpa e ter pouco girassol. Pode também optar pelo granulado, são opções
- Quais suplementos são necessários e em que frequência? (grit...). GRIT e osso de choco/bloco de cálcio sempre disponiveis, mudar a água todos os dias, verduras e fruta 2/3 vezes por semana e pode dar umas vitaminas 1x por mês.
- Quais "medicamentos" são indispensáveis para ter em casa? No meu ver basta ter um bom multivitaminico e desparasitar a ave internamente, o resto, se adoecer é levar a um VET o mais rápido possivel.

Gostava de talvez adquirir desde já os produtos essenciais para não faltar nada quando for necessário.

Obrigado pela atenção, Nuno.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
NunoFSilva
Mensagens: 3
Registado: quinta, 14/set/2017, 20:37

Re: Iniciante - Caturra - Como alimentar desde cria

Como já disse por mensagem, muito obrigado pela partilha.

Se alguém conseguir dar o feedback de um produto de mistura de sementes, Grit, suplemento de cálcio e multivitaminico em concreto fico muito agradecido.
dperalta1980
Mensagens: 17
Registado: sábado, 30/set/2017, 15:58

Re: Iniciante - Caturra - Como alimentar desde cria

boas

tudo depende de si e da sua carteira, ha racoes extrusadas ja preparadas ou tentar preparar conforme indicaçoes via web
20% de alpiste 50% de painço 15% de arroz com casca 10% de aveia e 5% de girassol miúdo
atencao ao girassol raiado miudo pois tem muita materia gorda, pode sempre substituir pelo branco ou adicionar.
eu prefiro adicionar

cumps
NunoFSilva
Mensagens: 3
Registado: quinta, 14/set/2017, 20:37

Re: Caturra - Como alimentar à mão desde cria? (Iniciante)

Já que vieram dar nova resposta ao tópico vou partilhar a experiência até agora, e pedir o vosso fedback.

Neste momento estou a dar "Australian Parakeet Loro Parque Mix", que ele gosta mas prefere MUITO o milho alvo e painço. Tendo eu de adicionar um pouco que comprei no pingo doce, mas faço por obrigá-lo a comer aquela semente tipo girassol mas branca, que pelo que li é a que tem mais proteína. Comprei também ração "Tropican - Grandes Periquitos", mas ele pouco lhe toca, tenho de relar para 30% do tamanho normal e tenho adicionado um pouco disso à mistura anterior.

Que parece?

É um lutino com 2 meses que pesa +- 77g, já vi que o peso médio é entre 90-100g ou algo por aí mas encontrei também para esta mutação em especial que podiam ter entre 75-90g. Ele come sempre muito bem, 4-5x ao dia nesta mistura, come durante uns 3-6 minutos (nunca contei ao certo mas...) até perder o interesse.
Fora disto costumo oferecer alimentos frescos que vi aqui http://www.cockatielcottage.net/tablefoods.html
O que ele mais gosta é couve e alface, dou preferência à couve.

Uma vez ou duas por semana, junto quase uma gota de multivitamínico da Avizoon à água e passado umas horas deito fora.

Ah já agora, podem comer arroz branco cozido? Ele fica sempre maluco quando o vê e tenho deixado picar, até porque nunca chega a engolir uma semente inteira.
dperalta1980
Mensagens: 17
Registado: sábado, 30/set/2017, 15:58

Re: Caturra - Como alimentar à mão desde cria? (Iniciante)

boas

Alface dá aos grilos amigo, isso é o pior que lhe podes dar, provoca diarreia. Maçã sem grainhas, couve/repolho as folhas mais verdes as brancas nao prestam. Milho doce cozido tambem gostam.

cumps

Voltar para “Criação à Mão / Domesticação”