Avatar do Utilizador
ricardonovi
***
Mensagens: 79
Registado: domingo, 14/set/2014, 22:49

Tori - primeira caturra cinza ancestral! (foto)

Muito bom dia, vim aqui apresentar o/a Tori , uma caturra cinza ancestral,que adquiri na segunda feira com 21 dias, sendo que tem hoje 26 dias. Ela está a ser alimentada com papa Nutribird A21, sendo que desde ontem come 3 vezes ao dia, entre 11 a 15cc (consoante o que ela aceitar).
Está numa caixa de acrílico, com furos para ventilação, dividida ao meio com cartão também furada para a dividir da lâmpada, em baixo tenho toalhas de papel com aparas de hamster, que são trocados diariamente. Tenho deixado também um pequeno compartimento com água e outro com ração Nutribird B14, para ver se ela se acostuma com o cheiros, sendo que ela já vai brincando e beliscando a ração.
Tem estado aparentemente muito saudável sendo que limpa as penas dela regularmente, estica as asas e gosta de interagir comigo.
Com este post queria mais dar a conhecer o/a Tori e também para perguntar qual a altura que acham que devo por na gaiola?
Resto de dia feliz!! :D
Tori.jpg
Ricardo Novita
Funchal- Ilha da Madeira
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Tori - primeira caturra cinza ancestral! (foto)

Olá Ricardo,

Não me parece ser uma caturra ancestral, mas sim um canela.
Sabe a mutação dos pais? Pode ser fêmea autosexada.
Não sei qual a temperatura ambiente em sua casa, mas com o calor que se faz no pais (Portugal) não me parece que precise de lâmpada com essa idade, já está coberta de penas...
Daqui a uns 10/15 dias pode colocar numa gaiola.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
ricardonovi
***
Mensagens: 79
Registado: domingo, 14/set/2014, 22:49

Re: Tori - primeira caturra cinza ancestral! (foto)

Olá Borllock por acaso eu tinha pensado que realmente poderia não ser ancestral por ser mais clarinha, mas como de mutações não percebo assim tanto segui o que o criador disse, infelizmente não sei quais as mutações dos pais da cria, nem tenho como contactar com o dono.
Na minha casa (no Funchal) a temperatura está oscila um pouco, dos 24ºC especialmente a noite e de manhã e até aos 28 dias especialmente a tarde, daí a minha dúvida em manter nos períodos que está nos 24ºC.
E só por curiosidade para ser uma fêmea autossexada que mutações teriam os pais que ter?
Deixaria sem lampada?

Desde já agradeço!
Ricardo Novita
Funchal- Ilha da Madeira
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Tori - primeira caturra cinza ancestral! (foto)

Pode manter de noite, mas de dia não precisa. Mas mesmo de noite tenha cuidado para não ficar demasiado calor.
Em relação a ser auto-sexada, se nenhum dos pais for canela ou se apenas o macho for canela, todas as crias canelas que nascem são fêmeas.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
ricardonovi
***
Mensagens: 79
Registado: domingo, 14/set/2014, 22:49

Re: Tori - primeira caturra cinza ancestral! (foto)

Muito obrigado pela resposta, vou então fazer isso!
Vou tentar falar com o meu amigo que me arranjou a caturra dum criador para ver se ele consegue perguntar!
Mais uma vez agradeço!
Ricardo Novita
Funchal- Ilha da Madeira
Avatar do Utilizador
ricardonovi
***
Mensagens: 79
Registado: domingo, 14/set/2014, 22:49

Re: Tori - primeira caturra cinza ancestral! (foto)

Já consegui falar com o meu amigo e ele tinha visto os pais, a mãe é ancestral e o pai é cinzento de face branca, então tenho uma menina! :D
Ricardo Novita
Funchal- Ilha da Madeira
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Tori - primeira caturra cinza ancestral! (foto)

Sim, e porta face branca, sendo assim.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
ricardonovi
***
Mensagens: 79
Registado: domingo, 14/set/2014, 22:49

Re: Tori - primeira caturra cinza ancestral! (foto)

Certo!! É bom saber apesar de não ter como objetivo que ela reproduza, mas sim ser um pet, se algum dia achar que é uma boa altura arranjo um macho de face branca! :mrgreen:
Obrigado!!
Anexos
Tori 2.jpg
Ricardo Novita
Funchal- Ilha da Madeira
Avatar do Utilizador
ricardonovi
***
Mensagens: 79
Registado: domingo, 14/set/2014, 22:49

Re: Tori - primeira caturra cinza ancestral! (foto)

Bem para deixar apenas uma atualização, a Tori já tem 50 dias, come agora uma vez por dia (às 20/21h), tento deixar algumas horas na gaiola para incentivar a que ela coma, pois tenho reparado que ela apenas come comigo, sendo que passa a maior parte do tempo que ela passa na gaiola é a piar por mim, quando a tiro come basicamente tudo o que lhe dou, sementes, ração da nutribird, maçaroca, verduras, painço, frutas, mas dentro da gaiola simplesmente parece que pouco ou nada come, gostava que me pudessem dar alguma dica para resolver isto... mas está sempre super ativa e bem disposta, deixo umas fotos da menina!
Um bom dia a todos!
Anexos
IMG_20200822_162823.jpg
IMG_20200822_162821.jpg
tori no telefone.jpeg
Ricardo Novita
Funchal- Ilha da Madeira

Voltar para “Criação à Mão / Domesticação”