Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

Standard ou "estalão" do Gloster

8) Olá a todos,

Imagem

A origem da raça é bem conhecida, ao contrário da maioria das outras.

Em 1925 dois exemplares foram exibidos no National Show no Cristal Palace e, afortunadamente, eles foram reconhecidos como uma nova raça pelo juiz A. W. Smith, já falecido.

A mais de sessenta anos, ao fazer sua aparição, no tempo em que a raça Crested estava em seu apogeu, o GLOSTER foi objeto de muita polêmica. Muitos criadores daquele tempo relutaram em aceitá-los, considerando-os como maus exemplares do então rei da criação de canários, o Crested.

Com incrível persistência, a Sra. Rogerson, e os Srs.A. W. Smith e John McLay, um notável criador escocês, tornaram-se os pioneiros na criação desse novo e pequeno canário de forma.

Enquanto a Sra. Rogerson obteve seus pássaros partindo do cruzamento de Rollers com poupa com Border de tamanho bem reduzido do plantel de J.H. Madagan, o Sr. MacLay cruzou seus Crested, que eram usados como amas para os grandes, com os menores Borders que conseguiu obter com os criadores escoceses.

É preciso não esquecer que o Border de 1925 era um pássaro pequeno e de plumagem excelente e desde pequeno "wee gem" e do então considerado o rei da canaricultura, o Crested, se originou o pequeno pássaro que posteriormente passou a chamar-se GLOSTER, corruptela de Gloucester, nome escolhido pelo juiz que primeiro os aceitou, A. W. Smith.

Como toda raça que possui a poupa, há exemplares com e sem poupa, ou seja, os CORONA e os CONSORT, que apresentam características idênticas, executando-se a poupa.


Nunca esquecer que a perfeição não existe, logo o "estalão" do gloster tem 8 rubricas de julgamento que são por ordem de importância para a raça :

1-TAMANHO - 20 Pontos
O mais pequeno possível (máximo 11cm)

2-POUPA(CORONA) OU CABEÇA(CONSORT) - 20 Pontos
Imagem
Corona- poupa bem redonda e cheia, olhos ainda visíveis. Aderente na nuca. Ponto central no meio da cabeça e o mais pequeno possível.
Imagem

Imagem
Consort-cabeça bem redonda, bem ampla, bochechuda, com sobrancelhas bem marcadas.
Bico cónico e pequeno.

3-CORPO - 20 Pontos
Dorso bem cheio, ligeiramente abaulado.
Asas bem aderentes, sem se cruzarem.
Peito bem largo, redondo e cheio sem proeminências.
Pescoço largo, com a separação cabeça/corpo imperceptível.

4-PLUMAGEM - 15 Pontos
Sedosa, bem fechada, cor brilhante e natural.

5-POSIÇÃO - 10 Pontos
Altiva, semi-erguida. Em movimento.

6-CAUDA - 5 Pontos
Curta, estreita, no alinhamento do dorso.

7-PATAS E COXAS - 5 Pontos
Patas curtas, ligeiramente flectidas.
Coxas não visíveis.

8-CONDIÇÃO - 5 Pontos
De boa saúde, limpo e não danificado.
Todas as cores são admitidas, excepto coloração artificial.

Gaiola de exposição:Tipo inglês ou mod. D (canários de cor), 2 poleiros, 10mm de diâmetro, separados por 5 arames.

Nunca esquecer que qualquer ave de exposição (as de porte em especial)deverá estar "abituada" á sua respectiva gaiola, poderá constituir motivo de não julgabilidade ( a ave é "não julgável"), ave que se refugi no fundo da gaiola ou se movimente descontroladamente, inviabilizando a sua correcta apreciação.
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem
Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Ola


Standart utilizado em Inglaterra(País de origem do Gloster)
-Não é o mesmo usado pela C.O.M-


CORONA:




Asseada, regular, forma redonda, sem quebras, olho perceptível


15 pontos

com o centro bem definido
5 pontos


ou
CONSORT:




Cabeça larga e redonda em todos pontos, com uma ligeira acentuação no cimo do centro da cabeça
15 pontos

com Sobrancelhas espessas
5 pontos




CORPO Costas bem preenchidas; asas fechadas e juntas sem se cruzarem; pescoço curto e cheio; peito agradavelmente arredondado sem proeminências
20 pontos

CAUDA:
Curta, estreita, dando a impressão de ser uma prolongação do corpo
5 pontos

PLUMAGEM:
Junta ao corpo; firme; aparência de bom aspecto e cor natural
15 pontos

ASPECTO:
Alerta, com vivacidade e movimentos enérgicos
10 pontos

PERNAS e PATAS:
Tamanho médio; bem posicionadas; sem se ver as coxas
5 pontos

TAMANHO:
Tendência para o diminuto (aprox. 11,5 cm)
15 pontos

CONDIÇÃO GERAL:
Saudável e limpa
10 pontos

TOTAL 100 pontos
Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

standard do gloster

8) Olá a todos,

amigo Ferrão,

até bem á pouco tempo no futebol em Inglaterra só existia um suplente, o árbito não dava cartões (só escrevia no bloco) etc, enquanto pelo resto do mundo tinham-se que reger pelas leis da FIFA, e os ingleses também quando em jogos internacionais, e foram eles que inventaram o futebol.

Sobre o standar do gloster se for ao livro do sr. Nery vai ver que esse era o standard antigo e que sofreu alterações á cerca de dois anos se não me falha a memória.

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem
Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Re: standard do gloster

PaulojpFernandes Escreveu:8) Olá a todos,

amigo Ferrão,

até bem á pouco tempo no futebol em Inglaterra só existia um suplente, o árbito não dava cartões (só escrevia no bloco) etc, enquanto pelo resto do mundo tinham-se que reger pelas leis da FIFA, e os ingleses também quando em jogos internacionais, e foram eles que inventaram o futebol.

Saudações
Ola

Ainda bem que fala no futebol num post de canarios, pois repare veja só se os juizes(arbitros) fossem presidentes de clubes!


"Sobre o standar do gloster se for ao livro do sr. Nery vai ver que esse era o standard antigo e que sofreu alterações á cerca de dois anos se não me falha a memória."

Sobre o standar como diz repare so va a este link

http://www.igba.freeserve.co.uk/uk/index.htm


cumprimentos

nota: depois faço um post mais em promenor.
Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

Standard do Gloster

8) Olá amigo Ferrão,

tem toda a razão acerca dos juízes em também defendo que não se devia ocupar mais nenhum "cargo" :!:
Tanto assim, que quando eu entrei para juíz deixei :cry: de ser diretor do COP :!:
(mas continuo a colaborar com o clube muitas vezes sem lá pôr passarinhos)

Mas para isso era preciso que algumas pessoas que andam sempre "ás bocas" tivessem de ir trabalhar em prol dos clubes e dos seus associados e eu vejo cada vez menos pessoas para colaborar, vejo muitas a amandar "papaias" para o ar, muitas vezes sem o conhecimento correcto das situações (Nacional 2006).

Sobre o standard do gloster propriamente dito eu torno a dizer que os ingleses quando veem a qualquer Campeonato Mundial teem que se sujeitar ás normas internacionais COM-M quer gostem ou não . :wink:

Quando pretendo dar uma informação ás pessoas tenho que dar a que está legalmente em vigor (quer goste ou não). Eu já julguei com esse standard, mas se agora me mandam julgar com um novo standard tenho que respeitar (quer goste ou não), não posso nem devo julgar de acordo com os meus gostos pessoais :wink:

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Standards

António e Paulo,

Este é um bom exemplo do problema dos standards e porque é que não basta publicar os standards e os criadores que aprendam...
A questão é que não podemos, como disse o Paulo, defender se o standard IGBA é melhor ou pior que o da COM, na verdade nem um nem outro são melhores ou piores.
Tudo se resume a um facto simples. Se participares numa exposição com as normas da COM és avalidado pelas normas da COM, se participares numa exposição com as normas da IGBA és avaliado pelas normas da IGBA.
Podemos é discutir se a COM é mais representativa que a IGBA ou vice-versa. Pessoalmente posso achar que se uma organização avalia/julga uma exposição com 3000 aves e a outra com 300, possivelmente a das 3000 será mais abrangente.
Por isso é que as aves que ganham na IGBA são diferentes das que ganham na COM.

O que não deve acontecer é sermos "cegos" a outras tendências e tentar perceber se existem alguns factores mais correctos num sistema que noutro. Eu não vejo com bons olhos a forma como os standards são/não são alterados actualmente, mas isso é outra guerra.
Aliás, acho que podem perfeitamente ser publicado aqui no fórum além dos standards COM outros que existam.

Quanto aos juizes não ocuparem outros cargos, venham pessoas para trabalhar e sou dos primeiros a dar o exemplo!!

Paulo,
Quando pretendo dar uma informação ás pessoas tenho que dar a que está legalmente em vigor (quer goste ou não).
Só não concordo com esta tua afirmação. Os standards não estão "legalmente" ou "ilegalmente" em vigor. São aceites e implementados por organizações, nada mais, os standards só têm valor para o conjunto de pessoas que aceita ser avalido por eles. Os standards COM/OMJ não são mais nem menos legais que os IGBA, NZC, NFSS etc.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Standart

Ola

Quando coloquei o Standart seguido pela IGBA ou pelo GCP em Portugal, fui com o intuito de dizer aos visitantes da sua existencia, muito dos cridores de Glosterem Portugal concorrem a duas instituições diferentes e é para terem na sua cabeça a existencia deste Standart. Pois com o aparecimento deste novo Standart da COM- vai concerteza criar confusão.

cumprimentos.
Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

Standards

8) Olá a todos,

Isto não fui eu que escrevi:
Concordo, mas desde que os Standards estejam devidamente certos,
vamos lá a ver se ajente se entende, porque parece que estamos todos a falar a mesma coisa.

Até podem existir vários standards para o gloster ou qualquer outra ave, mas não podemos dizer que qualquer um deles esteja errado, podemos sim debater sobre os vários standards, mas temos que dizer ás pessoas que nós aqui em Portugal estamos sob a alçada da COM-M (quer se goste ou não)
Como tal TODOS os clubes, mas mesmo TODOS inscritos em qualquer das nossas federações deviam seguir essas normas(quer se goste ou não), senão se cumpre as normas institucionais elas deviam então acabar e isto passar a ser uma anarquia.

Eu por mim estou disposto a criar uma Organização Mundial das Berlengas (já teve um filme com um Rei) se necessário for para fazer valer as minhas opiniões se não concordar com as ideias dos outros.(É claro que isto não é a maneira correta de agir).

Legalmente em vigor foi a palavra na altura que eu encontrei mais adequada, mas se calhar tens razão a mais correta é Implementada em Portugal pela COM-M (quer se goste ou não) independentemente de existir outras organizações que nós aqui não nos regemos por elas (hoje , o amanhã não se sabe), o que não quer dizer que somos nós que temos razão , mas o inverso tembém é verdade,"ninguem é dono da verdade"

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem

Voltar para “Standards”