mpak
Registado: quinta, 12/mai/2011, 15:17

Achados- Melros negros

quinta, 19/mai/2011, 11:52

Estou a criar três melros negros.
Estava ha cerca de duas semanas a ir para a universidade a pé e deparei-me com um filhote de melro que estava no chão a chamar desperadamente pelos pais. Afastei-me e observei-o de longe à espera que os pais aparececem. Após um tempo. quando me apercebi que os pais não iam voltar, decidi pegar nele e traze-lo para casa (com isto vi-me obrigada a faltar à primeira aula da manhã). Meti a cria numa especie de ninho improvisado e alimentei-a com papas para insectivoros.
No entanto, uns dias depois, um senhor que estava a cortar ramos de àrvores na casa ao lado da minha, deixou cair um ninho com dois melros. Como as crias já tinham o cheiro do homem, a progenitora já nao havia de os reconhecer como filhos, portanto comecei a cudar destes também.
Passados duas semanas, a cria que encontrei na Universidade já voa pela minha casa e reconhce-me como a big mumy, os pequeninos começaram hoje a dar os primeiros voos para fora do seu ninho. Eles passam os dias à solta pelo meu quarto (e mesmo que a porta esteja aberta eles limitam-se a este quarto, penso que encontram segurança neste).
Eu estou a pensar ficar com eles por uma questão de segurança. Eles não têm absolutamente medo nenhum de pessoas ou seja do que for e tenho medo que, lá fora, eles venham a ser atropelados ou a que se aproximem de alguém que lhes faça mal.
Assim sendo, eu queria ter uma gaiola para eles ficarem pelo menos durante a noite. Por isso pedia a vossa opinião para as quais as dimensões ideais para uma gaiola para eles.

Um muito obrigado, cumrimentos. :)

mpak

Re: Achados- Melros negros

quinta, 19/mai/2011, 14:54

E é preferivel uma gaiola mais comprida ou mais alta?

Aguardo resposta

pfcarquejo
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40

quinta, 19/mai/2011, 17:03

É proibida a captura de aves e detenção de aves da nossa fauna, excepto aves criadas em cativeiro e devidamente legalizadas.
Deixo aqui texto retirado do site do ICNB:
O que fazer se encontrar uma ave ferida?

Poderá contactar:
• a linha verde SOS Ambiente, através do nº 808 200 520.
• o ICNB (Serviços Centrais) e qualquer das suas Áreas Protegidas, cujos contactos poderá encontrar no nosso site.
• a rede de Centros de Recolha e Recuperação de Animais Selvagens, que engloba vários centros de recuperação, com gestão pública ou privada.
Os Centros de Recolha e Recuperação de Animais Selvagens dispõem de médicos veterinários e biólogos responsáveis que podem efectuar uma avaliação clínica e comportamental dos espécimes recolhidos. Assim, a primeira opção será o reencaminhamento dos espécimes recolhidos, feridos ou cansados, para esses centros, onde serão devidamente avaliados e tratados, caso seja necessário.
A lista dos Centros existente no nosso país pode ser consultada nestes site em Cidadãos e Entidades.
Dadas as circunstâncias que relata, aconselho que entregue a ave num centro de recuperação ou que liberte as aves assim que elas estiverem devidamente desmamadas. Com um bocadinho de sorte manter-se-ão pelas imediações da sua casa e poderá continuar a vê-las e mesmo a dar-lhes comida.

mpak

sexta, 20/mai/2011, 00:06

Desculpe, mas leu o que eu disse?
Eu não os capturei da Natureza! Até sou a favor de deixar os animais serem livres e continuarem no seu ciclo.. mas não queria que eles morressem à mingua. E de facto, se não fosse eu, eles teriam morrido.

Vou explicar-me de novo: As crias estão durante o dia à solta, de noite precisam de estar fechadas. Requerido- medidas ideais de uma gaiola para elas.

Obigado, boa noite.

Nuno1987
Registado: quinta, 12/abr/2007, 20:58
Contacto: Sítio web

sexta, 20/mai/2011, 00:21

Boa Noite.

O user Pfcarquejo falou bem, de facto não são permitidas capturas de aves fauna europeia, e ainda bem.

No seu caso, não foi uma "captura" e é de agradecer o que fez para com essas aves, mas estas estando já granditas e em condições de voar e de se alimentarem por elas proprias, na minha opinião deve solta-las de forma a regressarem ao seu meio ambiente e até provavelmente encontrem os pais, e o factor principal é deixa-las ir para se adptarem o mais rapidamente possivel ao meio ambiente lá fora (visto que foram criadas a mão) e que para o ano as possa ver criar e ampliar a especie que tanto precisa devido ao numero de aves capturadas no ninho.

Poderá sempre fornecer alimento especifico a especie no caso de estás terem alguma dificuldade em se alimentarem sozinhas sem a presença dos pais.

Espero que aceite este comentario como uma opinião e não como uma critica.
Boa sorte com as aves,

Cump.

pfcarquejo

sexta, 20/mai/2011, 09:03

Li bem, li ;)
Eu não disse em lado nenhum que você fez mal em cuidar deles, apenas referi de forma genérica que, legalmente, é proibida a captura e detenção de aves da nossa fauna, exceto se criadas em cativeiro e devidamente legalizadas junto do ICNB. ;)
Você não capturou as aves mas está a referir publicamente que pretende mantê-las consigo . Por outras palavras, pretende manter em sua posse e em cativeiro aves que foram retiradas da natureza, embora com a melhor das intenções, e não aves criadas em cativeiro e devidamente legalizadas.
É só esse o alerta que dei, bem como informação sobre o encaminhamento que se quiser cumprir com a legalidade deverá dar ás aves em questão.
Você é livre de fazer o que entender, apenas achei por bem informá-lo, ainda para mais que estamos num FORUM PÚBLICO que é lido por muita gente, inclusive pessoas ligadas ao ICNB.

Seja qual for a sua decisão, boa sorte com os filhotes
Cumprimentos
Paulo C.

P.S. - Se de facto pretende mantê-las soltas durante o dia e apenas as vai colocar na gaiola à noite, é mais do que provável que um dia ao chegar a casa já não vai conseguir apanhá-las para as colocar na gaiola, porque assim que elas voarem em condições vão á vida delas de liberdade. Por isso, e se é só para abrigá-las à noite e só até elas voarem bem, não é preciso nenhuma gaiola especial. Uma gaiola onde caiba uma caixa tipo ninho onde possa colocar as aves para passarem a noite chega, e olhe que até eles voarem são só uns dias ;). Depois, com sorte, até pode ser que eles estabeleçam residência das imediações de sua casa e os continue a ver no futuro (seria interessante anilhá-los com anilha aberta, para os poder identificar no futuro quando os vir em liberdade).

mpak

sexta, 20/mai/2011, 10:57

Obrigdo por agora ter-se feito entender melhor e obrigado pelas vossas opiniões :)

O melro que encontrei na Universidade ja tem as penas quase todas desenvolvidas, por isso já voa. Só que mal apareço no quarto onde ela se encontra, ela voa para cima de mim lol eles teem sido uma excelente companhia, muito amigáveis com todas as pessoas daqui de casa, a grandinha já quase que se alimenta sozinha :D
Gostava que visse a relaçao que tenho com eles, é muito engraçado :) neste preciso momento enquanto escrevo esta mensagem tenho a maiorzinha deitada no meu pulso quase a adormecer.. criei um grande afecto por eles...
Cá os melros são considerados uma praga por muitos e conheço gente que os abate a tiro só pelo facto de eles atacarem as culturas! Fico com receio que aconteça o mesmo com estes que estou a criar :(

Mas tenho boas noticias, ouvi falar que há por ca um senhor que utilizou o dinheiro da reforma para construir um viveiro gigante, com arvores e outras condiçoes semelhantes ao habitat destes passaros que cria melros lá dentro. Estou a pensar meter os meus lá quando crescerem, pelos menos sei que ali nada de mal ha-de lhes acontecer...

Muito obrigado pela sua atençao e pelo seu aviso
Cumprimentos

Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

sexta, 20/mai/2011, 11:49

mpak Escreveu:Estou a criar três melros negros.
Estava ha cerca de duas semanas a ir para a universidade a pé e deparei-me com um filhote de melro que estava no chão a chamar desperadamente pelos pais. Afastei-me e observei-o de longe à espera que os pais aparececem. Após um tempo. quando me apercebi que os pais não iam voltar, decidi pegar nele e traze-lo para casa (com isto vi-me obrigada a faltar à primeira aula da manhã).
Humm, mesmo assim não está mal.

mpak Escreveu:No entanto, uns dias depois, um senhor que estava a cortar ramos de àrvores na casa ao lado da minha, deixou cair um ninho com dois melros. Como as crias já tinham o cheiro do homem, a progenitora já nao havia de os reconhecer como filhos, portanto comecei a cudar destes também.
Esta é mais classica, mas com um twist no meio.
Pedro Ramalho

Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

sexta, 20/mai/2011, 11:52

mpak Escreveu:Desculpe, mas leu o que eu disse?
Eu não os capturei da Natureza! Até sou a favor de deixar os animais serem livres e continuarem no seu ciclo.. mas não queria que eles morressem à mingua. E de facto, se não fosse eu, eles teriam morrido.
Sim, tudo bem, toda a gente percebe os motivos, no entanto pelo menos no primeiro caso é provavel que estivesse tudo sobre controlo, e os pais alimentassem a cria, e mesmo no segundo caso, havia outras alternativas.
Pedro Ramalho

pfcarquejo

sexta, 20/mai/2011, 12:09

Percebo o afecto que desenvolveu pelos melros. Nós aqui em casa temos um pombo que a minha esposa encontrou no chão ainda borracho numa estação de Lisboa e foi criado por ela. O pombo está solto e não sai aqui das imediações da casa. Nos dias de mais chuva, e como a minha esposa ainda consegue agarrá-lo, ainda o pomos a dormir numa gaiola, mas quando vimos trabalhar e o deixamos solto ficamos sempre a pensar que pode ser apanhado ou mesmo morto por algum parvalhão com uma pressão de ar ou assim. Mas o lugar dele é solto, e é solto que vai ficar.

Pensando friamente, a possibilidade destas aves serem feridas ou mortos é uma situação a que estão sujeitos todos os outros da mesma espécie, mas com aves habituadas com contacto humano o perigo aumenta. No entanto, no que se refere a melros, dado que são uma espécie cujos filhotes saem muitas vezes dos ninhos sem conseguir ainda voar e são acabados de criar no chão, escondidos entre arbustos ou outra protecção, o número que é morto por cães, gatos, ratos e outros predadores é imenso e bem basta essa mortalidade. Entendo que sinta afecto pelas aves e que por isso lhe custe mais saber que lhes pode acontecer alguma coisa, mas por favor tente distanciar-se e entenda que se trata de aves da nossa fauna selvagem e deverão permanecer enquanto tal.

O viveiro do senhor reformado é muito interessante, mas não deixa de ser cativeiro de aves ilegais, e não me parece a opção correcta a tomar. Quanto mais tempo protelar a libertação, mais difícil vai ser para si libertá-las e para elas adaptarem-se à liberdade. Não se esqueça que tem como opção a entrega das aves a um centro de recuperação (veja o link na minha primeira mensagem) e eles sabem o que fazer para introduzi-los na natureza .

mpak

sexta, 20/mai/2011, 14:17

Obrigado pela sua opinião e entendo perfeitamente o que diz, até concordo consigo na medida em que sao aves e teem o direito a ser livres.
Mas isso é teoria. na pratica é como se para mim fosse perder um membro da familia! eu sou mais ligada a animais do que a pessoas..

Obrigada por tudo na mesma e um bom dia para todos

Devil
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

sexta, 20/mai/2011, 21:33

mpak Escreveu: Mas isso é teoria. na pratica é como se para mim fosse perder um membro da familia! eu sou mais ligada a animais do que a pessoas..
Bem natural ,se de facto tem algo que a ligue a uma dessas aves ,deve aproveitar ,acontece coisas muito curiosas com aves criadas por nos ,e esta pode ser uma delas e unica ,escolheria um e poria dois avoar ,deus da natureza nao ficava zangado ,o contrario talvez ,teria morrido esse e mais dois ,o fruto proibido sabe melhor . :) :D
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D

SergioP
Registado: terça, 10/ago/2010, 16:13

sábado, 21/mai/2011, 14:34

Devil Escreveu: deus da natureza nao ficava zangado ,o contrario talvez ,teria morrido esse e mais dois ,o fruto proibido sabe melhor . :) :D
:P :P :P :P :P
Cumprimentos.

mpak

sábado, 21/mai/2011, 22:19

Devil Escreveu:
mpak Escreveu: Mas isso é teoria. na pratica é como se para mim fosse perder um membro da familia! eu sou mais ligada a animais do que a pessoas..
Bem natural ,se de facto tem algo que a ligue a uma dessas aves ,deve aproveitar ,acontece coisas muito curiosas com aves criadas por nos ,e esta pode ser uma delas e unica ,escolheria um e poria dois avoar ,deus da natureza nao ficava zangado ,o contrario talvez ,teria morrido esse e mais dois ,o fruto proibido sabe melhor . :) :D
looooooooool concordo xD
obrigada pela opinião! =D ;D

Devil
Registado: quinta, 29/jul/2010, 20:52

sábado, 21/mai/2011, 22:26

SergioP Escreveu:
Devil Escreveu: deus da natureza nao ficava zangado ,o contrario talvez ,teria morrido esse e mais dois ,o fruto proibido sabe melhor . :) :D
:P :P :P :P :P
:D :D :D :D :D :)
Maldito fruto proibido .Adão ou a Eva tinha que o morder ,poderíamos ser imortais
:lol:

Tipico de quem não conhece hábitos de aves silvestres ,o melro é migrador.quando os soltar jamais os verá ou só no ano seguinte (80%) ,comparações de pombos com melros ,não será decerto a mais consistente comparação ,de resto se os pais criam os filhos no chão ,será apenas por um dia ou poucas horas ,de noite o inferno caí sobre os pequenotes ,ou seja ,um rato ,uma coruja ,um morcego ,um mocho ,um cão ,um gato ou um pneu dum carro :roll: :roll: .
Nenhum passarinho que caia dum ninho sobrevive sem a ajuda humana ,morrem uns para sobreviverem outros animais é a lei da vida e não é só nos animais ,nos humanos também . :roll: :wink:
Nunca mais chega o tempo da sardinha ,tenho redes para esticar .Viva o Santo António :lol: :lol: :lol:
Nostalgia nas aves funciona :lol: :lol: :D :D
Última edição por Devil em sábado, 21/mai/2011, 22:55, editado 2 vezes no total.
Você quer ser feliz por um instante? ...VINGUE-SE!! :evil:
Você quer ser feliz para sempre?... ... ... PERDOE!! :D

Voltar para “Perdidos, Achados e Roubados”