copy
Registado: sábado, 01/set/2012, 09:06

Criação Mandarins - posturas e abandono do ninho [dúvidas]

Boa tarde pessoal
Cá estou eu com mais umas duvidas desta vez em relaçao aos meus mandarins,eu tenho 1 casal ja os comprei no ano passado em Agosto mas tou com problemas para fazer criação.
Em Janeiro puseram 4 ovos ao fim de os pôr a femea abandonou o ninho ja nem sequer os chocou,agora voltei a pôr o ninho ha umas semanas atras a femea pôs 6 ovos penso que os começou a pôr no dia 21 de Abril so que mais uma vez deixaram de estar no ninho mas desta vez chocaram ainda sensivelmente uns 12 13 dias depois de pôr os ovos,ha uns 2 ou 3 dias atras começaram a sair do ninho a estarem sempre ca fora nao consigo perceber o que estará errado?das duas vezes foi sempre a femea que se dezinteressou por o ninho,porque o macho ainda notei que ficou no ninho a chocar so que depois andava atras da femea como que a obrigala a ir pa dentro do ninho mas ela nao quis saber.

Obrigado por as ajudas

Cumpr.
Bruno
avescruz
Registado: sábado, 02/mar/2013, 19:19

Re: Duvida Criação Mandarins

boa noite, o que descreve acontece algumas vezes, pois acontece por vezes as femeas não serem boas para criar, outras vezes os machos. deveria analisar os ovos e ver se estavam galados, no caso de estarem é porque o macho é bom, então experimente substituir essa fêmea por outra. os mandarins normalmente fazem turnos para chocar os ovos, se a fêmea abandonar o macho fará o mesmo.
copy

Re: Duvida Criação Mandarins

avescruz Escreveu:boa noite, o que descreve acontece algumas vezes, pois acontece por vezes as femeas não serem boas para criar, outras vezes os machos. deveria analisar os ovos e ver se estavam galados, no caso de estarem é porque o macho é bom, então experimente substituir essa fêmea por outra. os mandarins normalmente fazem turnos para chocar os ovos, se a fêmea abandonar o macho fará o mesmo.
Bom dia
Tirei os ovos e estive a analisar com uma lanterna pequena mas pelo pouco que sei acho que so 1 ovo é que estaria galado e talvez nao tivesse por completo, todos os restantes tinham so gema, tirei umas fotos dos ovos, eu partios porque tambem ja abandonaram o ninho e ja passaram quase 20 dias depois de os pôr ja nao iriam nascer aqui ficam as fotos para me darem uma ajuda:
P5110680_zps7f309d75.jpg
Este era o que parecia estar mais perto de tar galado
P5110686_zps32039cb7.jpg
P5110685_zps3108e07c.jpg
P5110684_zps1cfa7a3e.jpg
Nao estando galados será que o problema podera ser do macho?é que ja é a segunda postura que me acontece o mesmo...da idade duvido que seja porque eles já têm quase 1 ano....e em termos de cuidados eu é certinho têm comida,papa vitaminas etc.

Cumpr.
Bruno
joao_z
Registado: quarta, 02/set/2009, 21:47
Contacto: Sítio web

Re: Criação Mandarins - posturas e abandono do ninho [dúvida

Boas,

Os ovos não estão galados, o comportamento que descreve às vezes acontece tenho um casal de Castanhos a fêmea põe os ovos a partir daí não entra mais no ninho, como são aves de excelente qualidade lá tenho eu de andar a trocar ovos isto acontece mais nos mandarins de exposição os outros normais é raro mas também acontece.
Cumprimentos,
João Z. Ferreira
STAM - 673G
http://zfinches.blogspot.pt/
avescruz
Registado: sábado, 02/mar/2013, 19:19

sim pelas fotos os ovos parecem não estar galados, o problema pode ser do macho, mas se a fêmea também abandona o choco, não resolverá nada se trocar apenas de macho, mas experimente a ver como corre.
copy

avescruz Escreveu:sim pelas fotos os ovos parecem não estar galados, o problema pode ser do macho, mas se a fêmea também abandona o choco, não resolverá nada se trocar apenas de macho, mas experimente a ver como corre.
Pois é que a femea costuma ser a primeira a abandonar o ninho embora nesta segunda postura ao fim de pôr os ovos manteve-se no ninho sensivelmente 12 a 14 dias era o tempo de choco mas nao nasceram porque nao tavam galados, depois acabou por abandonar o ninho, eu ja troquei o macho o meu primo tem mandarins e tem conseguido fazer criaçao por acaso ele tambem teve o mesmo problema que eu e na altura o macho dele morreu ele comprou outro e a partir daí é que começaram a fazer criação, vamos la ver se é do macho tambem se vir que nao, acabo por trocar a femea :)

Cumpr.
copy

joao_z Escreveu:Boas,

Os ovos não estão galados, o comportamento que descreve às vezes acontece tenho um casal de Castanhos a fêmea põe os ovos a partir daí não entra mais no ninho, como são aves de excelente qualidade lá tenho eu de andar a trocar ovos isto acontece mais nos mandarins de exposição os outros normais é raro mas também acontece.
Pois os meus a femea é cinza e o macho é castanho tem o peito branco sao mandarins "standart" por assim dizer,na primeira postura tambem aconteceu so pôs mesmo os ovos e depois saiu logo do ninho desta vez ficaram la uns 13 dias mas pronto nao deu nada, ha que ter paciencia sei que isto das aves é preciso paciencia as coisas nao acontecem logo certinhas, e pronto nao é propriamente para fazer negocio com eles mas sim a curiosidade de os ver nascerem etc. acho que isso é que é o bonito no mundo das aves

Cumpr.
Inácio Rego
Registado: domingo, 13/out/2024, 22:04

Mandarim branco

Boas meu mandarim branco não sei qual sexo dele.
Ele não canta mas parece me macho porque a croaca está com pelos e com coisa as fêmeas não tem nada como poso ver ,
O bico está vermelho meio laranja
Mas ele não canta
Última edição por Inácio Rego em terça, 15/out/2024, 10:42, editado 1 vez no total.
Inácio Rego
Registado: domingo, 13/out/2024, 22:04

Re: Criação Mandarins - posturas e abandono do ninho [dúvidas]

IMG_20241014_180047.jpg
Esse é o meu mandarim
IMG-20241014-WA0001.jpg
zeoli
Registado: sexta, 12/abr/2024, 16:40

Re: Criação Mandarins - posturas e abandono do ninho [dúvidas]

Olá,

Parece ser macho...
José Oliveira