Hpm
Mensagens: 5
Registado: quinta, 28/mar/2019, 17:46

Primeiro pássaro - preciso de orientação!

Olá muito obrigado por me aceitarem no fórum. Na verdade preciso da vossa ajuda. Tenho fobia a aves :roll: mas ofereceram-me uma mandarim fêmea, acho-lhe imensa piada na verdade começo a apaixonar-me :lol: , ainda com medo mas aos poucos a coisa vai. Tenho uma gaiola de C59,5 cm x L33 cm x A70,5 duas tijelas o bebedouro uma banheira um espelho um ninho que ela nunca usa :cry: além dos poleiros e mini baloiço e ainda tem espaço para umas batidelas de assa. Pelo que li eles vivem em dupla ou grupos, eu na verdade não quero ter criação, acham que é bom arranjar-lhe companhia? Outra mandarim fêmea? Elas irão dar se bem? O espaço da gaiola é suficiente para as duas bichinhas? Desculpem o incômodo, já li tanta coisa mas quase tudo se refere a criação ou casais, então não sei bem que faça mas não a quero infeliz. Se me conseguirem ajudar agradeço imenso.
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Primeiro pássaro, preciso de orientação!!

Olá, quanto á gaiola tem espaço minimamente suficiente para dois mandarins . Visto que não quer tirar criação, retire o ninho ele só interessa para a criação . Outra coisa , se mantiver o ninho , só vai aumentar o instinto de ela pôr ovos .Sem ninho irá pôr na mesma , mas muito menos , o que não a enfraquecerá tanto. Esqueça o espelho, não tem interesse nenhum . Quanto a arranjar companhia para ela , faz muito bem , quem gosta de estar sozinho . Macho ou fêmea , a opção é sua , se fosse eu arranjava um macho , tem outra graça , além disso o macho canta. Os mandarins , são por norma um pássaro sociável , quer entre eles , quer com outros tipos de exóticos , excepto na altura da criação , aí a história já é outra. Mais qualquer questão , e eu saiba responder esteja á vontade . Cumprimentos.
Hpm
Mensagens: 5
Registado: quinta, 28/mar/2019, 17:46

Re: Primeiro pássaro, preciso de orientação!!

Muito obrigado, já retirei o ninho da gaiola como me aconselhou. Não querendo abusar tenho mais uma questão. Eu tenho-a comigo desde segunda-feira e ela nos outros dias tem sido super energética, palrra que se farta uma alegria de ver, mas ontem ao fim da tarde ela começou a fazer uns voos estranhos e a agarrar-se a gaiola quase como se quisesse sair, e hoje esta super calada e meia a dormir num poleiro, foi só comer e voltou pro poleiro. Nunca tinha visto este comportamento dela, será que estou a fazer algo de errado, estará doentinha? A esta hora já seria uma conversa pegada mas hoje é só silencio :( Desculpe mas sou completamente leiga nesta matéria. Obrigado mais uma vez.
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Primeiro pássaro, preciso de orientação!!

Bom dia , provavelmente sofreu alguma lesão na gaiola . Quanto a doença propriamente dita , é pouco provável , se diz que até hoje ela era enérgica .Um animal dificilmente passa de 100% a 50% no espaço de poucas horas , o desenvolvimento da possível doença é gradual . Vá controlando o comportamento dela , possivelmente não é nada de grave . Vá dando notícias. Cumprimentos.
Hpm
Mensagens: 5
Registado: quinta, 28/mar/2019, 17:46

Re: Primeiro pássaro, preciso de orientação!!

Muito obrigado José, darei com certeza noticias, espero que hoje seja só um dia não vamos ver... Obrigado pela atenção.
Hpm
Mensagens: 5
Registado: quinta, 28/mar/2019, 17:46

Re: Primeiro pássaro, preciso de orientação!!

Boa noite. Ao longo do dia ela já esteve mais dinâmica mas mesmo assim mais calma que nos dias anteriores. Eu tenho lhe dado legumes (agrião e espinafre) todos os dias :? acha que devo parar de dar com tanta regularidade? (é porque ela adora) E já agora outra questão é possível com o ganhar da confiança ensina-la a sair da gaiola e a estar comigo? Já li que eles não gostam muito de contacto humano mas também vi vídeos em que eles andam soltos, assim ela voava um bocadinho mais.
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Primeiro pássaro - preciso de orientação!

Quanto a dar legumes , dê no máximo 2 vezes por semana , pois pode provocar diarreia . Nota: Sempre muito bem lavados , hoje em dia é tudo tratado com pesticidas).Já a situação de a deixar sair da gaiola, não é boa ideia , pois vai ter muita dificuldade em a apanhar novamente. Ela por ela não voltará para a gaiola. Cumprimentos.
Hpm
Mensagens: 5
Registado: quinta, 28/mar/2019, 17:46

Re: Primeiro pássaro - preciso de orientação!

Ok então vou passar a dar só dois dias :) sim sempre tudo lavado se pra nós é preciso, para eles também :) ela sair seria algo a longo prazo porque ainda tenho algum receio dela :roll: mas pronto assim já sei que não é boa ideia e já nem a tento por em prática :lol: muito obrigado mais uma vez ajudou-me imenso, desejo lhe um bom fim de semana.
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Primeiro pássaro - preciso de orientação!

Obrigado, bom fim de semana para si também.

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”