Diogo Inácio
Mensagens: 18
Registado: terça, 21/mai/2019, 00:05

Criação de Uraeginthus bengalus

Recentemente adquiri um casal de peito celeste face carmesim para adicionar ao meu viveiro exterior, já li muitos artigos sobre estas aves, mas gostaria de obter mais informações acerca desta espécie em viveiro misto , e das suas necessidades para que possam criar. As dimensões do viveiro são 1,5m,1,5m,2m (CxLxA).
Última edição por Diogo Inácio em quarta, 17/jul/2019, 20:02, editado 3 vezes no total.
Avatar do Utilizador
ferreira
****
Mensagens: 253
Registado: quarta, 29/nov/2006, 18:29
Localização: Vendas Novas
Contacto: Sítio web

Re: Criação de peito celeste face carmesim

Boa tarde.
Ninguém o pode ajudar, esse pássaro não existe, o que existe são duas espécies distintas e não fazem mestiçagem.
O Peito Celeste (Uraeginthus angolensis ) e o Face Carmesim (Uraeginthus bengalus).
o primeiro em África central desde a costa do Oceano Atlântico até aos Grandes Lagos e o segundo desde a Eritreia até à África do Sul tudo na costa do Oceano Indico.

Cumprimentos, Ferreira
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Criação de peito celeste face carmesim

Eu acho que o que o amigo Diogo Inácio queria dizer é que adquiriu um casal de cada espécie. O português é que não foi o melhor :lol:
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Criação de peito celeste face carmesim

Viva , o problema é que a maioria das pessoas não sabe o nome científico das aves .E ainda por cima quando aparecem á venda na internet , põem á venda o face carmesim como peito celeste de faces carmesim, como é lógico são duas espécies distintas. O face carmesim é uma espécie e o peito celeste é outra. O sr Ferreira está completamente correto. Amigo Diogo Inácio,se possível poste fotografias dos pássaros em questão, para o pessoal do fórum o poder ajudar , dentro dos nossos conhecimentos. Cumprimentos .
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Criação de peito celeste face carmesim

Quer os peitos celestes quer os face carmesim, não são aves fáceis de criar.

Aconselho a habitua-los a alimento vivo, como por exemplo tenebrio, caso contrário torna-se complicado, até mesmo os bengalins não lhes pegam bem.

Umas boas amas para eles seriam bico prata.

No entanto pelo o espaço da gaiola onde os tem, penso que é mais que suficiente, e poderá ter sorte, são aves muito sociaveis e dóceis, habituam-se ao dono muito facilmente.
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Diogo Inácio
Mensagens: 18
Registado: terça, 21/mai/2019, 00:05

Re: Criação de peito celeste face carmesim

Peço desculpa pelo meu erro ainda não percebo muito acerca desta espécie é ainda não me tinha apercebido de que existiam 2 espécies diferentes. Mas estive a pesquisar e tenho a certeza de que são peitos celestes de faces carmesim pelo que o macho tem as faces com uma mancha carmesim. As minhas aves comem insectos todos dias.Se me conseguissem dar umas dicas agradecia. Obrigado
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Criação de Uraeginthus bengalus

Amigo Diogo Inácio eu sei que os faces carmesim aparecem descritos como peitos celestes de faces carmesim,o que é um erro .Faces carmesim são faces carmesim e peitos celestes são peitos celestes são espécies distintas, contudo geneticamente proximas. Mas isto é um aparte , o que interessa é que pela sua descrição são faces carmesim. Agora já alguém o pode ajudar , se assim o entender e souber,o que não é o meu caso .Eu a nível de exóticos Africanos não tenho experiência nenhuma .Comecei recentemente a aventura de tentar a criação de cantores de África,azar o meu o macho morreu. Vou tentar adquirir um macho no mundial em Matosinhos que se realizará em Janeiro , visto que é uma ave muito difícil de arranjar . Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
ferreira
****
Mensagens: 253
Registado: quarta, 29/nov/2006, 18:29
Localização: Vendas Novas
Contacto: Sítio web

Re: Criação de Uraeginthus bengalus

Boa noite Diogo Inácio.
Vejo que o amigo tem falta de literacia, que maçada é ler meu! Simplesmente passa com os olhos no que se escreveu até aqui e ainda por cima, escreve e lê no Telemóvel. Eu posso-o ajudar em tudo no que diz respeito aos faces carmesim, mas para isso tem que ler o texto num PC, pois o que lhe posso ensinar é um texto longo.

Cumprimentos, Ferreira
Diogo Inácio
Mensagens: 18
Registado: terça, 21/mai/2019, 00:05

Re: Criação de Uraeginthus bengalus

Boa noite Sr Ferreira.
Se me pode ajudar nesta minha nova aventura, por favor ajude. Eu neste momento não tenho computador . Por isso é que uso o telemóvel. Eu consigo ler um texto grande pelo telemóvel.
Obrigado
Diogo Inácio
Mensagens: 18
Registado: terça, 21/mai/2019, 00:05

Re: Criação de Uraeginthus bengalus

Boa noite Sr.José Marques
Peço uma vez mais desculpa eu apenas me segui pelo Google e já percebi o erro .
Obrigado pela sua partilha e boa sorte.
Avatar do Utilizador
ferreira
****
Mensagens: 253
Registado: quarta, 29/nov/2006, 18:29
Localização: Vendas Novas
Contacto: Sítio web

Re: Criação de Uraeginthus bengalus

Bom dia Diogo Inácio.
Vamos lá então.
ALIMENTAÇÃO BASE
Por cada quilo de mistura para exóticos https://www.pet4you.net/aves/alimentaca ... ticos.html vai misturar 250g de mistura de sementes selvagens https://www.pet4you.net/aves/alimentaca ... agens.html e 250g de alpista.
3 colheres das de sopa de sementes de fónio.
Que tenham sempre espigas de milho painço http://www.orniex.com/pt/product/espiga ... ex--250-gr .
Que tenham sempre um comedouro com GRIT https://www.pet4you.net/aves/alimentaca ... coral.html
Que tenham na época de criações e muda de penas um comedouro com papa húmida há base de ovo.
Que tenham na época de criações e muda de penas sempre tenébrios e durante a época de descanso basta dois dias por semana.
PREPARAÇÃO PARA AS CRIAÇÕES
Sendo os face carmesim aves africanas, portanto do Hemisfério Sul, a sua época de criação é quando lá é Primavera (Austral), que vai de fins de Setembro a fins de Dezembro. Dito isto, temos que lhes fazer antecipadamente uma preparação para que os pássaros e crias não morram e tenham uma maior produtividade.
Devia ter começado a preparação no principio de Julho.
Sendo assim, no dia 20 de Julho vai fazer as desparasitações internas com Vermizoo durante 2 dias e passado 21 dias exactos, torna a repetir e descansam 2 dias só a água limpa. A seguir administra durante 5 dias seguidos Complexo-B e descansam mais 2 dias a água limpa. A seguir vai administrar Vitamina-E durante 7 dias e mais 2 dias de descanso a água limpa. De seguida vai administrar durante 5 dias seguidos FP20/20 ou Salmocoli na dose preventiva e mete os ninhos.
CRIAÇÃO
Desde já lhe digo que os face carmesim não são fáceis de criarem por três razões, a primeira é que precisam de muito sossego e à primeira coisa abandonam o ninho, a segunda é precisarem de uma temperatura entre os 21º a 25º para que os filhos não morram de frio, é que os pais a partir do 5º dia após o nascimento deixam de os aquecerem uma vez que dormem fora do ninho, a terceira é conseguir-se amas para criarem os face carmesim assim que nasçam, experimentei com bengalins do japão e com mandarins e acontecia sempre a mesma coisa, ou seja, assim que os face carmesim saiam dos ovos, as amas saiam disparadas do ninho, só muito tarde regressavam mas ficavam só na entrada a espreitar.
Arranje caixas em madeira iguais hás dos periquitos e vai escondê-las entre trepadeiras artificiais (plástico) mas de modo que eles as vejam.
Para fazerem o ninho propriamente dito, meta no chão e ao pé das caixas fibra de coco para eles fazerem o ninho.
Os ovos levam 14 dias de choco e as crias saem do ninho entre os 25 a 30 dias após o nascimento.
Penso que esteja tudo.
Boa sorte, Ferreira
Diogo Inácio
Mensagens: 18
Registado: terça, 21/mai/2019, 00:05

Re: Criação de Uraeginthus bengalus

Muito obrigado Ferreira.
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Criação de Uraeginthus bengalus



Deixo o link de um video interessante para ver
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Avatar do Utilizador
ferreira
****
Mensagens: 253
Registado: quarta, 29/nov/2006, 18:29
Localização: Vendas Novas
Contacto: Sítio web

Re: Criação de Uraeginthus bengalus

Boa noite carlos Santos.
Neste vídeo aplica-se uma expressão bem portuguesa (NÃO À BELA NEM SENÃO) Vê-se que estão bem familiarizados com o dono e portanto levaram o choco até ao fim, só faltou saber se as crias sobreviveram a partir do 5º dia.
Eu nos anos 80 e 90 do século passado criei alguns entre outros africanos mas só o consegui com o método espanhol, que consiste em meter um tapete dos terrários (aquecedor de repteis) por baixo das caixas ninho.

Um abraço, Ferreira
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Criação de Uraeginthus bengalus

Boa noite Sr. Ferreira . Só por curiosidade, o tapete de terrário a que se refere para servir de aquecimento para os ninhos / caixas ninho , de quantos Watts era? Cumprimentos.

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”