Pedro Nuno
Mensagens: 3
Registado: segunda, 15/abr/2019, 11:29

Canto dos Periquitos

Bom dia a todos,

Gostaria de obter a vossa ajuda, pois percebi que aqui no fórum há muita gente com grande experiência com diversos tipos de aves.

Na semana passada comprei dois periquitos australianos (macho e fêmea) :) e tenho percebido que eles têm vários tipos de cantos. Durante o dia tenho-os colocado na varanda do meu apartamento e verifico que eles procuram "responder" ao canto de outros pássaros que sentem na minha rua. No entanto, a fêmea canta muito mais alto que o macho, e tenho o receio que os meus vizinhos venham a reclamar do barulho. Por vezes, eles emitem uns sons que considero estranhos e incómodos :oops:

Fiz um video e pus no youtube para poderem perceber melhor. O primeiro é o macho a fazer e o segundo é a fêmea.



A minha questão é se há alguma forma de eu ensinar as minhas aves a nivelar o tom do canto, bem como a reduzir esse tipo de sons mais incómodos? Já tinha tido periquitos, mas nunca tinha tido esta experiência...

Existe algo que eu possa fazer para lhes treinar o canto?

Obrigado ;)
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Canto dos Periquitos

Boas,
Os sons do video são os normais da espécie dos periquitos, não tem nada de anormal. No entanto há aves mais barulhentas que outras. O barulho que eles fazem no video (macho) é de alerta/medo, visto serem aves com pouco tempo na sua casa, com o tempo deve de diminuir, pois vão se habituando a si. Não dá para "calar" as aves :lol:
Mas se eles estão na varanda, não me parece que nos seus vizinhos do lado se incomodem com isso, o som é relativamente baixo, dentro de casa pode entoar, mas as paredes impedem de o som ir para os vizinhos, na varanda o som dissipa-se.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Pedro Nuno
Mensagens: 3
Registado: segunda, 15/abr/2019, 11:29

Re: Canto dos Periquitos

Antes de mais, obrigado pela resposta.

Neste caso, este som do macho tem vindo a aumentar e muito :cry:

Eu nunca tinha tido periquitos, mas a minha namorada já e acha que eles realmente piam/cantam muito alto, embora no video não se note muito. Quando estão na varanda,acredito que não incomode ninguém pois nesta rua existem muitos amantes de passáros :) Mas em casa, as paredes são finas e se eles piarem/cantarem ouve-se com intensidade em toda a casa... Neste aspecto estou preocupado.

O macho tem outros "cantares" lindissimos além deste e com um volume adequado. Quando faz este é que é muito incomodo. Em relação a ela, é assim sempre mas com volumes diferentes.

Li na net que era possível "treinar" o cantar deles e pensei que poderia arranjar algumas estratégias para isso.
Pedro Nuno
Mensagens: 3
Registado: segunda, 15/abr/2019, 11:29

Re: Canto dos Periquitos

Olá

E relação aquele barulho que me falou que o Macho estava a fazer por ser alerta/medo, ele está a fazer cada vez mais... Eles já cá estão há mais de um mês, comem bem e não me parece que haja algum problema além disso. Não sei o que fazer!

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”