Bruno mendes
Mensagens: 8
Registado: quinta, 30/abr/2020, 21:09

Ajuda com casal de forbes [dúvidas]

Ola a todos , recentemente adquiri um casal de forbes de um amigo que nao os podia ter, eles nao estavam em muito boas condiçoes visuais (penas) mas desde que vieram para minha casa ha 7 dias atras estao muito melhores! 😊
Agora , como nao estou habituado a esta especie ( crio mais lonchuras) preciso vossa
ajuda!!
Gaiola 90×40×40 a cerca de 2M de altura e com 2 poleiros bem afastados para se exercitarem,
alimentaçao tenho cuidado com a dieta deles para nao meterem peso, mistura de exoticos , sementes de relva, sementes germinadas uma vez por semana, papas uma vez por semana com o palito pois sao aves muito pequenas, tenebrios 1 vez por semana cerca de 6-10 tenebrios tambem com o palito, fruta maçã, pêra, morangos, vegetais pepino (que devoram) , broculos, cenoura ralada e couve.
Facto curioso é que dormem no ninho? E na casa do meu amigo nao dormiam?
Eles estao na minha casa ha 7 dias ontem vi o macho com palhas na boca a voar na gaiola, e hoje o vi a fazer ninho, meti mais umas palhas e ele as carregou .
Amigos é normal dormirem no ninho ha noite?
O carregar as palhas significa que vao criar? E qual a melhor maneira? E o que devo fazer?
Estou espantado porque esta a ser tudo tao rapido em 7 dias , se me poderem direccionar agradecia imenso pois estou mais habituado a lonchuras, dominós , bengalins e castanhovs
Muito obrigado
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Ajuda com casal de forbes [dúvidas]

Muito provavelmente o seu amigo nao os tinha mesmo em boas condições, e com a mudança ao melhorarem a alimentação e o espaço poderá ter feito com que eles comecem a criar.

Agora é a natureza fazer o seu trabalho e esperar, se o macho faz isso eu penso que em breve terá ovos.
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Bruno mendes
Mensagens: 8
Registado: quinta, 30/abr/2020, 21:09

Re: Ajuda com casal de forbes [dúvidas]

Obrigado carlos , mas é normal nesta especie dormir no ninho ha noite?
E a rapidez com que tudo esta a acontecer (tenho os desde dia 24) pois ele os tinha desde setembro do ano passado inclusive me disse que o macho nao cantava perto da femea, apenas sozinho?
Obrigado
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Ajuda com casal de forbes [dúvidas]

Sim é normal nesses exóticos eles irem dormir no ninho, no entanto isso nem sempre significa que vão criar, mas pelo qu3 descreve é quase certo.

As vezes a mudança faz bem as aves, podiam estar num sitio sem luz suficiente por exemplo e por isso nao criavam, ou podiam simplesmente nao ter a alimentação correcta ou suficiente para criarem
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Bruno mendes
Mensagens: 8
Registado: quinta, 30/abr/2020, 21:09

Re: Ajuda com casal de forbes [dúvidas]

Luz tinham, mas a alimentaçao é que nao era a ideal , ele alimentava como os bengalins, so depois se apercebeu que esta especie requer mais cuidados de ai as condiçoes em que estavam (femea despenada mal voava muito timida mas de boa saude, macho na muda stressado alem de estarem juntos com bengalins que estavam a criar e que espantavam aves que se aproximavam dos ninhos, na minha opiniao os forbes nao iriam soberviver muito mais tempo... Enfim) e para ser sincero eu nunca criei esta especie entao fiz pesquisas sobre as condiçoes e alimentação e vi que era um patamar diferente das lonchuras que por acaso ate tenho quase tudo a criar (castanhovs, dominós , bengalins perola cinza, albinos de olhos vermelhos e mokas) espero conseguir e gostava de conseguir crialos se nao conseguir vale pelo facto que lhes ajudei e que lhe proporciono um bem estar geral :)
A duvida era se estou no caminho certo
Obrigado carlos
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Ajuda com casal de forbes [dúvidas]

Criar nao vai ser dificeis as condições que lhes deu e a alimentação sao o ideal mas vai é ter de por os ovos nos bengalins pois eles dificilmente vao criat direto. :D
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Bruno mendes
Mensagens: 8
Registado: quinta, 30/abr/2020, 21:09

Re: Ajuda com casal de forbes [dúvidas]

Quanto tempo acha que demoram a por ovos? Mais ou menos? Isto é depois de completarem o ninho? Nao os quero stressar com inspecçoes , em todo o caso vou estar atento :)
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Ajuda com casal de forbes [dúvidas]

Não há um tempo certo, pode demorar uma semana ou duas, mas tem de ir vendo para as aves se habituaram, se nao depois enjeitam.
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Bruno mendes
Mensagens: 8
Registado: quinta, 30/abr/2020, 21:09

Re: Ajuda com casal de forbes [dúvidas]

Carlos so mais uma duvida as sementes de relva que comprei sao mesmo para fazer relvado, tenho o cuidado de as lavar antes de misturar pouco com a mistura de exoticos , sao essas sementes? Ou outras?
Obrigado
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Ajuda com casal de forbes [dúvidas]

Penso que os exóticos não precisam dessas sementes, sei que muitos criadores de carduelis as usam, mas desconheço mais pormenores.

Sinceramente acho que os forbes nao necessitam disso.

O principal segredo dos forbes é uma boa mistura de exóticos com algum alpista, gaiola maior que o normal, e os poleiros o mais afastado possivel, pouca papa e algum alimento vivo.

Sao aves que normalmente os criadores iniciantes nao conseguem criar pois dao tudo e mais alguma coisa como aos outros, e as aves teem uma tendência enorme em engordar principalmente os machos, ja as femeas aguentam muito poucas posturas e morrem facilmente a por, aconselho a ter uma fonte de calcio disponivel.
Pesquise o produto vi-spu-min, é uma excelente fonte.

Espero ter ajudado e espero que daqui a uns dias dê boas notícias do casal :P
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Bruno mendes
Mensagens: 8
Registado: quinta, 30/abr/2020, 21:09

Re: Ajuda com casal de forbes [dúvidas]

E com certesa que vou dar :) como fonte de calcio eu fiz o osso de choco em pó e casca de ovo estrelizada tambem por mim em pó e misturei com o grit que ja tem o aditivo de calcio , nao sei se esta correcto , mas ja vi a femea ir la "saborear" inumeras vezes :)
A mistura de exoticos que uso é a gould premium axo ser boa , uso para todos
Mas vou pesquisar esse produto que mencionou
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Ajuda com casal de forbes [dúvidas]

Muito provavelmente vai ter que usar os bengalins do Japão como amas para os ovos e as crias. Quanto ao restante não vou acrescentar mais nada. Cumprimentos, José Marques.
Bruno mendes
Mensagens: 8
Registado: quinta, 30/abr/2020, 21:09

Re: Ajuda com casal de forbes [dúvidas]

Obrigado josé :) a ver vamos, se vc vise o estado deles ia ficar pasmado como eu, tudo muito rapido pois os tenho desde dia 24 a tarde, ja anda o macho com palhas na boca a voar de um lado para o outro e a fazer o ninho e a femea as vezes a observo la dentro ou a expreitar , se fourem criar nem passaram por aquela faze de adaptaçao ao hambiente novo , e como se ja tivessem estado cá antes, mas não nunca tive taopouco essa especie , talves as plantas que tenho , roseiras, nespereiras, jarros , arvores de abacate a humidade das plantas e o calor talvez nao sei , estou muito muito espantado, o meu amigo nao conseguio nada nem um ovo em 8 meses alem da condiçao deles se ia deteorando, nem sequer dormiam no ninho nem o macho cantava e quando lhe disse que aqui estava a cantar e muito ficou incredulo tive que lhe gravar varios audios ,porque aqui nao para parece uma gralha :)
Tenho sempre a banheira tambem pra eles com agua limpa :)
A ver vamos se fazem alguma coisa :)
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Ajuda com casal de forbes [dúvidas]

Boa sorte amigo. Vá dando notícias. Cumprimentos , José Marques .

Voltar para “Exóticos | Estrildídeos (Estrildidae)”