Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Questão sobre suplementos

Olá, bom dia,

Preciso de conselhos :D . Tenho dois Amazonas (Amazonas Barbadensis e Leucocephala) e um Minion (Forpus)...

E eu tento dar granulado (já tentei diversas marcas, neste momento tenho ZuPreem), fruta e vegetais, sementes germinadas, chia e massa integral, quinoa, bulgur.... Enfim, tudo aquilo que vou lendo, tento dar. Isto é tudo muito bonito mas os granulados voam gaiola fora e a mistura de vegetais e legumes também não é um sucesso, tirando a parte da massa, quinoa, bulgur, etc :lol: . Ou seja, percebi que por mais que tente, nunca vou conseguir que os tipos adiram a estas coisas a 100%. A mistura de sementes é da Deli Nature a acabei de comprar a 61 - Amazonas Brilliant, por ser "light", anteriormente comprava a Deli Nature Amazonas Park. Claro que insisto mas enfim, a coisa não é fácil. Tirando as sementes germinadas, que dou e a fruta desidratada que dou diariamente, o resto vai com dificuldade, menos para o Minion que, no resto é um diabo mas, nestas coisas adere, já o consegui colocar só a Tropimix da Tropican e adere às misturas, desde que seja na bancada da cozinha e directo dos recipientes, é leal à espécie e roubado deve saber melhor :lol: .

Decidi adicionar suplementos, comprei Protexin para uma eventualidade, Colina Ca P, Vita B e Aminovit L. A minha questão é, podem-se misturar? É porque a Colina tem de ser administrada semanalmente, no mínimo dois dias sem serem consecutivos, o Vita B, no mínimo 5 dias, na bula não refere se por mês ou por semana mas já coloquei a questão à Avizoon, e por fim, o Aminovit L, 5 dias por mês. Ou seja, para administrar todos, teria de misturar pelo menos com a Colina....

O que pensam e qual a vossa experiência?

Muito obrigada, desde já....
Cumprimentos
Mafalda
Imagem
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Questão sobre suplementos

Em relação ao granulado, a única forma de eles o comerem é só dar o granulado durante uma semanas seguidas, porque se der mais alguma coisa eles como não têm grande fome não pegam no granulado. Depois de se habituarem já o comem mesmo tendo sementes, fruta, etc.

Em relação aos suplementos, para quê tantos suplementos? Tenciona dar todos juntos todos os meses? É prejudicial a falta de vitaminas, mas também é prejudicial o excesso, podem ter uma Hipervitaminose. Daqui a pouco nem bebem água "pura", é só vitaminas :lol:
Se quer a minha opinião, se a ave tiver uma boa alimentação e higiene precisa de poucos suplementos ou nenhuns. Aconselho a ler a bula dos 3 produtos para ver se têm vitaminas em comum (que certamente têm) e aplicar só 1 ou no máximo 2, uma vez por mês.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Re: Questão sobre suplementos

Tentei esse método com o granulado e não resultou, sendo aves jovens mas extremamente teimosas, não arrisco. Excepto pela Colina, os outros são mensais e sim, li a bula. A questão é administrar junto com a Colina.

Obviamente que não procuro uma hipervitaminose...
Cumprimentos
Mafalda
Imagem
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Questão sobre suplementos

Boa Tarde. Quanto à alimentação, visto que são aves jovens vai ter que ter paciência, como sabe as aves escolhem aquilo que mais lhe agrada (como nós). Faça assim use comedouros em que só consigam colocar a cabeça, pois vão ter maior dificuldade em deitar os alimentos fora. Se já usa este tipo de comedouros ignore este conselho. Quanto aos suplementos, a colina(protector do fígado), pode usá-la em simultâneo com qualquer produto pois não é considerado um medicamento (não tem contra indicações). O vita B são 5 dias consecutivos por mês, quanto aos outros aplique conforme as instruções. Nota : Com excepção da colina os outro não tem necessidade de administrar-lhes todos os meses (Por exemplo mês sim mês não é suficiente). É só a minha opinião. Cumprimentos.
Avatar do Utilizador
mafa_loureiro
***
Mensagens: 218
Registado: quinta, 25/out/2007, 23:18
Localização: Lisboa

Re: Questão sobre suplementos

Obrigada José. Não existe hipótese de colocar um comedouro desses nas gaiolas deles, nem sei se existem para o tamanho deles, de qualquer forma, seria uma coisa interna e voaria o granulado e o comedouro, os que têm estão firmemente agarrados às próprias gaiolas :lol: . Tenho tentado uma outra solução que é demolhar o granulado em água morna e têm comido alguma coisa mas não é nem de longe a quantidade recomendável. Os Amazonas são de facto muito teimosos :roll: mas é em tudo mesmo .

Em relação aos suplementos era assim que estava a pensar fazer, a minha questão era o interromper a colina para administrar os outros, assim sendo, já percebi que não tenho de me preocupar.

Muito obrigada, uma vez mais
Cumprimentos
Mafalda
Imagem

Voltar para “Psitacídeos (geral)”