nuno mauricio
Mensagens: 25
Registado: segunda, 29/abr/2019, 23:19

Ring's Neck's reprodutores a inundar o mercado? Cites?

Boa noite,

Muitos de vocês já devem ter reparado que estão a aparecer há venda todos os dias e cada vez mais casais reprodutores de Ring's Neck's, palpita-me que está para breve a obrigação do Cites para esta espécie, estarei enganado? Alguém tem informações sobre este assunto? Obrigado desde já.
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Ring's Neck's reprodutores a inundar o mercado? Cites?

Boas

Não me parece, a explicação mais lógica será:

É uma ave relativamente fácil de criar, normalmente quem começa a criar não tem a real ideia do barulho que fazem e arrependem-se logo.
A maior dos criadores de ring necks, são iniciantes nos papagaios\araras\catatuas, pelo que o ring neck é apenas uma fase para muitos.
O facto de não ser necessário cites, faz com que existam muito mais criadores.
Está a apenas a acontecer o que aconteceu com os roseicollers há uns poucos anos, eram demasiados criadores, o mercado lotou, escoava-se aves para frança e dubai, e de repente encheu lá, e por cá cheguei a ver aves a 5 euros e ninguem as queria.
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
nuno mauricio
Mensagens: 25
Registado: segunda, 29/abr/2019, 23:19

Re: Ring's Neck's reprodutores a inundar o mercado? Cites?

Carlos S. Escreveu:Boas

Não me parece, a explicação mais lógica será:

É uma ave relativamente fácil de criar, normalmente quem começa a criar não tem a real ideia do barulho que fazem e arrependem-se logo.
A maior dos criadores de ring necks, são iniciantes nos papagaios\araras\catatuas, pelo que o ring neck é apenas uma fase para muitos.
O facto de não ser necessário cites, faz com que existam muito mais criadores.
Está a apenas a acontecer o que aconteceu com os roseicollers há uns poucos anos, eram demasiados criadores, o mercado lotou, escoava-se aves para frança e dubai, e de repente encheu lá, e por cá cheguei a ver aves a 5 euros e ninguem as queria.
Boas, Desde já obrigado pela sua atenção. Realmente é bastante plausível a sua "teoria", acontece que hoje tive conhecimento através de um criador que até os rossicollers verdes já vão precisar de Cites, pelo que acredito que exista já alguma especificação sobre os Ring's Neck's.
Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 494
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Re: Ring's Neck's reprodutores a inundar o mercado? Cites?

Bom dia

Quem decide se uma espécie precisa de CITES ou não, é a própria CITES que é uma convenção internacional. E CITES é para todas as espécies vivas, animais e plantas. Portugal apenas se limita a aplicar a Lei.
E o que leva a que uma espécie esteja na lista é a sua população no estado selvagem, portanto o facto de existirem mais ou menos ring necks em cativeiro não vai influenciar no CITES. O risco que existe neste momento com os ring necks é que sejam proibidos, mas porque são aves que se adaptam quando fugidas ao cativeiro e já são pragas nalguns países. Aliás em Lisboa já é fácil encontrar colónias de ring necks em liberdade.

Gostava de conhecer melhor essa teoria de os roseicollis verdes virem a precisar de CITES. Não ouvi nada sobre o assunto, mas de qualquer das formas nunca seria só verdes por uma razão muito simples, se assim fosse eu comprava lutinos e azuis, estava tudo legal porque eram mutação e não precisavam de CITES, um dia um lutino cria com um azul e tenho crias verdes, ficava logo ilegal :D
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Ring's Neck's reprodutores a inundar o mercado? Cites?

Mas por acaso "dizem" que nos kakarikis os verdes precisam de CITES e os de mutação não.
Acho que há um documento qualquer sobre isso, mas eu nunca li. O certo é que TODA a gente diz isso.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Voltar para “Psitacídeos (geral)”