antocastanheira
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Contacto: Sítio web

Grande surpresa/grande susto

segunda, 27/abr/2009, 14:10

Bom dia,

Isto de se andar a criar passarada tem a sua piada, ainda mais quando se uma agradável surpresa com mutações.

O meu casal de Forpus - Azul/lutino(M) X Verde/?(F), este ano resolveram acasalar (finalmente). Fizeram a 1ª postura em Dezembro e dos 5 ovos nenhum nasceu. 3 pintos mortos no ovo, ou excesso de humidade ou salmonelas, e dois sem estarem galados.
Depois do tratamento às salmonelas, e com os níveis de humidade a baixarem lá resolveram acasalar novamente, passados 2 meses de lhes ter retirado os ovos. Fez novamente uma postura de 5 ovos, 4 galados e um vazio. Nasceram os 4, mas 2 acabaram por morrer.

Grande Surpresa:
Quando comprei a fêmea, e um macho também, foi como sendo verdes sem serem portadores de nada. Troquei esse macho por um Azul/Lutino. Sabia que os filhos desse casal sairiam verdes/azul e nada mais. Mas qual não foi o meu espanto quando comecei a reparar nas duas crias que nasceram. Uma tinha os olhos vermelhos. Quando começaram a nascer penas é que fiquei mesmo a saber que tinha uma cria Azul e uma Lutino. Ficam as fotos do casal e das 2 crias.

Grande Susto:
Tive que mudar de casa e como tal a minha passarada teve de mudar também. Mas tinha o grande problema dos pequenotes, estava com medo que a mãe os enjeitasse. Levei a passarada durante a noite para que o choque fosse menor. Mas o de manhã a fêmea saltou do ninho e não estava a querer voltar. Por volta das 10 da manhã, fui ver os pequenotes e tinham o papa completamente vazio. :(
Liguei para alguns criadores, que conheço, a perguntar se tinham "espaço" para os pequenotes, mas nenhum me pode ajudar. (fica aqui o meu agradecimento por me terem tentado ajudar)
Como não tinha papa de criação à mão, tive de optar por lhes dar papa de ovo normal, lá comeram e voltei a por os pequenotes no ninho, às 13 a fêmea continuava sem entrar no ninho e lá tive de lhes dar novamente comida. Lá fui a uma loja comprar papa e uma lâmpada, já estava preparado para ter de os criar à mão.
Quando cheguei a casa reparei que o papa estava bastante cheio, a fêmea tinha voltado para o ninho. :lol:
Agora tenho 1Kg de papa e uma lâmpada de infravermelhos que, felizmente, não me vão servir para nada.

Ficam as fotos do casal e dos bebés.
Imagem Macho

Imagem Fêmea

Imagem Azul

Imagem Lutino

Imagem Ninho[/img]

rnsilva
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45

segunda, 27/abr/2009, 15:47

Há surpresas assim. :)

Boa sorte com isso. Pelas fotos parecem estar bem.

Cumprimentos,

Ricardo Mendão Silva

Tiago Neves
Site Admin
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55

segunda, 27/abr/2009, 17:46

Boas;

Parece que o amigo António Castanheira teve umas mudanças um pouco atribuladas. :roll: Mas no fim acabou tudo em bem. :wink:

O amigo é um homem de sorte, não são todos que ao acaso juntam um macho azul/ino X fêmea verde/ino/Azul é preciso sorte. :wink:
É por este tipo de coisas que eu gosto de criar em mutações há sempre uma surpresa ou outra nos ninhos. :D

pedro376h
Site Admin
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09

segunda, 27/abr/2009, 23:16

boas
:lol: :lol: podes bem agradecer aos anjinhos :lol:
obrigado por nos teres mostrado essas feras :wink: , mas depois ainda os queremos ver já todos vestinhos.
agora só falta esperar por uma próxima ninhada que te traga mais surpresas :) já pensaste que podes tirar albinos com esse casal? :wink:
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com

antocastanheira

terça, 28/abr/2009, 17:59

Obrigado a todos, pelos comentários.

Fazer só um ponto de situação. A fêmea continua a alimentar muito bem os pequenotes. Ficou foi mais desconfiada, assim que ouve um barulho salta logo do ninho.
pedro376h Escreveu:já pensaste que podes tirar albinos com esse casal? :wink:
Por acaso não sabia. Pensava que só tirava Albinos com Azul/INO X Ino/Azul. Mas sendo assim bem bom.

Agora vou ter de arranjar um(a) para fazer casal com o Lutino. Gostava de um Azul/INO. Por isso, fica já a mensagem que vou precisar de um forpus com estas características.

cblampreia
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12

quarta, 29/abr/2009, 10:21

Olá.

Tens a certeza que não trocaste os ovos? :D

De facto é bastante agradável quando acontecem essas surpresas e como diz o Pedro, esse casal pode dar albinos. Esse casal so tem um problema que é não ser possível saber quais vão ser portadores de lutino.

Boa sorte para o casal e para o resto das criações.

antocastanheira

quinta, 30/abr/2009, 11:49

cblampreia Escreveu:Tens a certeza que não trocaste os ovos? :D
Nada disso. Foi mesmo um acto de sorte juntar estes dois.

Actualização:
O mais velho, que pensava ser Azul, é de facto verde. Vai ser um bonito macho, foi o azul das guias que me levaram ao engano. o pequenote está a ficar com mais canudos, já se nota na cabeça.

A fêmea está a ficar mais calma, já come novamente da minha mão, o que é bom sinal.

pedro376h
Site Admin
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09

sexta, 01/mai/2009, 23:07

boas,
nesse caso, até ver nada indica que a fêmea seja portadora de azul :(
lá se vão os albinos... :roll:
mas deixa lá, eu pessoalmente até prefiro aves lutinas do que albinas :D
boa sorte e não te esqueças de depois pôr umas fotos :wink:
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com

jfaustino
Registado: sábado, 18/nov/2006, 19:36

forpus

sábado, 02/mai/2009, 00:11

Boas.

Ainda bem que a situação se resolveu e voltou tudo ao normal, aviamos de arranjar uma solução.

Verifica se ainda dá para por anilhas! Vem cá buscar duas!

Quando souberes o sexo resolvemos a questão do companheiro.

Cps
José Faustino

antocastanheira

terça, 05/mai/2009, 14:27

Boas,

Pedro: ainda não sei se ela é ou não portadora de Azul, como só estes dois vingaram ainda não tive a oportunidade de saber se "vai sair mais alguma cor". Eu também prefiro os Lutinos, gosto mais do Amarelo que do Branco. Aqui estão novas fotos

Zé: Quanto às anilhas já vão tarde, mas como vou ficar com eles não fico muito chateado. Quanto à companhia... tens ai em baixo o que "preciso".

Uma pergunta: Nos Lutinos (Forpus) a única forma de se saber o sexo é mandando sexar?

Actualização fotos:
Passado uma semana e um dia das fotos tiradas aos pequenotes, aqui está mais uma "sessão" de novas fotos.

O "Azul" que afinal era verde. E vai ser um bonito macho (Zé, preciso de uma fêmea Azul)
Imagem

O Lutino agora mais composto (Zé, vou precisar de um(a) Azul portador de INO).
Imagem

Uma foto dos dois, onde se nota bem a diferença de desenvolvimento dos dois
Imagem

aves
Registado: sexta, 20/abr/2007, 23:35

terça, 05/mai/2009, 18:51

ola.
nos lutinos machos o azul caracteristico que os define e substituido por branco , ja as femeas tem uma cor uniforme e sem marcas e mais intensa.
ja nos albinos penso que so mesmo através da sexagem....
carlos brito

João Samuel
Registado: quarta, 29/abr/2009, 01:03

terça, 05/mai/2009, 22:57

belas aves que tem... quer o casal quer as crias!
boas criações.
cumprs
Samuel
http://avesdosamuel.blogspot.com --> Visitem (novas fotos e informações)

antocastanheira

quinta, 07/mai/2009, 11:14

nos lutinos machos o azul caracteristico que os define e substituido por branco , ja as femeas tem uma cor uniforme e sem marcas e mais intensa.
Obrigado pela explicação, não estava mesmo a perceber como se percebia a diferença entre Macho e Fêmea.
belas aves que tem... quer o casal quer as crias!
Eles agradecem.

antocastanheira

sábado, 30/mai/2009, 13:16

E para finalizar...

As últimas fotos dos pequenotes, ainda com os pais. Neste momento já estão separados dos pais, já que a mãe começou nova postura.

Já agora, quem me pode dar uma ajuda com o sexo do Lutino? Penso que será macho, mas não tenho a certeza...

Imagem
Imagem

aves
Registado: sexta, 20/abr/2007, 23:35

sábado, 30/mai/2009, 23:59

boa noite , é mesmo um macho , e um belo macho por sinal , parabens pelas aves .....
carlos brito.

Voltar para “Psitacídeos (geral)”