Isto de se andar a criar passarada tem a sua piada, ainda mais quando se uma agradável surpresa com mutações.
O meu casal de Forpus - Azul/lutino(M) X Verde/?(F), este ano resolveram acasalar (finalmente). Fizeram a 1ª postura em Dezembro e dos 5 ovos nenhum nasceu. 3 pintos mortos no ovo, ou excesso de humidade ou salmonelas, e dois sem estarem galados.
Depois do tratamento às salmonelas, e com os níveis de humidade a baixarem lá resolveram acasalar novamente, passados 2 meses de lhes ter retirado os ovos. Fez novamente uma postura de 5 ovos, 4 galados e um vazio. Nasceram os 4, mas 2 acabaram por morrer.
Grande Surpresa:
Quando comprei a fêmea, e um macho também, foi como sendo verdes sem serem portadores de nada. Troquei esse macho por um Azul/Lutino. Sabia que os filhos desse casal sairiam verdes/azul e nada mais. Mas qual não foi o meu espanto quando comecei a reparar nas duas crias que nasceram. Uma tinha os olhos vermelhos. Quando começaram a nascer penas é que fiquei mesmo a saber que tinha uma cria Azul e uma Lutino. Ficam as fotos do casal e das 2 crias.
Grande Susto:
Tive que mudar de casa e como tal a minha passarada teve de mudar também. Mas tinha o grande problema dos pequenotes, estava com medo que a mãe os enjeitasse. Levei a passarada durante a noite para que o choque fosse menor. Mas o de manhã a fêmea saltou do ninho e não estava a querer voltar. Por volta das 10 da manhã, fui ver os pequenotes e tinham o papa completamente vazio.

Liguei para alguns criadores, que conheço, a perguntar se tinham "espaço" para os pequenotes, mas nenhum me pode ajudar. (fica aqui o meu agradecimento por me terem tentado ajudar)
Como não tinha papa de criação à mão, tive de optar por lhes dar papa de ovo normal, lá comeram e voltei a por os pequenotes no ninho, às 13 a fêmea continuava sem entrar no ninho e lá tive de lhes dar novamente comida. Lá fui a uma loja comprar papa e uma lâmpada, já estava preparado para ter de os criar à mão.
Quando cheguei a casa reparei que o papa estava bastante cheio, a fêmea tinha voltado para o ninho.

Agora tenho 1Kg de papa e uma lâmpada de infravermelhos que, felizmente, não me vão servir para nada.
Ficam as fotos do casal e dos bebés.