Hgo Sousa
***
Mensagens: 53
Registado: sábado, 05/fev/2011, 14:16
Localização: Funchal, Ilha da Madeira

Canários amarelos tiveram brancos.

Boas.
Desde de já digo-vos que não percebo muito de canários de cor.
Ofereci um casal de canários que faz agora por estes dias 1 ano de idade a um grande amigo, o macho é amarelo intenso e a fêmea é amarelo descorado. Estes canários são descendentes de casais amarelos das mesmas tonalidades de amarelo. Já são da 4 geração destes "cruzamentos" de amarelos sem introdução de outro tipo de cor.
Acontece que este casal tiveram a 1ª ninhada de 3 crias todas brancas em meados de janeiro.
O meu amigo que gosta de ver e não de criar. Devolveu-me o casal e filhotes por falta de tempo e de paciência.
A questão é se as próximas criações terá também + crias brancas?
E se as crias brancas podem ter outras crias brancas se acasalar com algum amarelo descorado?
Ou ainda se estes canários brancos acasalar com brancos recessivos terá uma descendência branca recessiva?

Por ter ficado sem a minha maquina fotográfica não tenho fotos nítidas das crias. Mas fica desde já a promessa que irei comprar uma nova maquina para poder postar as fotos das crias o mais rápido possível.
pedro376h
*****
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

Re: Canários amarelos tiveram brancos.

Hgo Sousa Escreveu:Boas.
Desde de já digo-vos que não percebo muito de canários de cor.
Ofereci um casal de canários que faz agora por estes dias 1 ano de idade a um grande amigo, o macho é amarelo intenso e a fêmea é amarelo descorado. Estes canários são descendentes de casais amarelos das mesmas tonalidades de amarelo. Já são da 4 geração destes "cruzamentos" de amarelos sem introdução de outro tipo de cor.
Acontece que este casal tiveram a 1ª ninhada de 3 crias todas brancas em meados de janeiro.
O meu amigo que gosta de ver e não de criar. Devolveu-me o casal e filhotes por falta de tempo e de paciência.
A questão é se as próximas criações terá também + crias brancas?
E se as crias brancas podem ter outras crias brancas se acasalar com algum amarelo descorado?
Ou ainda se estes canários brancos acasalar com brancos recessivos terá uma descendência branca recessiva?

Por ter ficado sem a minha maquina fotográfica não tenho fotos nítidas das crias. Mas fica desde já a promessa que irei comprar uma nova maquina para poder postar as fotos das crias o mais rápido possível.
sim, vao tirar mais porque sao ambos portadores de branco (recessivo obviamente, se fosse dominante nao podiam ser portadores).

pode cruzar com amarelos, mas convem que estes sejam portadores de branco. caso contrario ira tirar apenas amarelos, portadores de branco.

sim, como sao brancos recessivos.... cruzados com branco recessivos... tira brancos recessivos :mrgreen:

deduzo por nao ter sido mencionado, que as crias nao tem olhos vermelhos, certo?
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Hgo Sousa
***
Mensagens: 53
Registado: sábado, 05/fev/2011, 14:16
Localização: Funchal, Ilha da Madeira

Re: Canários amarelos tiveram brancos.

Sr. Pedro acho que não compreendeu a a questam:
Este casal não têm parentes brancos a 4 gerações. logo não são portadores de branco. certo ou errado.
As crias nao devem ser recessivas pois são filhas de amarelos.
E sim as crias tem olhos vermelhos tal como o pai "amarelo intenso" só que são brancas.
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Canários amarelos tiveram brancos.

Hugo,

Não terem parentes brancos durante 4,5, 50 gerações não significa que não sejam portadores. Significa apenas que nunca criaram com outra ave portadora de branco (por coincidência) ou, tendo criado, nunca produziram os 25% de descendentes brancos.
A questão dos olhos vermelhos traz outras possibilidades. O albino (se não me engano com os canários) é um factor ligado ao sexo e nesse caso as crias brancas (têm olhos vermelhos?) seriam também albinos, provavelmente fêmeas.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Hgo Sousa
***
Mensagens: 53
Registado: sábado, 05/fev/2011, 14:16
Localização: Funchal, Ilha da Madeira

Re: Canários amarelos tiveram brancos.

Boa noite
Hoje reparei que uma das crias em questão tem uma mancha amarela nas duas asas neste caso será uma cria branca dominante e não recessiva.estou certo?
Sabendo que não devo cruzar brancos dominantes, posso cruzar branco recessivo com dominantes? Ou estarei a estragar um branco recessivo pois o meu objectivo é criar brancos recessivos e não dominantes.
E se poder criar o recessivo com dominante não terei crias amarelas uma vez que os família dos dominantes é de amarelos?
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Canários amarelos tiveram brancos.

Olá eu nada percebo de heridetariedade, mas tenhoa certeza que de canarios amarelos nunca sairão canarios brancos recessivos nem portadores pois julgo que nos recessivos não há portadores por isso se acasalam recessivos com recessivos mas é só a minha opinião agora brancos normais , chamaem lhe dominantes ou o que quizeresm saiem e com facilidade por isso nada de ficar espantado tal como mesmo depois mde muitas gerações de amarelos limpos aparecerem malhados do nada
Hgo Sousa
***
Mensagens: 53
Registado: sábado, 05/fev/2011, 14:16
Localização: Funchal, Ilha da Madeira

Re: Canários amarelos tiveram brancos.

Boa noite.
A mesma pregunta para respostas construtivas se poder ser.
Sabendo que não devo cruzar brancos dominantes, posso cruzar branco recessivo com dominantes? Ou estarei a estragar um branco recessivo pois o meu objectivo é criar brancos recessivos e não dominantes.
antonio costa
Mensagens: 5
Registado: sábado, 26/fev/2011, 21:42

Re: Canários amarelos tiveram brancos.

boas amigo é capaz de vir mais brancos isto vai buscar muitos sangues :cry:

http://avesdocostaacores.blogspot.com/
pedro376h
*****
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

Re: Canários amarelos tiveram brancos.

boas,
se nao se percebe nada de hereditariedade, como se pode dizer que se tem a certeza?
olhe, eu nao percebo nada de canarios, mas se sao soubesse o que estava a dizer, tinha ficado caladinho.
sabe.... quando se diz branco dominante... por alguma razao sera. mas adiante...
como o disse o Ricardo, os seus "brancos" sao femeas.
sao albinos.... lutinos mosaicos arraçados.... ou algo que o valha.
mas sao femeas.... e o futuro o confirmara.

mas como as tantas a mae (amarela) ate tem tambem olhos vermelhos e voce se esqueceu de dizer.....
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Hgo Sousa
***
Mensagens: 53
Registado: sábado, 05/fev/2011, 14:16
Localização: Funchal, Ilha da Madeira

Re: Canários amarelos tiveram brancos.

Muito obrigado a todos.
Concluo que essas crias são fêmeas (por ter olhos vermelhos e são consideradas albinas.)
"São albinos.... lutinos mosaicos arraçados". Mas a fêmea amarela (mãe) tem olhos pretos!
Não cruzam-ses bem com recessivos.
Por minhas palavras:
- Não valem patavina de nada. É apenas mais algum lixo que tenho cá em casa.
Será mães aditivas ou então vendo-as e ponto final.
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Canários amarelos tiveram brancos.

pedro376h Escreveu:boas,
se nao se percebe nada de hereditariedade, como se pode dizer que se tem a certeza?
olhe, eu nao percebo nada de canarios, mas se sao soubesse o que estava a dizer, tinha ficado caladinho.
sabe.... quando se diz branco dominante... por alguma razao sera. mas adiante...
como o disse o Ricardo, os seus "brancos" sao femeas.
sao albinos.... lutinos mosaicos arraçados.... ou algo que o valha.
mas sao femeas.... e o futuro o confirmara.

mas como as tantas a mae (amarela) ate tem tambem olhos vermelhos e voce se esqueceu de dizer.....
Então é assim,Sr Pedro , não seja assim , olhe quando digo que nada percebo de herediteriedade, ja vi que o pouco que percebo deve ser mais que o <SR pois se lhe digo que de que de dois canarios amarelos não saiem brancos recessivos sei o que estou a dizer mas se quer voltar as respostas do bota abaixo é uma opção sua , não minha , quanto ao outro sujeito, se quer criar brancos recessivos tem que ter casais de brancos recessivos
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Canários amarelos tiveram brancos.

Olá,

Não se chateiem com isto. Eu não comentei mais porque existem outras variedades de canários que têm olhos vermelhos. A possibilidade que indiquei não passa disso, uma possibilidade. Normalmente quando não podemos ter certeza destas coisas começamos pelas hipóteses mais prováveis e só depois vamos complicando.
O mesmo se coloca com o albino no canário que alguns indicam ser recessivo livre e outros ligado ao sexo.
As regras da genética são as mesmas, o que muda são os nomes que se dão às variedades e nos canários existem algumas possibilidades de combinação. Como não crio canários, comento até onde sei e vou tentando aprender quando é o caso.
Por minhas palavras:
- Não valem patavina de nada. É apenas mais algum lixo que tenho cá em casa.
Não obrigatoriamente! A primeira parte é perceber o que são. Só a partir dai é que podemos perceber se vale a pena trabalhar com eles ou não. Algumas variedades são muito simples para separar factores (ou juntar) outras nem por isso e não valem esse trabalho e o tempo que demora.
Para já que cresçam e fiquem bonitos, se ficam para criar ou não é problema para daqui a uns mesitos.
se quer criar brancos recessivos tem que ter casais de brancos recessivos
Desde que ambos os amarelos sejam portadores de branco recessivo não vejo onde está o problema ou a dúvida sobre amarelos poderem dar brancos.

Como nota/desabafo, é no minimo estranho que sendo o panorama da criação de passarinhos dominado (por maioria absoluta indiscutivel) por criadores de canários (de côr!!), tenha sido sobretudo pessoal de exóticos ou psitacideos a tentar ajudar nesta dúvida (bem ou mal mas com o que sabe e com boa intenção).
Fico a pensar que ou os nossos criadores de canários não andam por estes mundos, ou estão-se na tintas para ajudar, ou sabem ainda menos sobre estas coisas. Desculpem porque estou a ser bruto e ao generalizar estou a atingir/criticar pessoas que podem não merecer. Mas gostava sinceramente que algum criador de canários, de forma construtiva, viesse esclarecer a dúvida colocada e até explicar se tanto eu como o Pedro estamos a dizer um enorme disparate.
Bem sei que existem outros fóruns, mais "fortes" em canários, mas...

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Canários amarelos tiveram brancos.

joao1961 Escreveu: ja vi que o pouco que percebo deve ser mais que o <SR pois se lhe digo que de que de dois canarios amarelos não saiem brancos recessivos sei o que estou a dizer mas se quer voltar as respostas do bota abaixo é uma opção sua , não minha , quanto ao outro sujeito, se quer criar brancos recessivos tem que ter casais de brancos recessivos
Boas

Quando se diz que uma cor é recessiva é porque ela pode ser escondida por uma cor dominante, ou seja para qualquer cor recessiva á sempre outra dominante, normalmente falamos que é recessivo em relação á cor ancestral, no caso dos canários e mais especificamente no caso do branco recessivo estamos a falar de uma mutação que faz com que a ave não apresente pigmentos amarelos nas suas penas, mas esta mutação não afecta os pigmentos castanhos e pretos, assim para se ter um canário branco é preciso uma combinação de duas mutações uma para retirar os amarelos e outros as melaninas, ou seja um branco recessivo é um 2 em 1.

É claro que se pode tirar brancos recessivos fazendo o cruzamento directo de banco x branco, mas normalmente cruza-se frequentemente usando portadores (como é recessivo existem portadores) e o lógico é usar amarelos, e porque? Porque os amarelos já tem a mutação que elimina as melaninas, assim podemos usar os amarelos portadores de branco para cruzar com branco, se usarmos outras cores temos o problema de que tem que ser duplos portadores.
Pedro Ramalho
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Canários amarelos tiveram brancos.

Hgo Sousa Escreveu:Boa noite.
A mesma pregunta para respostas construtivas se poder ser.
Sabendo que não devo cruzar brancos dominantes, posso cruzar branco recessivo com dominantes? Ou estarei a estragar um branco recessivo pois o meu objectivo é criar brancos recessivos e não dominantes.
Não, o branco dominante não deve ser cruzado nunca com o recessivo, o branco recessivo deve ser sempre trabalhado com amarelos (acho eu que não crio canarios de cor).
Pedro Ramalho
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Canários amarelos tiveram brancos.

AvilandiaPT Escreveu: Como nota/desabafo, é no minimo estranho que sendo o panorama da criação de passarinhos dominado (por maioria absoluta indiscutivel) por criadores de canários (de côr!!), tenha sido sobretudo pessoal de exóticos ou psitacideos a tentar ajudar nesta dúvida (bem ou mal mas com o que sabe e com boa intenção).
Cumprimentos,

Eu gostava de perceber realmente quantos somos, é se em termos de expositores é claro que são mais os criadores de canarios, em termos de totais não é certo.
Última edição por Pedro121 em segunda, 28/fev/2011, 15:27, editado 1 vez no total.
Pedro Ramalho

Voltar para “Canários de Cor”