Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Canários amarelos tiveram brancos.

Pois, eu também não sei...
E em termos totais és bem capaz de ter razão. Mas encarando que são a maioria dis expositores e que para exposição a selecção é essencial, deviam estar muito mais bem colocados do que os "poucos" dos exóticos e psitacídeos e a ter maior probabilidade de serem criadores de canários a esclarecerem estas dúvidas.
Mas a verdade é que continuo a ver os criadores de canários muito menos activos/interessados nesta "parte" da actividade.

Voltando à genética...
O problema nos canários de côr (e por isso é que se criam muito com igual x igual) é que a grande maioria das variedades são o resultado de um conjunto de factores, não apenas de uma mutação. O Pedro já explicou. Se nos lipocromos a coisa é mais fácil de perceber, pois são à partida aves com factor "plumagem sem melaninas". Em cima dessa plumagem base, que não tem melaninas, actuam algumas mutações que mudam o lipocromo (branco recessivo, manter o amarelo, gerar o factor vermelho, etc). Por isso, na prática é como trabalhar um único factor.
Quando entramos nos melânicos a coisa fica menos simples porque além de poder mudar a cor de fundo, existem ainda várias alterações da melanina, a nivel de tipo oxidação e distribuição. E por isso é que nem sempre é fácil perceber como funciona a transmissão, porque são usados nomes para combinações que envolvem vários factores e criam dúvidas.
E se não se percebe a base genética é mais seguro manter casais iguais. Eu tenho curiosidade em perceber, por exemplo, a série oxidativa nos canários porque não faz muito sentido que sejam mutações distintas, mas sim variações da mesma mutação.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Hgo Sousa
***
Mensagens: 53
Registado: sábado, 05/fev/2011, 14:16
Localização: Funchal, Ilha da Madeira

Re: Canários amarelos tiveram brancos.

Boa tarde
Agradeço-vos pelos cometário deu para perceber mais um pouco.
Eu crio canários branco recessivos puros a já algum tempo, mas crio branco recessivo com branco recessivo e a minha duvida era se poderia aproveitar essa tais crias brancas(que já deram muito que falar e talvez dará ainda mais) para acasalar com brancos recessivos visto que 2 das 3 crias não apresentam qualquer indicio de pigmentação de outra cor.
Já percebi se acasalar essas crias corro o risco de ter crias amarelas ou então rafeirinhas por isso já decidi o futuro delas tal como já comentei antes.
Muito obrigado a todos.

Voltar para “Canários de Cor”