Maria I.
Mensagens: 1
Registado: segunda, 12/abr/2021, 11:32

Cria chamariz que caiu de árvore - como ajudar na alimentação?

terça, 20/abr/2021, 08:46

Boas, a quem me puder ajudar, agradeço!

Faz 3 semanas que apanhei uma cria no chão, junto ao jardim da minha casa. Infelizmente, as árvores são muito altas e como existem tantos ninhos não a pude colocar de volta ao seu ninho. Quando a apanhei estava já com algumas formigas ao seu redor. Então trouxe-a para casa e, como não percebo nada de aves, pesquisei na internet como ajudar a cria, que eu pensava ser um pardal. Lá lhe fiz uma caminha e tratei-a da melhor forma que sabia. Durante os primeiros dias alimentava-a de 30 em 30 minutos, com recurso a uma seringa, dando-lhe patê para gatos.
Certo é que a cria cresceu, ganhou penas e hoje está um belo passarinho. Coloquei-a numa gaiola e todos os dias a deixo algum tempo na janela para que ela se possa habituar aos sons de outros pássaros, pois pretendo que volte ao seu habitat natural. O meu problema é que não sei como proceder ao desmame da papa. Neste momento ela ainda come com recurso a seringa, de 3 em 3h. Já coloquei sementes de sésamo, de chia (tanto seca como molhada), brócolos, farelo de aveia, mistura de canário e periquito, e ela não demonstra qualquer tipo de interesse. Apenas depenicou um pouco de pão. Bebe água sozinha, mas quanto à comida não sei o que fazer.
As minhas preocupações passam exatamente por saber como a posso ajudar a alimentar-se sozinha; será que já está na idade disso; como efetuar o desmame; o que estou a fazer de errado; e se, após este tempo todo ela será capaz de sobreviver no mundo lá fora.

Agradeço desde já quem possa ajudar! Muito obrigada ☺️
Anexos
54917E10-A669-486B-9FD3-C65256435969.jpeg
4DA8F37E-CB19-475C-9BAB-02D2BDDB8532.jpeg

Voltar para “Diversos / Off-Topic”