Maria I.
Mensagens: 2
Registado: segunda, 12/abr/2021, 11:32

Cria chamariz que caiu de árvore - como ajudar na alimentação?

Boas, a quem me puder ajudar, agradeço!

Faz 3 semanas que apanhei uma cria no chão, junto ao jardim da minha casa. Infelizmente, as árvores são muito altas e como existem tantos ninhos não a pude colocar de volta ao seu ninho. Quando a apanhei estava já com algumas formigas ao seu redor. Então trouxe-a para casa e, como não percebo nada de aves, pesquisei na internet como ajudar a cria, que eu pensava ser um pardal. Lá lhe fiz uma caminha e tratei-a da melhor forma que sabia. Durante os primeiros dias alimentava-a de 30 em 30 minutos, com recurso a uma seringa, dando-lhe patê para gatos.
Certo é que a cria cresceu, ganhou penas e hoje está um belo passarinho. Coloquei-a numa gaiola e todos os dias a deixo algum tempo na janela para que ela se possa habituar aos sons de outros pássaros, pois pretendo que volte ao seu habitat natural. O meu problema é que não sei como proceder ao desmame da papa. Neste momento ela ainda come com recurso a seringa, de 3 em 3h. Já coloquei sementes de sésamo, de chia (tanto seca como molhada), brócolos, farelo de aveia, mistura de canário e periquito, e ela não demonstra qualquer tipo de interesse. Apenas depenicou um pouco de pão. Bebe água sozinha, mas quanto à comida não sei o que fazer.
As minhas preocupações passam exatamente por saber como a posso ajudar a alimentar-se sozinha; será que já está na idade disso; como efetuar o desmame; o que estou a fazer de errado; e se, após este tempo todo ela será capaz de sobreviver no mundo lá fora.

Agradeço desde já quem possa ajudar! Muito obrigada ☺️
Anexos
54917E10-A669-486B-9FD3-C65256435969.jpeg
4DA8F37E-CB19-475C-9BAB-02D2BDDB8532.jpeg
Maria I.
Mensagens: 2
Registado: segunda, 12/abr/2021, 11:32

Re: Cria chamariz que caiu de árvore - como ajudar na alimentação?

Não tendo tido qualquer feedback/ajuda à situação que expus, venho relatar o desfecho para que possa servir de ajuda para outras pessoas que possam vir a estar numa situação idêntica.
Continuei a dar comida de gato (patê) na seringa até ele ter cerca de um mês. Ele não aceitava outro tipo de alimento. Até que um dia ele deixou querer o patê e começou a interessar-se por brócolos, pão, banana. Também comia uma mistura que existe com mel e gema, que pelos vistos se pode adquirir numa loja de animais. No meu caso foi-me dado por uma vizinha.
Estando já numa fase considerada jovem e demonstrando sinais de querer ter a sua independência (deixou de comer à mão e cada vez que tentávamos apanha-lo, ele bicava), decidimos que estava na altura de ele ser livre. E assim levei a gaiola para o jardim, abri a porta e ele voou para uma árvore. E nunca mais o vi. Mas espero que esteja bem, tendo ficado junto dos restantes da sua espécie, até porque foi no mesmo sítio onde o apanhei.
SZJoanaaAlmeidaSZ
***
Mensagens: 107
Registado: terça, 15/dez/2020, 18:42

Re: Cria chamariz que caiu de árvore - como ajudar na alimentação?

Olá Maria, uma vez também aconteceu algo parecido aqui em casa, a minha irmã encontrou um pardal e ficamos a cuidar dele com comida de gato mole, depois ele cresceu mas a nossa mãe não quis que os soltassemos porque dizia ela que ele iria morrer sozinho. Mas acho que isso não aconteceria pois ele não era manso, ou seja sabia que não eramos semelhantes a ele.
Quando um passarinho fica manso aí sim corre o risco de não conseguir se encaixar mais no bando.
Então acredito que ele encontrou os seus, e que esteja bem satisfeito.

Voltar para “Diversos / Off-Topic”