Agaboy
****
Mensagens: 379
Registado: sexta, 09/set/2011, 12:22

Re: Dúvida: é possível viver da criação de aves em Portugal?

quarta, 14/nov/2012, 11:34

boas

sinceramente acho que nao se fores um criador digamos mediano a nivel de quantidade.

e porque?

olha aves que precisem de cites, alem do custo das mesmas, de manutençao das mesmas ainda acreste o cites.... a piorar tudo, pelo que vou vendo as lojas algumas deixaram simplesmente de meter aves que precisem de cites e as que metem, tem 2/3/4 casais e nada mais.

alem disso a informaçao que recolho da lojas aqui da zona, elas pagam o mesmo por exemplo por qualquer agapornis, seja roseicollis, seja nigrigenis, seja taranta, etc.
os criadores ate sabem o real valor, mas os lojistas muitos nao o sabem, e para eles é tudo igual.
depois o valor que oferecem é baixo.... numa loja davam-me 7.50 euros por roseicollis, so quando falei com o dono mesmo, me dava 10 euros. e contou-me que a dias passou por la um criador de fischers que trazia um monte deles e deixava a 8 euros cada... mas por causa dos cites a loja nao ficou com nenhum.

isto tudo dificulta, e os preços da raçao, papa , etc a subir ainda pior.

agora... conheço um criador que da forma que fala, e pelo que ja vi nas instalaçoes dele, bem ele ja deve ter juntado uns valentes trocos.... para viver disso se calhar nao, mas ainda assim valentes.
tem 190 casais salvo erro... tem roseicollis, fischer, personatus, nigrigenis (nao tem cites de nada, o que é mau, mas ate ver nao teve problemas, e segundo ele colegas criadores enviaram o necessario e dinheiro para os cites e ate agora nada) ele vende pelo que sei apenas a particulares.... e tipo la um roseicollis custa 15 euros so os face branca sao mais caros. um nigrigenis custou-me la 40 euros.... um fscher amarelo salvo erro 20 ou 25 euros... personatus nao sei.... e mutaçoes diferentes aumenta o preço. pelo que me diz.... vende muito para espanha.... a ultima vez que la estive, no fim da epoca passada, contou-me que um espanhol esteve la e queria 800 fischer's imaginem.
claro que assim acredito que faça preços mais baixos, mas ainda assim deve ganhar umas valentes massas.
tambem gasta claro... segundo ele a volta de 10 sacos de 25kg de raçao por mes, minimo.... e papa ja nao me lembro.... e depois da trabalho claro.... agua é automatica e diz que nao usa nada na mesma.... mas tem de ver a comida dia sim, dia nao e a papa.... segundo me parece nem grit usa.

mas tambem tenho de dizer que as aves quem as ve... estao impecaveis.... apesar de nao terem a mesma dedicaçao que teriam se eles so tivesse meia duzia delas.

MVeloso
Mensagens: 10
Registado: sexta, 09/nov/2012, 14:12

Re: Dúvida: é possível viver da criação de aves em Portugal?

quarta, 14/nov/2012, 12:25

Muito obrigado pela resposta.

Pois, também já li aqui que os cites são muito caros. Não é nada fácil. Esses cites é para aves de pequeno porte como os Psitacídeos, certo?

Avatar do Utilizador
JoãoÂngelo
****
Mensagens: 257
Registado: sábado, 20/out/2012, 22:59
Localização: Cantanhede

Re: Dúvida: é possível viver da criação de aves em Portugal?

quarta, 14/nov/2012, 12:44

boas,
é para praticamente todos os psitacideos excepto algumas e poucas excepçoes.
mas tambem ha outras aves sem ser psitacideos que necessitam de cites, mas ai ja sao menos as especies que precisam.
visitem: http://aves-venance.blogspot.pt/
Cumprimentos
João Ângelo
Imagem

MVeloso
Mensagens: 10
Registado: sexta, 09/nov/2012, 14:12

Re: Dúvida: é possível viver da criação de aves em Portugal?

quarta, 14/nov/2012, 13:03

Obrigado pela resposta.

Avatar do Utilizador
IvoCardoso
Mensagens: 46
Registado: domingo, 30/out/2011, 11:24

Re: Dúvida: é possível viver da criação de aves em Portugal?

terça, 20/nov/2012, 20:53

Boa noite .
Respondendo a questão se é possível viver da criação de aves, eu penso que sim tudo depende do que se escolha criar ... Isso tudo depende das aves que se escolham... Alias aqui há uns meses comprei um papagaio, quando o fui buscar o senhor tinha 4 todos eles vendidos , um mês depois mandou-me um mail a perguntar se eu sabia de alguém que tivesse interessado em comprar um já tinha mais 8 para vender , ora cada um era o preço de um ordenado meu , tinha 12 meses de salário sendo que ele ainda criava araras alguns tipos de catatuas e para alem de papagaios cinzentos ainda tinha mais dois tipos de papagaios, chega e sobra para fazer vida daquilo... Claro está como em qualquer tipo de negocio os grandes custos estão é no inicio que tem que se adquirir as aves ter boas condições , etc...

Isto é apenas a minha opinião

Agaboy
****
Mensagens: 379
Registado: sexta, 09/set/2011, 12:22

Re: Dúvida: é possível viver da criação de aves em Portugal?

quarta, 21/nov/2012, 09:54

boas

assim realmente faz bastante dinheiro, mas nao podemos esquecer o estado actual das coisas. esta muito dificil para se comprar.

um papagaio de 500 euros ou mais nao se vende assim de um dia para o outro. é quase como o negocio da criaçao de caes.... ja vou vendo por aqui caes de raça que em lojas custam 600 euros, os criadores vendem a 200 euros.

Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Dúvida: é possível viver da criação de aves em Portugal?

quinta, 22/nov/2012, 00:39

Boas
tinha 12 meses de salário sendo que ele ainda criava araras alguns tipos de catatuas e para alem de papagaios cinzentos ainda tinha mais dois tipos de papagaios, chega e sobra para fazer vida daquilo...
Lembrei-me dum criador que conheço, que tem muitas aves, pintassilgos...muitos papagaios etc... É um bom criador!

Mas este ano, pelo menos quando o fui visitar, tinham morrido todos ou quase todos os papagaios recém-nascidos este ano...e ainda os que estavam nos ovos! Foi uma razia! + dinheiro em veterinários, medicamentos.

Feitas as contas aos dois ultimos anos.....simplificando, dá os tais 12 meses de salário( o tal ano bom), a dividir por 2 e depois subtrair os custos de alimentação de um ano mau, subtrair os custos do vet, medicamentos....etc....etc.

Isto não é tão simples quanto parece!!! E é preciso ser muito bom criador....

Depois há muitos factores que podem surgir....

Amigo Veloso, penso que o melhor é começar devagar...com poucos casais...tipo Hobby a ver se tem jeito e se a coisa dá.

Cumps,

João Marques
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/

Avatar do Utilizador
lciriaco
****
Mensagens: 305
Registado: terça, 22/jun/2010, 21:32
Localização: Elvas

Re: Dúvida: é possível viver da criação de aves em Portugal?

quinta, 22/nov/2012, 10:31

Boas,

Tendo em conta que muita gente vive com o ordenado minimo (500euros) vamos supor que é esse o ordenado que o criador deste tópico quer ganhar com as aves e vamos fazer aqui umas contas simples. Portanto o objectivo é conseguir 6000euros de lucro anual.

Na minha opinião se conseguir estar no top 3 dos melhores criadores e conseguir disputar sempre os primeiros lugares nas principais exposições julgo que não é dificil chegar aos 6000euros de lucro anual.

Ora vejamos. Vamos supor que tem um bom plantel, a reproduzir bem, boas condições e vende anualmente 100 aves e cada uma a 75euros. E é aqui que falo em fazer as contas por baixo visto que os melhores normalmente vendem mais de 100 aves e bastante mais caras.

100 aves dão-lhe 7500euros, 6000 de lucro e 1500 para as despesas, e se as despesas forem só alimentação, luz, água, anilhas, expos... nem gasta tanto. Está atingido o objectivo, já tem aqui um lucro mensal de 500 euros.

Agora vem a pior parte... Chegar ao top... Prepare muitos MILHARES de euros! E ainda mais se não tem experiencia com nenhuma espécie... Primeiro criar boas instalações e nem é o mais caro... Caras são as aves que vai ter de comprar... Se que ser um dos melhores em Portugal tem de ir ao estrangeiro comprar. E não me venham com a conversa de que temos a mania que o que está lá fora é que é bom... Portugal não está nos principais países em termos de qualidade (Holanda, Belgica...), e se queremos ser melhores dos que cá estão não lhes podemos comprar o que a eles já não lhes serve... Portanto prepare-se para gastar centenas de euros por cada ave!! 200, 300, 400, 500 etc... Aves que morrem, aves que não criam, aves que criam mal, etc... Junte a isso o preço das viagens para aprender e comprar as aves... Por aqui já dá pra ver a dificuldade...

Não se chega ao top em 1 ou 2 anos, eu aponto para um minimo de 10 anos... Isto se investir bem todos os anos.

Posto isto, julgo que é possivel viver das aves até porque muitos vivem... Mas o caminho é longo. E quem lá chegou julgo que nem chegou a pensar nisso. Chegou porque os resultados atingidos dentro do seu hobby lhe permitiram isso.

Cumprimentos,

Luís Ciríaco

MVeloso
Mensagens: 10
Registado: sexta, 09/nov/2012, 14:12

Re: Dúvida: é possível viver da criação de aves em Portugal?

quinta, 22/nov/2012, 10:49

Agradeço a todos as respostas. Realmente o melhor é começar aos poucos e ir crescendo aos poucos.

Agora umas perguntas: Que licenças são precisas para criar araras e papagaios? E como se compra a criadores estrangeiros? Como saber se são de confiança e que custos se tem com transporte e licenças?

Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Dúvida: é possível viver da criação de aves em Portugal?

quinta, 22/nov/2012, 15:26

Boas,

Para obter resposta às suas perguntas, se fosse eu, visitaria, em primeiro lugar criadores nacionais....Conheço 3 na zona do grande Porto....poderá ver as instalações, ver as aves, falar com os criadores e colocar as dúvidas...é uma sugestão.

Depois ao ter alguns casais poderá inscrever-se num clube.....e assim estar em contacto com mais criadores....e trocar experiências....etc...é um caminho longo...como disse outro forista.

Cumps,

JM
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/

Voltar para “Diversos / Off-Topic”