n221076o
***
Mensagens: 84
Registado: quinta, 10/jan/2008, 18:53
Localização: Porto

Olá Amigos,

Antes demais, agradeço as todos os que opinaram sobre este tema.
Devo dizer, que fiquei muito mais elucidado no que respeita a cruzamentos.
A minha ideia era começar com 2 casais de qualidade: Um casal de variegados intenso /nevado e outro casal de Amarelos intenso/nevado. E como diz o Bruno, "para não tar a correr riscos", vou acasalar assim:
Amarelo Nevado x Amarelo Intenso = Filhotes Amarelos Nevados e Intensos.
Variegado Nevado x Variegado Intenso = Filhotes Variegados Nevados e Intensos
Pelo que entendi e se os casais forem de excelente qualidade, ao acasalar desta maneira, em princípio mantenho a qualidade da linhagem. Certo?

Mais uma vez obrigado pela ajuda.
Cumprimentos
Página Pessoal
http://canariosharz.blogspot.com/

Clube Português de Canários de Canto
http://www.fop.com.pt/cpcc/
LSantos
Mensagens: 23
Registado: domingo, 15/jul/2007, 23:13

Boas,

Agora só falta encontrar bons passaros / linhagens e o tal factor sorte para dar inicio à criação de um belo pássaro.

Tome nota que o inciar com 2 casais de qualidade é dificil talvez seja melhor começar por uma qualidade média / preço médio porque adquirir passaros de qualidade custa e para quem está a começar, se corre mal o desanimo é grande....

Mas contudo cada qual é que sabe de si........ é a minha opnião.
Cumps,
Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

8) Olá a todos,
LSantos Escreveu:Tome nota que o inciar com 2 casais de qualidade é dificil talvez seja melhor começar por uma qualidade média / preço médio porque adquirir passaros de qualidade custa e para quem está a começar, se corre mal o desanimo é grande....

Mas contudo cada qual é que sabe de si........ é a minha opnião.
Amigo Nuno, aceite os bons e sábios conselhos que o SENHOR LSantos lhe está a dar :wink:

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem
Nuno Cymbron
***
Mensagens: 113
Registado: sábado, 15/set/2007, 02:25

Meu caro,

Mais uma vez, lhe recomendo que dê ouvidos ao bons conselhos que aqui lhe deixaram.

Se está a começar, estabeleça para sí um programa/planeamento, adquira os tais dois casais, mas de uam boa relação preço qualidade, e trabalhe/aprenda as tais nuances (intensos vs. nevados), tipos de posição, pernas, angulos, estude o standard do border, imagine/visualize-o de olhos fechados, faça uma grelha, com os pontos da classificação do lado esquerdo, e colunas para cada uam das suas aves, e pontue-as.

Compare as pontuações e acasale-as por aí, mas aqui vai ter uam escolha importante, ou acasala as duas melhores aves para tentar tirar melhores filhos, (o que se faz quando se tem tudo muito bom e nivelado), ou compensa-as uams com as outras, a melhor cabaça com a pior, as melhores costas com as piores, e no fim tenta prodizir filhotes melhores dos que os pais e vai trabalhando.

Mas o melhoramento de uam linha de aves médias/boas, dá muito mais trabalhoe pouco se evolui, mas é uma excelente escola para se fazer em 2/3 anos.
Depois vende tudo (menos as femeas boas criadoras - para madrastas/amas) e compra os tais 2/3 casais de muito bom nível (que pode sempre ir vendo nas exposições, ficar a conhecer os criadores e tentar visita-los e conversar com eles, pode até verificar qual é a disponibilidade deles para falarem consigo mesmo sabendo que não vai comprar, pelo menos de inicio, e depois quando for efectivamente comprar, escolher os que têm os melhores passaros, ou os mais simpáticos e de bons passaros, pois esses mais facilmente lhe cedem coisas boas a preços razoáveis -pense nisto).

Nunc se esqueça, uma fema boa criadora, não tem preço, se tiver a sorte de ter alguma, guarde-a e preze-a, o seu futuro como criador pode depender delas.

Boas sortee boas criações

Nuno
Nuno Cymbron
***
Mensagens: 113
Registado: sábado, 15/set/2007, 02:25

Já agora, se procura contactos de criadores de borders, tem várias maneiras.

Uma é perguntar junto do Border clube Português.

Outra é ir à página de resultados do última exposição de campeonato nacional e procurar as páginas 52 a 53 com as classificações de aves por classes.

Lá tem os nomes, e depois numa listagem de incrições tem os contactos dessas pessoas.

Boa sorte e boas criações

Nuno
zebruno
Mensagens: 1
Registado: domingo, 04/out/2009, 15:34

Re: Dúvida no cruzamento das Cores nos Borders

compro 2 femeas agatas opalas vermelho mosaico
n221076o
***
Mensagens: 84
Registado: quinta, 10/jan/2008, 18:53
Localização: Porto

Re: Dúvida no cruzamento das Cores nos Borders

Foto dos meus Borders, que este ano já me deram alguns prémios!
Um obrigado muito especial ao meu Grande Amigo Vitor Neves, pois sem a sua ajuda não teria sido possível!

Imagem


5º CAMPEONATO INTERNACIONAL C.O.M. DO ATLÂNTICO
1º Border Amarelo Nevado - 92pts
1º Border Melânico Intenso - 90pts
1º Border Melânico Nevado - 92pts
1º Border Variegado Nevado - 92pts
1º Equipa Border Variegado Nevado - 360pts
3º Border Amarelo Intenso - 90pts
3º Border Amarelo Nevado - 90pts
3º Border Melânico Nevado - 90pts

5º Show Canários de Postura
2º Border Macho Amarelo Nevado
3º Border Fêmea Amarela Nevada
3º Border Fêmea Muito Variegada Nevada
2º Border Fêmea Verde Intensiva
2º Border Macho Verde Nevado
3º Border Macho Verde Nevado
3º Border Fêmea Verde Nevada

Também o meu obrigado a todos, sem excepção, que há quase 3 anos atrás neste tópico, me ajudaram e aconselharam, sobre esta raça fantástica!

Cumps.
Página Pessoal
http://canariosharz.blogspot.com/

Clube Português de Canários de Canto
http://www.fop.com.pt/cpcc/

Voltar para “Canários de Porte”