n221076o
***
Mensagens: 84
Registado: quinta, 10/jan/2008, 18:53
Localização: Porto

Dúvida no cruzamento das Cores nos Borders

Gostava de tirar umas dúvidas em relação a esta raça.

1) Existe mais alguma cor para além das Seguintes?
-Brancos
-Amarelos Intenso/Nevado
-Variegados Intenso/Nevado
-Melânicos Intenso/Nevado

2) Como nos canários de cor, também deve-se acasalar sempre os intensos com os nevados? ou nisso não é muito importante nos Border?

3) Há em Portugal criadores de Border Brancos?

Obrigado
Cumprimentos
Última edição por n221076o em quinta, 10/abr/2008, 06:50, editado 1 vez no total.
Página Pessoal
http://canariosharz.blogspot.com/

Clube Português de Canários de Canto
http://www.fop.com.pt/cpcc/
Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

8) Olá Nuno,

Os Borders como qualquer outra raça, existem nas mais variadas cores...

A concurso nas expos, fez-se cá em Portugal um trabalho de alargamento (subdivisão) das raças de porte...

No caso do Border ficou assim.

Brancos e todos os de fundo branco - que inclui os azuis e os castanhos brancos
amarelos intensivos
amarelos nevados
melanicos (verdes e os canelas) intensivos
melanicos (verdes e os canelas) nevados
variegados(malhados) intensivos
variegados(malhados) nevados

de salientar ainda que aos Border é interdita a coloração artificial (corante)...

Sim, existem criadores de borders brancos em Portugal...

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem
n221076o
***
Mensagens: 84
Registado: quinta, 10/jan/2008, 18:53
Localização: Porto

Obrigado Sr. Paulo,

E em relação á minha 2ª Questão:

2) Como nos canários de cor, também deve-se acasalar sempre os intensos com os nevados? ou nisso não é muito importante nos Border?

Obrigado
Página Pessoal
http://canariosharz.blogspot.com/

Clube Português de Canários de Canto
http://www.fop.com.pt/cpcc/
Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

8) Olá a todos,
Nuno Escreveu:Como nos canários de cor, também deve-se acasalar sempre os intensos com os nevados? ou nisso não é muito importante nos Border?


Sim, deves ter isso em atenção, mas não só...

No porte para se obter bons exemplares não se pode aplicar a lei do "vale tudo"...

É importante que em cada acasalamento o verde (combinação da melanina negra /lipocromo amarelo) esteja presente como suporte de uma carga genética mais pura, pois geralmente é nestas cores que se encontram os melhores exemplares...

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem
n221076o
***
Mensagens: 84
Registado: quinta, 10/jan/2008, 18:53
Localização: Porto

Só mais uma questão,

Que problemas ou consequências poderá trazer, se não acasalarmos os intensos com os nevados, nos canários de porte? A ave poderá ser menos saudável?

Digo isto porque nós quando vamos comprar algum exemplar, não temos garantias que essa ave seja filho de um intenso com nevado! Só temos a palavra do criador. E há criadores que só vêm números á frente, e não têm isso em conta.

Cumprimentos
Página Pessoal
http://canariosharz.blogspot.com/

Clube Português de Canários de Canto
http://www.fop.com.pt/cpcc/
Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

8) Olá a todos,

Boas Nuno,

não, a ave não é menos saudável...
pode é perder qualidades/ caracteristicas quanto ao seu standard...quer no acasalamento nevado/nevado, quer no intensivo/intensivo...se bem que existem raças em que se pratica esses mesmos acasalamentos, lá está, porque as caracteristicas delas a isso o exije...

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem
Bruno cardoso
***
Mensagens: 115
Registado: sexta, 23/fev/2007, 00:11

Ola

Para quem nao tem muita experiencia com a raça..acho que realmente nevado/ intenso é o ideal. Nao complicar, nem arriscar!


Á medida que se vá conhecendo e tendo experiencia na raça..as coisas mudam um bcoadinho de figura.. Consoante a raça em questao etc. Mas para quem nao tiver essa experiencia..penso que o acasalamento intenso/ nevado será o mais aconselhavel a seguir, pois um iniciante nao dispõe de facilidade para acasalar correctamente as aves e este é o acasalamento que menos riscos envolverá.


Cumpmts
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Tipo de plumagem

:D Ola a Todos!

Quando cruzamos nevado com nevado estamos a aumentar o volume da plumagem da ave. Para alem de aumentarmos o risco do aparecimento de quistos, quando as penas ficam encravadas.Por exemplo nos glosteres por vezes é usado o cruzamento de nevado com nevado para dar volume aos pássaros.

Se cruzarmos intensos com intensos as penas perdem qualidade ficam mais quebradiças. O aspecto da ave fica mais esguio. Por exemplo este cruzamento é muito usado na selecção da raça espanhola.

Ou seja num nevado o tipo de pena longa é diferente que num intenso pena curta.

Não sou criador de canarios de porte posso estar enganado, mas é a ideia que tenho sobre o assunto.

cordiais cumprimentos a todos, :)

PS: obrigado Bruno Cardoso :oops:
Última edição por Armando Moreira em quinta, 17/abr/2008, 18:30, editado 2 vezes no total.
Bruno cardoso
***
Mensagens: 115
Registado: sexta, 23/fev/2007, 00:11

Re: Tipo de plumagem

Armando Moreira Escreveu::D Ola a Todos!

Por exemplo nos glosteres por vezes é usado o cruzamento de intenso com intenso para dar volume aos pássaros.


Ou seja num nevado o tipo de pena longa é diferente que num intenso pena curta.


cordiais cumprimentos a todos, :)

Ola

Uma peuqena correcção:

na sua primeira afirmação.
Penso que queria dizer cruzamento nevado/ nevado. e nao intenso/ intenso.


Em relação à segunda afirmação...gostava de acrescentar que não é assim tão linear. Existem raças em que o intenso tem pena igualmente muito longa. A identificação é feita no facto da pena ser mais compacta, dura e na disttribuição da coloração ao longo da pena...e não baseada no cumprimento das penas.


Cumpmts
Nuno Cymbron
***
Mensagens: 113
Registado: sábado, 15/set/2007, 02:25

Meu caro,

Já aqui tem uma colecção de opiniões muito válidas e correctas.

Venho só acrecentar-lhe uma muito pessoal.

Se tiver oportunidade, e uma vez que não poderá certamente manter todas as aves que criar, e terá que ceder algumas, tenha em mente que as mais procuradas são as de linhas claras, como amarelsoe brancos.

É verdade que se encontram melhoresexemplares nas linhas melânicas, mas é tão somente por haver mais desses e menos dos amarelos.

Se seleccionar bons exemplares amarelso, e os cruzar com descernimento e um pouco de sorte, poderá tirar exemplares tão bons como os verdes, e depois não terá dificuldades em arranjar quem queira ficar com os que não pretender manter.

Para confirmar isto que acabo de lhe dizer, basta verificar as cotaç~oes dos exemplares nuam boa exposição, em que o verde com 92 pontos vale o mesm oque um amarelo com 89 pontos, quase de certeza.
Não se aplicaa todos, mas à maioria é certo que sim.

Eu gosto muito deles melânicos e variegados canelas de fundo branco, mas isso é uam mania minha, não tem nada a haver com as suas qualidades, valorizo porque gosto.

Mas a generalidade prefere os claros, e esses não têm porque ser piores dos que os outros.

Cumprimentose boas criações

Nuno
n221076o
***
Mensagens: 84
Registado: quinta, 10/jan/2008, 18:53
Localização: Porto

Muito Obrigado a Todos
Página Pessoal
http://canariosharz.blogspot.com/

Clube Português de Canários de Canto
http://www.fop.com.pt/cpcc/
Bruno cardoso
***
Mensagens: 115
Registado: sexta, 23/fev/2007, 00:11

Eu discordo da opinião do Nuno.

Quanto a mim é bastante mais dificil obter bons exemplares claros...sejam eles borders, ou outras raças de porte.

Comercialmente são de facto os mais procurados.. Mas a qualidade de exemplares deste tipo é escasssa e devem ser inseridos nos planteis de quem se inicia, em quantidade reduzida e acasalados com exemplares verdes de qualidade. Obvio que nem tudo que é verde é bom.

É um facto que existem mais exemplares verdes e como tal..mais exemplares de qualidade verde...Contudo em termos percentuais, a percentagem de aves excelentes verdes / total de aves verdes é bastante superior à de aves claras excelente/ total de claros é inferior.
Dito de outro modo.. a percentagem de aves verdes excelentes ou boas é bastante superior à de aves claras. Mas já foi pior e se estas aves forem trabalhadas e introduzidas nos planteis com sensatez..a sua qualidade continuará a aumentar, claro. Neste momento abusar de cores claras..apenas terá vantagem comercial..na minha opiniao


Cumpmts
Nuno Cymbron
***
Mensagens: 113
Registado: sábado, 15/set/2007, 02:25

Eu concordo com a opinião do Bruno.

Pois se se derem ao trabalho de lerem o que eu escreví, ele concordou com tudo o que eu disse, mas ...

...

Cumprimentos e boas criações

De border (de todas as cores, até porque assim poderá concorrer em mais classes, e ter mais oportunidades de ver o seu trabalho reconhecido com boas classificações), e de todos os canários de porte.

Nuno
Bruno cardoso
***
Mensagens: 115
Registado: sexta, 23/fev/2007, 00:11

Nuno Cymbron Escreveu:Meu caro,



É verdade que se encontram melhores exemplares nas linhas melânicas, mas é tão somente por haver mais desses e menos dos amarelos.


Cumprimentose boas criações

Nuno
Nuno não sei se eu me expliquei mal, ou se me entendeu mal..Vou tentar ser mais objectivo:

Quando disse que discordo...basicamente referia-me ao acima transcrito.
Nao acho que seja tão somente por existirem menos amarelos...
Tal como transmiti no meu post anterior..a percentagem relativa (de aves melhores) é superior, no caso dos verdes...nao só a absoluta. Claro que concordo que se os trabalharmos a percentagem de melhores aves amarelas aumenta...mas tem um limite e na minha opiniao..nunca atingirão a percentagem de boas aves, dos verdes. O tipo de pena é bastante diferente.

Cumpmts
LSantos
Mensagens: 23
Registado: domingo, 15/jul/2007, 23:13

Boas,

Acho o tema interessante. Está é a minha opinião:
- tudo se baseia na plumagem (intenso/nevado) quer para os borders como para a maior parte dos pássaros.
- As cores (amarelos, branco , verde, azul, canela) considero a mais importante o verde, essencialmente pelas caracteristicas que o verde e a outras cores. é fundamental. Acasalem pelo tipo de plumagem.
- O facto de se encontrar maior percentagem de passaros de boa qualidade verdes, é por ser mais "fácil" de aparecerem, enquanto um amarelo com a mesma qualidade é mais dificil, muito mais, e tudo depende da linhagem e a maneira como se quer atingir o objectivo (o amarelo)
- um problema que identifico entre os muitos criadores de porte , especialmente (borders, norwich e yorshire) é a identificação do tipo de pena, porque por vezes o que é intenso não o é......
- e como isto dos passaros não é linear, são raras as vezes, mas o intenso x intenso e nevado x nevado acontece , tudo depende do tipo da plumagem.
- para terminar, para quem começa é importante a aquisição de bons e/ou muito bons exemplares, note que muitas vezes quanto melhores mais dificil é a criação, (mas isto é outro tema), boas linhagens, e um pouco de sorte à mistura.....

Voltar para “Canários de Porte”