Carlos Gião
Mensagens: 33
Registado: sábado, 03/mai/2008, 20:12
Contacto: Sítio web

O Consort Preferido.

O melhor consort, aquele com que gosto mais de trabalhar para produzir melhores coroados,nasce quase sempre em minha casa.
Nos coronas nem sempre.
Sendo verdadeiras estas afirmações que comentários é que levantam ,baseados nos vossas experiências ou conhecimentos?
Cps
Carlos Gião
Tudo tem o valor que lhe concedemos!
Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

consort

Olá

Se calhar é por isso que no meu plantel de 18 casais 10 são consort nascidos aqui no Canaril do Zecouves.

Agora se as coronas são melhores tenho pequenas duvidas mas...vamos sempre aprendendo, principalmente com alguem que sabe um pouco mais do que eu que é o Caso do Mestre Gião :D

cumprimentos.
Carlos Gião
Mensagens: 33
Registado: sábado, 03/mai/2008, 20:12
Contacto: Sítio web

Olá
Os únicos "mestres" que conheço por estas bandas são os da pesca e nesta altura estão de greve...
É verdade...também há outro...o Maco, o Mestre Maco :lol: :lol: :lol:
Cps
Carlos Gião
Tudo tem o valor que lhe concedemos!
Avatar do Utilizador
cblampreia
****
Mensagens: 494
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Localização: Loulé
Contacto: Sítio web

Olá.
Carlos Gião Escreveu:É verdade...também há outro...o Maco, o Mestre Maco
Já não há. Mudou de nome. :D :D :D
Carlos Gião
Mensagens: 33
Registado: sábado, 03/mai/2008, 20:12
Contacto: Sítio web

Eh! Eh! :oops:
Especie em vias de extinção... :P
Agora gostava de saber em vossa opinião porque dá mais garantias quando compramos um Gloster numa Expo comprarmos um corona e não um consort (se o criador não for nosso conhecido)?
Cps
Carlos Gião
Tudo tem o valor que lhe concedemos!
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Carlos Gião Escreveu: Agora gostava de saber em vossa opinião porque dá mais garantias quando compramos um Gloster numa Expo comprarmos um corona e não um consort (se o criador não for nosso conhecido)?
Eu não percebo nada de Glosters, mas a logica deve ser a mesma que a de outras aves, ao compra-se um Corona nos podemos avaliar melhor o Genotipo da ave ou seja ao comprar um corona escolhe-se um que nos agrade en todos os criterios incluindo a poupa, ao comprar um consort PARA cruzar com um corona não temos realmente maneira de saber até que ponto as poupas da descendencia irão sair boas, se usar um consort da sua linha pelo menos para a poupa deve ter uma ideia da qualidade da poupa que vai sair, penso eu de que...
Pedro Ramalho
Carlos Gião
Mensagens: 33
Registado: sábado, 03/mai/2008, 20:12
Contacto: Sítio web

E na minha opinião "Pensa de que" muito bem!
Só peca por não ter Glosters...
Cps
Carlos Gião
Tudo tem o valor que lhe concedemos!
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Carlos Gião Escreveu: Só peca por não ter Glosters...
Cps
Carlos Gião
Sabes que eu e os canários.....
Pedro Ramalho
Joel Couto
Mensagens: 14
Registado: terça, 17/out/2006, 20:34
Localização: ALCOBAÇA NAZARÉ

Gloster Consort

Olá Gião,

Se o criador não for conhecido ou mesmo sendo conhecido é claro que é preferível comprar um gloster corona, com aquela coroa que nos agrada ao nível do fenótipo. O difícil, difícil é encontrar o criador que nos possa disponibilizar o coroa que idealizamos ou que necessitamos na nossa criação.

Eu sempre tive algum fascínio por consorts, talvez devido a nunca ter a oportunidade de encontrar quem me disponibiliza-se o corona, aquele que procuro...
E sejamos sinceros da dificuldade em tirar o coroa que idealizo em casa. Nos últimos anos as coisas têm melhorado e penso que estou no bom caminho, mas...

Como sabemos os coronas não saem aos montes, e os que saem nem sempre o seu fenótipo é aquele que tanto ambicionamos.

O Pedro comentou muito bem, o procedimento a ter, mas raramente consigo resistir a um Consort quando gosto muito dele, desde que esteja disponível para ser cedido, os coroas como não abundam, procuro melhorar os que tenho em casa. Talvez mais moroso, mas pode ser que a “sorte” nos sorria um dia.

Abraço,

Joel

:D
Criador de glosters e fifes
Carlos Gião
Mensagens: 33
Registado: sábado, 03/mai/2008, 20:12
Contacto: Sítio web

Olá
Não te preocupas em ver os coronas do criador a quem compraste o consort? Se calhar era um passo decisivo para se ter "sorte". :D
Cps
Carlos Gião
Tudo tem o valor que lhe concedemos!
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Carlos Gião Escreveu:Olá
Não te preocupas em ver os coronas do criador a quem compraste o consort? Se calhar era um passo decisivo para se ter "sorte". :D
Cps
Carlos Gião
A questão fulcral é que não se deve comprar uma ave só porque gostamos dela ou porque teve uma grande pontuação numa exposição, independentemente da espécie ou raça quando se trabalha para melhorar as nossas aves para fins de exposição as aquisições tem sempre que ser uma mais valia, mas isso só é possível obtendo boas aves de BOAS LINHAS, é comum ver-se criadores a comprarem aves "ganhadoras" nas expos, mas essas aves não são necessariamente boas aquisições para o plantel e isto porque podem ser aves que aparecem "por acaso" num plantel, como exemplo o Criador A tem o 1º em Coronas no nacional, o criador B faz 2 e 3 em Equipas, a quem é que se vai comprar as aves?

O Criador A tem uma boa ave, mas o B tem uma boa linha de aves, deve-se comprar sempre a linha e não o acaso.
Pedro Ramalho
Joel Couto
Mensagens: 14
Registado: terça, 17/out/2006, 20:34
Localização: ALCOBAÇA NAZARÉ

Boa tarde Gião e Pedro,

Bem levantada a questão.
Esse é um dos aspectos que tenho de ter em conta quando compro um gloster consort, que venha de uma linha de um criador com boas coroas. Serão esses consorts que iram ajudar qualquer criador a implementar no seu canaril uma linhagem de bons coronas. Se um casal tira boas coronas no ninho os irmãos consort deveriam ser guardados para futuros acasalamentos de forma a manter esse aspecto nas nossa linhas. Mesmo que não seja o ideal de consort de exposição.

Gião acha possível tirarmos de uma mesma linha bons coronas e bons consort de Exposição? Em que possam ambos pontuar numa exposição, ou de certa maneira a natureza encarrega-se de o não permitir?

O Pedro faz menção a um aspecto muito pertinente o de comprar nas Exposições glosters campeões que pode ser fruto do acaso, por isso digo e continuo a dizer que é essencial conhecer o criador e os seus canários só assim teremos a noção exacta da qualidade geral que este detém e ver onde nos pode ajudar.

É verdade que nem toda a gente está disposta a isso, mas quem corre por gosto não cansa... a internet facilitou muita coisa, mas continuo a achar que o contacto pessoal entre criadores é muito importante.

Cumprimentos,


Joel Couto
Criador de glosters e fifes
Carlos Gião
Mensagens: 33
Registado: sábado, 03/mai/2008, 20:12
Contacto: Sítio web

Joel Couto Escreveu:Boa tarde Gião e Pedro,



Gião acha possível tirarmos de uma mesma linha bons coronas e bons consort de Exposição? Em que possam ambos pontuar numa exposição, ou de certa maneira a natureza encarrega-se de o não permitir?




Joel Couto
Não só acho,como provei que é possível. Ainda no último Campeonato Nacional ganhei os coronas verdes, com uma femea que é irmã das femeas consort azuis que ganharam o 1º e 2º lugar por equipas.Ganhei os coronas claros mas também os intensivos consort,etc.
Mas continuo a ouvir e ler muitas opiniões contrárias... De quem insiste que é impossível...incompatível,etc. :!:
Joel com tanta impossibilidade só posso dizer que tenho tido o meu quinhão de "sorte".
Cps
Carlos Gião
Tudo tem o valor que lhe concedemos!
Bruno cardoso
***
Mensagens: 115
Registado: sexta, 23/fev/2007, 00:11

Alias..voces já devem ter reparado que nas expos, de vez em quando, aparecem ilustres desconhecidos, a ganharem em classes consorts aos campeoes, ou basicamente a ganharem aqueles que terão por ventura uma linha mais solida e com provas dadas.
Tenho feito uma " espécie" de estatistica das ultimas expos do Gcp e reparo que nunca um noviço, ou iniciante consegue marcar a diferença nos coronas..e quando excepcionalmente o faz...vamos a ver e essa ave é filha directa de um criador com provas dadas.
Obviamente que nao se tratam de coincidencias...mas fazer glosters coronas é o desafio.. ter uma linha que dê consorts bons tambem é aliciante..mas que chateia um bocado, chateia..aparecer alguem do nada que por ter cruzado uns consorts de tola grande, lá calhou de tirar um consort fora de serie e acaba por vencer. Agora essas aves nao permitem criar linha..e raramente dao descendencia com interesse. Normalmente sao fruto de uma junçao aleatoria de genes...
Em relaçao ao que o carlos diz de ser possivel uma unica linha dar bons coronas e consorts..a minha opiniao é que vai depender do tamanho da linha, do numero de casais com que criamos. Se for pequena, ou uma coisa ou outra.. Nao ha espaço para sermos bons nas duas, numa linha de poucos casais.. Por norma, os acasalamentos para tirar consorts e apra tirar coronas nao sao os mesmos e a somar a isto.t.emos glosters canelas..amarelos, azuis etc... e quando damos por ela ha necessidade de ter bastantes casais.
Raramente um casal dá simultaneamente um vencedor de classe corona e consort...mas nao raras vezes acontece que primeiro lugar e segundo sao dois irmaos consorts...ou dois irmaos coronas. BOm mas ja estou a escrever muito...vou tentar ser mais directo:
quanto a mim é possivel numa unica linha de dimensao nao pequena, ter excelentes consorts e excelentes coronas..mas os acsalamentos terao que ser diferentes para obter os melhores consorts e os melhores coronas.... NAo digo que seja matematica..mas é quase.. Obter cincos e seis de uma mesma operaçao..isso é impossivel..se somamos um com um tem q dar dois..se quisermos obter o numero 3..a soma de parcelas tera que ser outra. Ou seja..um casal perfeito que dê vencedores coronas e consorts..quanto a mim será uma realidade bastante utopica..faltara sempre qq detalhe....um detalhe que o torna vencedor corona ..mas que o impede de ser vencedor consort e vice versa.
Quando digo o que digo..refiro me a aves excepcionais, a aves que realmente sejam fora de série... Acredito que, numa expo, seja possivel o best oposto e o segundo melhor oposto, serem irmaos... Mas nao acredito que o best (corona) de uma expo, seja irmao do best oposto.

CUmpmts
Carlos Gião
Mensagens: 33
Registado: sábado, 03/mai/2008, 20:12
Contacto: Sítio web

Olá
No que diz respeito ao nº de casais disponíveis no canaril,estou de acordo.
A complexidade de obter um coroa bom, também estou de acordo...
Agora onde não concordo é que não se possa na mesma linha ter bons consorts e coronas. Por vezes não serão irmãos, mas meios-irmãos, primos,etc.
O problema para mim é que muitos criadores de top não fazem nenhum esforço selectivo em relação aos consorts, e só os vêm como "veículos" para os coronas...e alguns ,incluindo responsáveis de organismos internacionais,dizem públicamente que o trabalho que conta é para os coronas...é essa a característica distintiva da raça...
Tudo bem...então deviam ter a coragem de propor como canário Gloster de exposição só os coronas.
Cps
Carlos Gião
Tudo tem o valor que lhe concedemos!

Voltar para “Canários de Porte”