Carlos Gião
Mensagens: 33
Registado: sábado, 03/mai/2008, 20:12
Contacto: Sítio web

A ideia dos juizes Com já se percebeu qual é. E é com agrado que se observa esta nova postura...gosto e orgulho em ser Juiz, com abertura à aprendizagem continua.
Mas qual será a ideia dum Juiz tipo IGBA?...
Cps
Carlos Gião
Tudo tem o valor que lhe concedemos!
Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

8) Olá a todos,
Carloas Gião Escreveu:Mas qual será a ideia dum Juiz tipo IGBA?...
Felizmente já temos em Portugal um Juiz IGBA, sendo assim só ele poderá responder... :wink:

Queria aproveitar aqui também para felicitar o Miguel Soares por ser o 1º Juiz IGBA Português... :D

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem
Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Julgamentos.

Olá

Recebi este mail de um criador do Brasil:

"Caro Sr. Ferrão, crio Gloster aqui no Brasil e venho atraves deste solicitar a sua opinião , se não for incomodo , sobre padrões de julgamentos.
Sabemos que o Gloster tem um padrão de no máximo 12 cm em seu tamanho.
Se houver duas aves , uma com 12 cm e outra com 11 cm e as duas no mesmo padrão, qual ganha o campeonato a maior ou a menor ?

Por favor , se puder responda-me a minha indagação.
Atenciosamente,
Fernando Eça"


Qual é a vossa opinião.

cumpriementos.
Avatar do Utilizador
Canários Oliveira
Mensagens: 16
Registado: terça, 13/mai/2008, 15:55
Contacto: Sítio web

Boas

Sou noviço nestas coisas, mas na minha opinião ganha o de onze.

Abraço
Eduardo Oliveira
www.glosterspace.com
Mail: eduardo@glosterspace.com
Venda de Produtos: VERSELE-LAGA * ORLUX
Avatar do Utilizador
PaulojpFernandes
Site Admin
Mensagens: 651
Registado: sábado, 16/dez/2006, 01:07
Localização: Atg. Baleia - PENICHE

8) Olá a todos,

Ferrão, a rúbrica Tamanho é a mais importante no sistema de julgamento da COM, é uma entre oito rúbricas e dizer que por um pássaro ser pequeno é um bom gloster é um pouco exagerado, logo somente em caso de igualdade de pontuação nas outras sete rúbricas é que essa ave com 11 cm iria ganhar á outra de 12 cm, pois teria 19 ou até mesmo 20 pontos (um pouco exagerado) enquanto que a outra ave teria um 18 na rúbrica tamanho, até mesmo em caso de igualdade pontual das aves na sua totalidade, a ave de 11 cm ganharia pois é a primeira rúbrica e seria esta a forma de desempatar as aves (pela rúbrica mais importante do seu standard)...

Como já foi discutido várias vezes, o ser pequeno não faz de uma ave um gloster, mas quer a sua cabeça ou o seu corpo têm caracteristicas em que podemos afirmar estarmos na presença de uma ave denominada Canário Gloster...

Há, outra coisa o standard da COM o tamanho do Gloster é de 11 cm no máximo...o senhor lá no Brazil diz 12 cm é o Standard do IGBA ???

Saudações
Paulo Jorge
STAM`s REGIONAIS
(FOP) (FONP)
AD70... 855J
______________
Imagem
PCS_GLOSTER
Mensagens: 29
Registado: domingo, 27/jan/2008, 00:35
Localização: Lisboa

Caros amigos

Aproveitando este topico e na sequencia de todas as opiniões até aqui formuladas gostaria de saber a vossa opinião em relação às expectativas que poderiamos ter se hipoteticamente levassemos um campeão IGBA a uma expo tipo COM, por exemplo ao Mundial.

Para aqueles que não tiveram oportunudade de ver, postei no meu BLOG um video onde se podem ver os campeões IGBA 2007.

Grande abraço
Paulo Calvao Silva
STAM:519H
GCP

http://glostersdafeliciana.blogspot.com/
Bruno cardoso
***
Mensagens: 115
Registado: sexta, 23/fev/2007, 00:11

Ola Paulo.

Vou citar um exemplo: um dos melhores pássaros presentes na expo Gcp, em santarem, no ano anterior(2007), foi vencedor na respectiva classe simultaneamente no GCP(sistema IGBA) e no NACIONAL(famalicão2007, sistema COM). Tratava-se de um coroado macho buff,senão me falha a memória. Creio que daqui já podemos tirar algumas conclusões..

O tamanho é apenas uma rubricazinha no standard COM, do Gloster. Imaginando,hipoteticamente,que o tamanho não estava a ser julgado e exisitiam dois pássaros com 94 pontos. Duas aves fantasticas, mas há uma que é mais pequena, acho bem que vença a mais pequena.

A meu ver criou-se uma "guerrilhazinha" escusada entre a "opinião pública", após a COM ter alterado o standard do Gloster, no que respeita à rubrica tamanho.
A alteração não prejudica em nada aves excelentes...apenas em caso de igualdade, uma ave pequena tira vantagem em relação a uma maior.
O standard sempre disse que o Gloster é uma ave com tendencia para o diminuto....Ora é exactamente isso que se está a tentar salvaguardar, actualmente..no meu entender. O standard actual é claro e quanto a mim mais objectivo que o IGBA. A componente subjectiva irá existir sempre..mas quanto mais objectividade conseguirmos ter num standard, melhor.
Mas não nos esqueçamos de uma coisa muito importante...os standards evoluem e se se chegar à conclusão que se deve subir meio centimetro, porque não!! Desde qua haja bom senso por parte dos criadores e j uizes, sejam eles IGBA ou OMJ, penso que irão sempre vencer as melhores aves. É preciso é que não se caia em exageros.

Um abraço
PCS_GLOSTER
Mensagens: 29
Registado: domingo, 27/jan/2008, 00:35
Localização: Lisboa

Caro Bruno

Concordo integralmente com a tua opiniao. Aliás, creio que o caminho a seguir seja esse. Acho exagerado que se desconsidere a qualidade de um Gloster se apenas estao milimetros em jogo. Agora é fundamental que se tenha em conta, como tu bem dizes, que nao se caia em exageros.

A tendencia para o diminuto na minha opiniao, terá que ser sempre um objectivo a atingir, para qualquer criador de Glosters.

Abraço
Paulo Calvao Silva
STAM:519H
GCP

http://glostersdafeliciana.blogspot.com/
Bruno cardoso
***
Mensagens: 115
Registado: sexta, 23/fev/2007, 00:11

PCS_GLOSTER Escreveu:
Acho exagerado que se desconsidere a qualidade de um Gloster se apenas estao milimetros em jogo.
Claro Paulo, tambem sou da mesma opinião. Até porque, na prática ninguem consegue medir rigorosamente os 11 centimetros..as aves de 11.5 ou 12 passam bem por de 11:) Os 11 cm é algo quase utópico, tal como uma ave ter 100 pontos. Mas é bom termos uma utopia como referência e conseguirmos obter aves o mais proximo possivel dessa utopia.
PCS_GLOSTER Escreveu: A tendencia para o diminuto na minha opiniao, terá que ser sempre um objectivo a atingir, para qualquer criador de Glosters.
Na minha opinião, a medida da COM, em fixar o tamanho em 11 cm e aumentar o peso da rubrica, Tamanho, para 20 pontos, tem dois objectivos:1- provocar o efeito pedagogico de relembrar que um gloster tem que ter tendência para o diminuto.
2- É tambem uma forma de uniformizar, porque em todas as raças de porte, de tamanho mais reduzido, a rubrica tamanho é uma das mais valorizadas e o Gloster mantinha-se como uma excepção. Actualmente, nas raças ditas mais pequenas, apenas no Rheinlander, a rubrica Tamanho é menos valorizada que nas restantes raças de menor tamanho. Mas a raça é relativamente recente e quanto a mim, deveria seguir-se o mesmo critério das outras raças pequenas e aumentar o peso da rubrica Tamanho. A ver vamos..



Um abraço
julio moreira
***
Mensagens: 83
Registado: segunda, 19/fev/2007, 21:49
Localização: cascais

Boas caros colegas eu tive este ano o prazer de conhecer o campeao do mundo em glosters na belgica o que la vi e exelente;e por acaso as aves que la vi nao erao nada pequenas :roll:
Manuel M.
*****
Mensagens: 768
Registado: sábado, 20/jan/2007, 20:15
Localização: Bruxelas / Matosinhos

Boas

Ola Julio :wink: Plo que escreves valeu a pena fezeres a viagem à Belgica :D , pena foi não ser num Domingo de feiras de passaros.

Cumprimentos.
Manuel
Bruno cardoso
***
Mensagens: 115
Registado: sexta, 23/fev/2007, 00:11

julio moreira Escreveu:Boas caros colegas eu tive este ano o prazer de conhecer o campeao do mundo em glosters na belgica o que la vi e exelente;e por acaso as aves que la vi nao erao nada pequenas :roll:
Ola Julio
Está a referir-se a qual dos campeões?
Campeão do mundo individual ou por equipas? Consort ou corona? Ou senão for indiscrição e quiser dizer o nome..eh eh

Cumpmts
julio moreira
***
Mensagens: 83
Registado: segunda, 19/fev/2007, 21:49
Localização: cascais

Boas Sr Manuel sabe que valeu apena conhecer aquele criador pois ainda ficou um pouco reticente quanto a venda de aves pois ele pensou em ser outras pessoas tb portugueses, mas foi ***** pois mais nao posso dar, para proxima como ja lhe disse terei o prazer de visitar com o senhor e me acompanhar ao tal criador :lol: a respeito ao campeao do mundo ele ganhou em coronas idividuais,e 3 em consorts,e ao Sr Ludo este tinha aves bem e de tirar o chapeu :wink:
FROID
Mensagens: 2
Registado: quinta, 18/out/2007, 00:32

Caro Moreira ,

Mas que coisa tao secreta
Com tantas entre linhas
Tao fora do tópico

Fico sem saber o porque do sr. ter ido comprar
aves ainda á pouco tempo li um anuncio em que o sr. afirmava que as suas aves tinham provas dadas.
Já agora que provas deram os seus glosters o ano passado , eu pessoalmente fui a duas expos onde estavam aves suas e ....
na vi grandes provas ... devem ser secretas tambem como o
nome do Campeao do Mundo .
PCS_GLOSTER
Mensagens: 29
Registado: domingo, 27/jan/2008, 00:35
Localização: Lisboa

1º Lugar Gloster Corona (I)
Criador e Juiz Belga, Jean-Pierre Davignon

Podem ver este Gloster em http://glostersdafeliciana.blogspot.com/

Abraços
Paulo Calvao Silva
STAM:519H
GCP

http://glostersdafeliciana.blogspot.com/

Voltar para “Canários de Porte”