JFCLS
Mensagens: 4
Registado: domingo, 11/dez/2011, 15:23

Ovos frágeis de canário - quebram na mão

Boa tarde
Venho apresentar~lhes um facto que infelizmente já aconteceu bastantes vezes.
Faço criação de amarelos e lizards.
No inicio da postura como sempre retiro os ovos e troco-os por outros de plástico até ao fim da postura e inicio do choco.
Acontece que os ovos são demasiado frágeis e alguns ao mínimo toque partem ou estalam na mão.
Deduzo que seja falta de cálcio... Dou grit e carvão vegetal, sempre.Ou será que tenho de ter ainda mais cuidado.
Agradecia outros conselhos, obrigado.
José Fernando
Gustavo Figueiredo
****
Mensagens: 416
Registado: sexta, 06/nov/2009, 18:44
Localização: Lisboa

Re: Ovos fragéis

Boas,

na minha opinião o grit e o carvão, não vão fazer nenhum efeito.
O grit normalmente, não são mais do que pequenas pedras que ajudam na digestão das sementes e o carvão só serve para limpar o organismo. Mais ainda que caso esteja a administrar algum medicamento, o carvão vai absorver este o que acabará por não fazer efeito nenhum.
Acho que primeiro de tudo, deveria parar criações dos casais afetados, aplicar Calci lux e ter á disposição osso choco e casca de ostra.
Não sei se as aves apanham sol, ou não mas seria essencial, nesta altura: o sol ajuda a produzir Vitamina D que ajuda a fixar o calcio nas aves, pois em carência desta vitamina, as aves espelem o calcio nas fezes e urina, sem que este faça qualquer efeito.


Cumps
Gustavo
JFCLS
Mensagens: 4
Registado: domingo, 11/dez/2011, 15:23

Re: Ovos fragéis

Boa noite Gustavo
Obrigado pela ajuda, efectivamente o problema será mesmo o sol, pois faço a criação no interior e não apanham sol directo.
Cumprimentos
José Fernando

Voltar para “Canários de Porte”