Ricardo ramos
Mensagens: 30
Registado: terça, 09/dez/2008, 23:04

Morte das crias, Porquê?

Bom dia!

Ha uns meses atras separei o meu casal de gansos de canadá, tudo arranjadinho ao pormenor, a coisa estada dificil de começar mas la la começou a fazer postura 4 ovos foi o total da postura e nasceram 3 gansos, claro que nao os deixei ficar com os pais para lhes poder dar mais cuidados e alimentação apropriada.

Desde o inicio que havia um problema num deles para alem de ser visivelmente mais pequeno de x em x tempo emitia um piar esquisito, para terem uma ideia era como s fosse um soluço num humano, e nao andava muito estava sempre muito parado, durou alguns dias mas acabou por morrer, nao achei estranho visto k tinha muitos problemas, restavam 2...

Apos umas semanas de vida e ja com um tamanho jeitoso 1 dos 2 gansos ficou com as patas paralizadas simplesmente nao se conseguia movimentar resultado morreu apos 2 dias e o terceiro que aparentava saude morreu logo no dia em que o o irmão morreu...

Nem vale a pena dizer como fiquei apos estes acontecimentos...

A pergunta que faço agora é: Qual poderá ter sido a razão destas mortes?

Eu aponto para o casal ser irmão, e como nao ha muitos casais ca destas aves o mais provavel era ja os pais deste casal tb serem irmaos e daí dar problemas nas crias, nunca me morreu pato nenhum bebe s não estes...

Cumps. a todos!
joaofontanelas
****
Mensagens: 256
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

Re: Morte das crias, Porquê?

Boas para a proxima deixe os pais fazerem o seu papel talvez escapem , a consanguinidade não pode ser a culpa de tudo acho eu posso apontar para salmonelas os patos são muito atritos a isso e a pata só por 4 ovos ja endicia que algo não esta bem pois as suas posturas são de 13 , 14 ou mesmo 15 ovos
Ricardo ramos
Mensagens: 30
Registado: terça, 09/dez/2008, 23:04

Re: Morte das crias, Porquê?

Bom dia!

O problema de os deixar com os pais é de lhes dar a alimentação correcta se dou alimenta~çao pra eles com os pais quem a vai comer sao os pais e depois o frio... assim estiveram numa divisao acolhedora com tds as condiçoes para os primeiros dias de vida.

Em relaçao aos ovos acredito que podessem fazer mais postura pelo que tenho informação é normal irem até aos 6/7, 15 nao sei se é normal mas tb nao conheço ninguem que tenha gansos do canada portanto nao vou entrar por aí porque nao tenho certezas de nada...

As salmonelas sao uma hipotese para dizer a verdade nunca me preocupei muito com estas aves maiores visto que so estao bem é a fazer porcaria, fazer um tratamento para aves deste porte é uma aventura sujam a agua toda em 3 tempos, pro ano a ver se lhe faço o tratamento mais que nao seja dou-lho pelo bico a baixo :)

Agradeço a sua atenção e espero que hajam mais colegas a dar a opiniao!

Cumps. Ricardo R.
JoaoPedro231
***
Mensagens: 102
Registado: sexta, 11/jul/2008, 00:21
Localização: Mira-Coimbra

Re: Morte das crias, Porquê?

boa tarde ricardo

eu partilho parte da opiniao do joao. na verdade era preferivel ter deixado as crias com os pais. nao sei como sao os seus viveiros de criaçao mas certamente terao pequenas plantas que vao nascendo. ha tambem pequenos insectos e assim e se os viveiros tem lago, as algas tambem eram um bom constituinte do menu das crias. alem disso a presença dos pais instrui nas crias a capacidade de sobrevivencia. . . tornam se por si so mais aptas e fortes. em relaçao ao frio, estas aves estao perfeitamente adaptaveis. . . sao aves do arctico. mas em ultimo caso poderia fazer um pequeno abrigo.
em relaçao a postura dos gansos, estes nao metem mais de 6 ou 7 ovos. e se era a sua primeira criaçao, a postura de 4 nao foi nada ma.
nao se preocupe, espere o proximo ano que as surpresas viram. boa sorte.

cumprimentos
joao pedro
joaofontanelas
****
Mensagens: 256
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

Re: Morte das crias, Porquê?

Boas,amigo os gansos do canadá não têeem qualquer segredo de se criarem pois têem muitas gerações de domestificação quanto ao deixar as crias com os pais será sempre o mais sensacto pois a mãe é que o ensina a comer e fazer uma seleção do que deve ou não comer nenhuma farinha ou granulado substitui os primeiros alimentos que são selecionados pela mãe como é evidente se estiverm num espaço larguinho, a titulo de curiosidade posso te dizer que crio muitos chichiritos que nunca provaram farinha estão juntos com uma colonia de pombos reprodutores de muito valor e so comem o que os pombos comem, apenas ração de reprodutores com deves saber a ração de reprodutores ou qualquer ração para pombos tem muito poucas sementes pequenas, mas a mãe encarrega se de as escolher e polas á sua desposição dos pintos claro quanto ao tratamento não precisaas de dar pelo o bico a abaixo basta apenas desparazitar e depois em vacina injectavel via sub cutanea abraço ( vacina para salmonela/paratifose) entendido??? abraço
Ricardo ramos
Mensagens: 30
Registado: terça, 09/dez/2008, 23:04

Re: Morte das crias, Porquê?

Antes de mais obrigado aos 2 colegas pelas dicas!

Pronto esta visto que pro ano ficam com a companhia dos pais.

Eu ainda lhes dei muito alimento natural frutas e minhocas da terra que ia apanhar de preposito para eles mas parece que nao deu resultado...

Eu espaço tenho muito felizmente é coisa que nao falta, tenho ainda um viveiro de mais ou menos 15 metros por 5 e uns 5 de altura mas chao em cimento com um tanque construido especialmente para eles, depois tenho um terreno enorme murado e cercado a rede de 2 metros com 2 tanques e um lago, muita arvore de fruto e vegetação ate aqui esta tudo muito bem, mas... ha um pequeno problema: as aves de rapina ha um fio de electricidade ou de telefone que cruza o quintal e o poste fica bem ao lado do muro resultado os milhafres pousam ali todos os santos dias, um casal o macho fica no poste a femea uns 40metros ao lado basicamente mm em cima da criação toda... Tenho medo de deixar crias la entao td o que nasce é levado pra uma zona protegida de frios ventos e chuvas e claro de predadores... agora tenho outro problema para resolver...

Ja agora pode-me dizer como se chama essa vacina que falou? Ja tentei comprar algo do genero mas o farmaceutico disse-me que aquilo so valia a pena para quem tinha 60 aves para vacinar... embora tenha muitas aves não tenho inteção de as vacinar, segundo o farmaceutico as aves tem de repousar bastante tempo ate o efeito do medicamento desaparecer e algumas aves que tenho sao para abate. Talvez essa facina venha em doses mais pequenas e eu consiga resolver o problema!

Obrigado pelas respostas!
Cumps. Ricardo Ramos
joaofontanelas
****
Mensagens: 256
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

Re: Morte das crias, Porquê?

Boas a vacina de que falei e da chevita um dos melhores laboratorios que existe de produtos para aves e a vacina a mais pequena que há é para 50 aves custava sensivelmente cerca de 25 euros mas acho que conpensa o investimento pois da.nos a garantia que salmonelas duarante 10 meses não apanham mas tu e que sabes quanto ao efeitos nas aves para consumo siim tem um tempo de espera mas não sao nenhuns meses são apenas 15 dias
Ricardo ramos
Mensagens: 30
Registado: terça, 09/dez/2008, 23:04

Re: Morte das crias, Porquê?

Pois foi isso k o farmaceutico disse mas ele falou em 2 ou 3 meses espera relativamente ao abate, mas por 25 euros tvz valha a pena, aproveito e vacino tds as aves aquaticas.

Qual sera a melhor altura para vacinar? Em dezembro? Pra depois estarem prontos em Março abril pra criar?

Ja agora será que é facil dar essa vacina? ou é trabalho complicado de se fazer?

Muito obrigado pelas dicas!

Ricardo R.
joaofontanelas
****
Mensagens: 256
Registado: sábado, 07/nov/2009, 17:44

Re: Morte das crias, Porquê?

Boas mais uma vez não e trabalho dificil ou das com uma seringa propria de vacinas ou um a seringa de compra das baratas apesar dessa darem mais trabalho mas é maisu menos assim para gansos que são grande talvez seja ai 0,5 deves vacinar depois da muda outubro talvez mas tens que desparatizar antes para efeito ser pleno entendes ?? a vacina é aplicada no pescoço tem uq e ser feito por dua pessoas , uma segura o pato e estica o pescoço e o outro aplica a vacina subcutanea sem fazer sangue abraço

Voltar para “Anatídeos / Aves Aquáticas”