Filiramoa
Mensagens: 34
Registado: domingo, 25/set/2011, 21:38

Gansos: como distinguir machos de fêmeas?

boa tarde a todos
tenho 5 ganços ca em casa, o problema é que nao sei diferenciar quais os machos, quais as femeas, alguem me poderia indicar quais as diferenças e o que poderia fazer para saber o sexo das aves ?

Cumprimentos
O meu Site ----> Ramoa Aves
Facebock ------> Ramoa Aves
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Gansos: como distinguir machos de fêmeas?

Boas

Normalmente os gansos machos são maiores, mais agressivos com uma postura mais dominante a ameaçadora.
No entanto a melhor maneira é sexando-os, nos anatideos se se massajar a cloaca consegue-se fazer sair o pénis do macho e as fêmeas não tem :), mas o pessoal dos anatideos podem explicar melhor como sexa desta maneira. O Pedro Seixas decerto que lhe dará uma explicação mais pormenorizada.
cumprimentos
Avatar do Utilizador
Pedro
****
Mensagens: 258
Registado: domingo, 15/out/2006, 00:41
Localização: Viseu Portugal
Contacto: Sítio web

Re: Gansos: como distinguir machos de fêmeas?

Boa tarde,

Filiramoa, aqui o Hugo já explicou as diferenças principais entre os machos e as fêmeas, é uma questão principalmente de tamanho e comportamento, também se pode olhar com mais atenção para o pescoço e cabeça pois os machos nestas áreas são mais imponentes enquanto que as fêmeas tendem a ter umas "linhas" mais graciosas no pescoço e cabeça mais pequena.
Quanto à sexagem pela cloaca, é algo dificil de explicar por palavras e é algo que eu nem sequer concordo muito em explicar por imagens, acho que o preferivél mesmo é ser alguém a explicar no local e ao vivo, ou seja um criador com experiência. Isto porque é algo que apesar de não ser dificil de fazer, é algo que precisa de ser bem feito caso contrário, caso seja mal feito e se insista com frequência para tentar "expôr" o sexo da ave, poderá resultar em danos no aparelho reprodutivo. Ainda por cima os Gansos e Cisnes oferecem uma maior resistência, o que só dificulta a acção.
O melhor será mesmo observar bem os 5 gansos pois caso tenham a mesma idade é facil ver as diferenças e prever o sexo deles.

Boa sorte,

Pedro Seixas
Viseu
Centro de Reprodução de Anatideos
Criador Legalizado nº11-PT0124/B
http://pedroseixas2002.hostzi.com/
http://www.facebook.com/pages/Centro-de ... 06?fref=ts
Imagem
Filiramoa
Mensagens: 34
Registado: domingo, 25/set/2011, 21:38

Re: Gansos: como distinguir machos de fêmeas?

obrigado ao dois pelos conselhos
O meu Site ----> Ramoa Aves
Facebock ------> Ramoa Aves
Avatar do Utilizador
ELGANSOYCIA
Mensagens: 4
Registado: quarta, 09/jan/2013, 16:18
Localização: Bilbao
Contacto: Sítio web

Re: Gansos: como distinguir machos de fêmeas?

esquerda(macho) ; direita (fêmea)

Imagem

Voltar para “Anatídeos / Aves Aquáticas”