galapago
Mensagens: 12
Registado: quarta, 31/jul/2013, 16:11

Rola Brava - cores em cativeiro e em liberdade [dúvidas]

Muito boa tarde! Sou um apreciador destas aves há já alguns anos, infelizmente tem vindo a decair a sua população e se não fizermos nada um dia destes já não as teremos mais... A semana passada de visita a casa de uns familiares, dei com um vizinho com um casal destas belíssimas aves. E ai, fiquei com uma duvida e comecei logo a pesquisar... Não sei se já repararam, mas as rolas mantidas em ambientes fechados ficam com as suas cores muito mais abatidas do que as que andam em liberdade, que por sua vez têm as suas cores muito mais vivas e as patas e as zonas em torno dos olhos muito vermelhas!

Foto de uma rola em viveiro:
hpim0153.jpg
Foto de rola em liberdade:
2654645.jpg
http://i.olhares.com/data/big/265/2654645.jpg

Bem a minha dúvida é porque será que isto acontece? Fiquei mesmo muito curioso a respeito disto... Será falta de algum tipo de alimento? Se sim qual... Bem desde já um muito obrigado pela atenção, e se alguém souber que me mate a curiosidade :). Cumprimentos
Avatar do Utilizador
Flavio Silva
***
Mensagens: 128
Registado: sábado, 26/jan/2013, 17:50

Re: Rola Brava

Pode ser por nao apanharem sol :D lol

Tem mt que se diga essas rolas migram de africa por isso ate o tipo de clima pode diferenciar a plumagem
Mas nao sei
Espere.mos por outras respostas

Cmprts
galapago
Mensagens: 12
Registado: quarta, 31/jul/2013, 16:11

Re: Rola Brava - cores em cativeiro e em liberdade [dúvidas

Pois... Realmente sendo uma ave migradora pode ser uma infinidade de coisas... Muito obrigado pela sua resposta! Abraço
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Rola Brava - cores em cativeiro e em liberdade [dúvidas

geralmente é falta de uma boa papa de ovo que contenha óleos em sua composição.
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Rola Brava - cores em cativeiro e em liberdade [dúvidas

A plumagem nupcial de muitas espécies só é atingida através do próprio desgaste da pena, ou seja quando a espécie só tem uma muda anual a plumagem pode vir com franjas externas que se desgastam ao longo do tempo até atingir a cor da plumagem nupcial, o caso típico dessa situação é o Tentilhão-montes, aqui parece-me que se passa ou mesmo, a plumagem é mais baça porque não sofreu desgaste.
Pedro Ramalho
galapago
Mensagens: 12
Registado: quarta, 31/jul/2013, 16:11

Re: Rola Brava - cores em cativeiro e em liberdade [dúvidas

Desconhecia a situação do Tentilhão-montes... Muito obrigado pelas vossas opiniões :)
Ivo
Mensagens: 11
Registado: sexta, 02/jul/2010, 08:48
Localização: Palmela
Contacto: Sítio web

Re: Rola Brava - cores em cativeiro e em liberdade [dúvidas

Eu tenho a minha opinião pessoal, que isso se dá por falta de não terem acesso a luz solar directa, ou seja é feita através de vidros,acrílicos e superfícies que absorvem parte do espectro solar, não terem acesso a um banho como em estado selvagem que ajuda a renovar a plumagem e acesso a areia que ajuda a limpar as penas de parasitas.

Já fiz esse teste com aves minhas, porque tinha essa mesma dúvida com os meus exóticos.

Voltar para “Columbídeos / Columbofilia”