Brunobarbosa
Mensagens: 12
Registado: sexta, 02/jan/2015, 19:03

Agressividade nos pombos [dúvidas]

Boas pessoal.

Estou com umas duvidas em relação a como tratar dos meus pombos em vários aspectos, o meu avô era columbófilo mas ja nao me lembro de quase nada.
Primeira duvida
Fiz um pequeno pombal com 5 metros quadrados por 2 de altura e tem um registo dentro desse mesmo com 200x50x50 cm CxAxL, meti lá um casal de pombos gascogne e alimentava-os dentro desse registo mas eles andavam sempre soltos no pombal.
Mais tarde comprei um casal de torcazes para tentar tirar travessos em 2015, e solteios dentro do mesmo sítio.
Mal os soltei e eles foram para um poleiro, a fêmea gascogne que é de 2014, foi logo atacar e nao os deixa em paz, tive que fechar os torcazes dentro do registo para terem um pouco de paz, passado uns tempos abri o registo e foi mais do mesmo, nao perdeu tempo e toca a atacar, espero que me possam ajudar.

Segunda duvida.

O macho gascogne cada vez que rola, no fim do som grave vem um som mais agudo, tipo assobio e tem as pontas das asas ligeiramente por baixo do rabo, sera que esta doente?
Os pombos estão vacinados contra a paramixovirose (injetavel), e antes da vacina desparasitei os pombos.

grande abraço
Avatar do Utilizador
canariomandarim
****
Mensagens: 405
Registado: terça, 22/jan/2013, 21:49

Re: Agressividade nos pombos

Já criei pombas de leque, mas confesso que não sou a melhor pessoa para o ajudar. Eu faria assim: tentava outra vez e separa os dois casais durante 15 dias, após esse tempo juntava novamente e via o seu comportamento, se a fêmea gascogne continuar a atacar, das duas uma ou tem ai presente uma incompatibilidade entre espécies ou então a fêmea já e «Másinha» dela, na minha opinião se o seu comportamento não se corrigir o melhor que tem a fazer é mesmo trocar a fêmea.
Se gosta realmente do casal, tente isola-lo e reproduzido e depois terá os seus descentes para formar o seu pombal.
Cumprimentos...
Joker
***
Mensagens: 130
Registado: terça, 25/nov/2014, 17:01

Re: Agressividade nos pombos

ja agora aproveito este topico, para questionar uma coisa, os filhotes que saiem do cruzamento de pombo torcaz com normal, sao ferteis? e ja agora podes me indicar, se é facil a criaçao de pombos torcazes?
Brunobarbosa
Mensagens: 12
Registado: sexta, 02/jan/2015, 19:03

Re: Agressividade nos pombos

Boas amigos
Como disse, estou a começar, pelo que li os travessos são inférteis mas o objetivo seria utilizá-los como pombos de vara.
Quanto ao facto de ser ou não fácil criar pombos torcazes, o senhor a quem eu comprei os pombos tem 6 casais a criar em cativeiro e amigos meus que já lhe compraram pombos criaram facilmente em viveiros pequenos.
Criar pombos híbridos já é outra história mas penso que será mais fácil que tirar um travesso de pintassilgo, tudo que eu li sobre estes travessos foi num site espanhol por isso compreendi pouca coisa.

Grande abraço
Brunobarbosa
Mensagens: 12
Registado: sexta, 02/jan/2015, 19:03

Re: Agressividade nos pombos [dúvidas]

Então pessoal, alguém me pode ajudar?
Grande abraço
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Agressividade nos pombos [dúvidas]

Eu já criei muitos anos pombos(ornamentais) e nunca tive grandes problemas, como a maioria das espécies não toleram outras aves perto do seu ninho, no resto do viveiro não bicam os outros.
Essa fêmea anda atrás do outro pombo pelo viveiro todo? Se sim, ou prende a fêmea durante mais tempo para ela não associar o viveiro todo ao seu território ou divide o viveiro.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Brunobarbosa
Mensagens: 12
Registado: sexta, 02/jan/2015, 19:03

Re: Agressividade nos pombos [dúvidas]

Boas
Sim amigo, mal eu abro os outros pombos ela persegue-os por todo o viveiro.
Se calhar tenho que dividir o registo a meio para ela fazer o ninho.

abraço e obrigado a todos pela ajuda
Joker
***
Mensagens: 130
Registado: terça, 25/nov/2014, 17:01

Re: Agressividade nos pombos [dúvidas]

Divididos por uma rede, pode ser que ela se habitue a presença deles e mais tarde quando tirar ela ja nao os persiga.
Cumprimentos

Voltar para “Columbídeos / Columbofilia”