paulocosta153
Mensagens: 7
Registado: sexta, 10/jun/2016, 21:24

Dúvida sobre libertação de pombo

Boas,

Tenho um pombo comum que um amigo meu me deu e criei desde que era pequeno.
Apesar de estar num viveiro grande, será que há a possibilidade de lhe abrir a porta e deixa-lo voar e ele regressar de novo?
Ou é abrir a porta e até à vista? :)

Para os mais experientes, desculpem a ignorancia, mas estamos sempre a tempo de aprender! :D

Cumps!
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Dúvida sobre libertação de pombo

Boas
Nao sendo correio nao podes larga.lo muito longe de casa. Mesmo sendo comum perto de casa comporta.se mais ou menos como um correio. Nao tens qualquer problema em abrir a porta.
Agora atençao , que os pombos para se adesirem convem ser em novos, quando ainda nao têm força para voar muito, a partir daí , pode acontecer nao voltar. É sempre um risco mas à partida volta.
E outra coisa. Para o soltares tambem tem truque; abres a porta de noite para que ele de manha saia por ele , sem pressas nem sobressaltos e tem de ter muita fome , para voltara a entrar quando o chamares para comer
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Dúvida sobre libertação de pombo

Basicamente é o que o ashwinder disse.
Eu já tive pombos comuns e ornamentais, soltava-os e normalmente regressavam sempre ao pombal. Pode é acontecer o que o ashwinder disse, se ele sair disparado e voar logo para longe pode não voltar porque não se sabe orientar para voltar, também me chegou a acontecer isso, mas casos muito raros. Por isso o melhor é tirares a comida no dia anterior (final da manhã) e ao outro dia abrires a porta e o deixares sair por ele com calma. A primeira vez nunca o soltes ao final da tarde porque se ele não entrar logo depois escurece e já não entra. Cuidado com os gatos tambem.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
paulocosta153
Mensagens: 7
Registado: sexta, 10/jun/2016, 21:24

Re: Dúvida sobre libertação de pombo

ashwinder Escreveu:Boas
Nao sendo correio nao podes larga.lo muito longe de casa. Mesmo sendo comum perto de casa comporta.se mais ou menos como um correio. Nao tens qualquer problema em abrir a porta.
Agora atençao , que os pombos para se adesirem convem ser em novos, quando ainda nao têm força para voar muito, a partir daí , pode acontecer nao voltar. É sempre um risco mas à partida volta.
E outra coisa. Para o soltares tambem tem truque; abres a porta de noite para que ele de manha saia por ele , sem pressas nem sobressaltos e tem de ter muita fome , para voltara a entrar quando o chamares para comer
A minha intenção era justamente larga-lo junto de casa!
Obrigado pela vossa ajuda e pelas vossas dicas!

Um abraço
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Dúvida sobre libertação de pombo

paulocosta153 Escreveu:
ashwinder Escreveu:Boas
Nao sendo correio nao podes larga.lo muito longe de casa. Mesmo sendo comum perto de casa comporta.se mais ou menos como um correio. Nao tens qualquer problema em abrir a porta.
Agora atençao , que os pombos para se adesirem convem ser em novos, quando ainda nao têm força para voar muito, a partir daí , pode acontecer nao voltar. É sempre um risco mas à partida volta.
E outra coisa. Para o soltares tambem tem truque; abres a porta de noite para que ele de manha saia por ele , sem pressas nem sobressaltos e tem de ter muita fome , para voltara a entrar quando o chamares para comer
A minha intenção era justamente larga-lo junto de casa!
Obrigado pela vossa ajuda e pelas vossas dicas!

Um abraço
Junto do meu pombal em 60 ou 70 houve 1 que nao voltou. Um dos motivos principais de nao voltarem é baterem nos fios por exemplo.

Voltar para “Columbídeos / Columbofilia”