Deborasa
Mensagens: 5
Registado: segunda, 22/ago/2016, 13:02

Ajuda com pombo(?) bebé perdido

Boa tarde,

Ontem um amigo meu trouxe-me uma ave bebé que encontrou junto às escadas do prédio.

Nas primeiras vezes alimentei-o um pouco a miolo de pão embebido em água, e bocadinhos de milho, até ir comprar ração para poder deixar de molho e ir dando.

Agora, não sei se me conseguem ajudar a perceber se é um pombo ou outra ave? Quanto tempo terá?

Imagem

Obrigada.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Ajuda com pombo(?) bebé perdido

Sim, é um pombo, deve ter umas 2 semanas.
Mas se não o quiser criar à mão o mais fácil era colocar novamente no ninho. Junto ás tais escadas do prédio não tem um ninho?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Deborasa
Mensagens: 5
Registado: segunda, 22/ago/2016, 13:02

Re: Ajuda com pombo(?) bebé perdido

O meu amigo que o encontrou ainda procurou pelo ninho, mas não o encontrou, e o pombinho ainda ficou o dia todo sozinho na rua, até que começou a escurecer e o meu amigo pegou nele e trouxe-mo.
Felizmente tenho alguma disponibilidade para ajudar o bichinho nestas próximas duas semanas, de maneira que devo ir cuidado dele até que voe..
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Ajuda com pombo(?) bebé perdido

Então é melhor dar-lhe uma papa do género desta:
http://www.pet4you.net/aves/alimentacao ... d-a21.html
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Deborasa
Mensagens: 5
Registado: segunda, 22/ago/2016, 13:02

Re: Ajuda com pombo(?) bebé perdido

Olhe, para já tenho lhe dado ração para pombos, passei aí metade da ração e tenho lha dado embebida em água.. Ele/a parece dar-se bem assim, e as fezes parecem normais..

https://www.youtube.com/watch?v=ESpyLFajqEI

Será que devia de procurar alguém com um pombal ou coisa do genero? Tenho receio que criando-o eu, fique dependente de humanos e depois não consiga ir à vida dele..
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Ajuda com pombo(?) bebé perdido

A ração para pombos serve, até porque era o que os pais lhe dariam se os estivesse consigo e lhes desse essa ração. Apenas aconselhei a papa por ser mais fácil de dar numa seringa. O que é aquilo onde lhe está a dar a comida?
De qualquer das formas ele/ela parece estar a crescer bem, já se nota bastante a diferença da foto que tinha colocado.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Deborasa
Mensagens: 5
Registado: segunda, 22/ago/2016, 13:02

Re: Ajuda com pombo(?) bebé perdido

Óptimo, sendo assim continuará a raçao embebida em água até ao próximo passo. Seringa com este pequenino é impossível.. Não pára com a cabeça quieta, tentei o meu melhor com muita paciência, mas só mesmo adaptando um biberon de cachorros (metendo um dedo de uma luva com um corte invés de usar a tetina) é que lá chegámos.
E sim, parece me estar a correr tudo bem até agora! :D
Deborasa
Mensagens: 5
Registado: segunda, 22/ago/2016, 13:02

Re: Ajuda com pombo(?) bebé perdido

Venho partilhar que continuo sem saber o que é, mas que parece estar a correr tudo bem! Já está quase todo/a vestido/a! :D

Imagem
Mika
****
Mensagens: 364
Registado: domingo, 24/mai/2015, 21:40
Localização: Amarante

Re: Ajuda com pombo(?) bebé perdido

Já come sozinho?
José Castro
***
Mensagens: 106
Registado: terça, 10/set/2013, 20:38

Re: Ajuda com pombo(?) bebé perdido

Normalmente criando á mâo é com fava pequena remolhada a chamada fava ratinha e obsorve bem a água , mata-lhe a sede ,além de ser bastante nutritiva e enche o papinho num instante ,os aviários ou uma casa de raçôes pode ter
Imagem
Essa pequena castanha escura vende-se em separado ,quando estiver criado ele ficará adesido a esse local é o mais provável
É sempre bom ir dando raçâo mas mais fava.
A borracha de dar água é esta
Imagem
Boa sorte
José Castro
***
Mensagens: 106
Registado: terça, 10/set/2013, 20:38

Re: Ajuda com pombo(?) bebé perdido

Esse pombinho ou borracho é como se chama irá ficar agarrado a si ,mesmo que o solte estando já a comer sozinho ele ficara por essa casa ,a orientaçâo dele ficará aí instalada ou seja adesido é como nos pombais sâo ali criados ,podem fazer centenas de kilometros mas é lá que vâo ter seja correio ou vulgar ,esse é vulgar
Nâo adianta levá-lo para longe porque ele vai voltar
Esse pombinho é macho pela cabeça é quase certo ,ao vivo teria de se ver cabeça e olho
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Ajuda com pombo(?) bebé perdido

José Castro Escreveu:Esse pombinho ou borracho é como se chama irá ficar agarrado a si ,mesmo que o solte estando já a comer sozinho ele ficara por essa casa ,a orientaçâo dele ficará aí instalada ou seja adesido é como nos pombais sâo ali criados ,podem fazer centenas de kilometros mas é lá que vâo ter seja correio ou vulgar ,esse é vulgar
Nâo adianta levá-lo para longe porque ele vai voltar
Esse pombinho é macho pela cabeça é quase certo ,ao vivo teria de se ver cabeça e olho
Centenas de km já é pouco provável para um pombo vulgar, agora que não vai embora acredito

Voltar para “Columbídeos / Columbofilia”