magicbirds
Mensagens: 11
Registado: sábado, 30/jul/2011, 23:41

Pintos mortos dentro do ovo/ incubação em chocadeira [ajuda]

boas... tenho uma chocadeira octagon 10
mas os pintos nao nascem, morrem dentro do ovo pelo que me parece totalmente desenvolvidos.
segunda a pesquisa que fiz e oxigenaçao insuficiente, mas a chocadeira e de ar parado, como e que ponho ar la para dentro?
e tenho o preblama da humidade nao consigo faze-la aumentar acima dos 30%!
alguem me explica onde e que estou a falhar?
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: pintos mortos dentro do ovo

Olá,

Com esses valores tens dois problemas, claramente humidade é um deles. 30% é muito baixo, tanto em incubação como sobretudo para a eclosão...
A ventilação, se não tens forma de facilitar (algumas têm aberturas) em chocadeiras pequenas resolves simplesmente abrindo ligeiramente a chocadeira de vez em quando. Tens uma quebra de temperatura mas recuperas rapidamente e os ovos têm uma inércia térmica considerável.
Para aumentar a humidade podes colocar um recipiente com água no interior.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
minid1000
***
Mensagens: 99
Registado: segunda, 01/dez/2008, 09:56
Localização: ourem

Re: pintos mortos dentro do ovo

ela tem dois compartimentos para a agua e mesmo com os dois cheios ela nao passa dos 30... eu abro a chocadeira de dois em dois dias e sopro um pouco para renovar o ar.
Cumprimentos
Diogo Ferreira
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: pintos mortos dentro do ovo

Olá,

Tem medição de temperatura seca e húmida?

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
minid1000
***
Mensagens: 99
Registado: segunda, 01/dez/2008, 09:56
Localização: ourem

Re: Pintos mortos dentro do ovo/ incubação em chocadeira [aj

tenho um hidrometro (acho eu!) que mede a temperatura e a humidade em percentagem
Cumprimentos
Diogo Ferreira
CARLOS RODRIGUES
Mensagens: 41
Registado: terça, 20/nov/2007, 11:50
Localização: OLIVEIRA DE FRADES
Contacto: Sítio web

Re: Pintos mortos dentro do ovo/ incubação em chocadeira [aj

boa noite,
tens que conseguir pelo menos 50% de humidade durante a incubaçao e conseguir aumentar pelo menos para os 60% durante a eclusao se nao conseguir aproximadamente estes valores esqueça pois tudo o que estiver la dentro nao nasce,
veja se o higrometro se encontra aferido como deve ser, verifique se tem alguma abertura na incubadora aberta, pois e estiver a humidade sai.
magicbirds
Mensagens: 11
Registado: sábado, 30/jul/2011, 23:41

Re: Pintos mortos dentro do ovo/ incubação em chocadeira [aj

boas... eu tenho uma igual e tive o mesmo problema... eu resolvi meter um comedouro dos pássaros la dentro do Taboleiro com água, mas vais ter de por menos um ovo.
pedro Lopespedr
Mensagens: 2
Registado: sábado, 25/abr/2015, 20:18

Re: Pintos mortos dentro do ovo/ incubação em chocadeira [aj

Boas, alguém me pode ajudar. tenho uma chocadeira de 48 ovos de galinha, já a meti a trabalhar 3 vezes e não estive sucesso nenhum morreram todos os ovos fecundados sem conseguir partir a casca. Com a experiência que tenho deve de ser falta de humidade. Já enchi de agua até praticamente aos ovos e nada. se alguém tem alguma solução pode dar-me alguma pista?
pedro Lopespedr
Mensagens: 2
Registado: sábado, 25/abr/2015, 20:18

Re: Pintos mortos dentro do ovo/ incubação em chocadeira [aj

[/img] a chocadeira é igual a esta.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Pintos mortos dentro do ovo/ incubação em chocadeira [aj

Encheu de água quase até aos ovos? :shock:
A chocadeira não mostra a humidade? Se não, tente arranjar um higrómetro, pois o problema está mesmo a humidade.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Pintos mortos dentro do ovo/ incubação em chocadeira [aj

Boas
O problema está mesmo na humidade, creio que no primeiro caso será ventilação a mais e deste modo a humidade sai.
No segunda caso poderá ser também ventilação a mais e sair na mesma a humidade mas sem higrometro aferido não se pode fazer nada.
Muita atenção ao local onde temos as nossas incubadoras, se for muito seco não há maneira de termos humidade alta lá dentro, tal como a temperatura se for muito alta a incubadora não consegue arrefecer os ovos, ela é feita pra aquecer!
90% dos casos de insucesso em incubadoras deve-se ao mau manuseamento e funcionamento da mesma.

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”