Avatar do Utilizador
João Oliveira
***
Mensagens: 66
Registado: domingo, 01/ago/2010, 15:49
Localização: Coimbra

Pintos doentes, a morrer, comprados em feira - o que fazer?

Boa tarde, então é o seguinte.
Comprei à cerca de uma semana cerca de 20 pintos brancos numa feira aqui do concelho e o que me está a acontecer e o mesmo acontecia com os meus pais, os pintos depois de 3 ou 4 dias em casa começam a morrer. Estão com uma espécie de constipação, passado um dia coloquei uma lâmpada de aquecimento mas mesmo assim eles estão a morrer... Gostaria de saber se há algo que lhe possa administrar para ainda tentar safar alguns?
Desde já agradeço qualquer ajuda que chegue.
Cumps.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Pintos doentes

Normalmente isso acontece isro porque esses pintos alem de mais fracos estao habituados a outro clima. O que se deve fazer é mante.los em maternidade e baixar a temperatura ao longo do tempo. A soluçao para isso , pelo menos comigo costuma resultar é meter aguardente na agua, ou vinho tinto. Todos os dias ate serem praticamente adultos. O meu conselho é em vez de comprares pintos da feira procura pintos caseiros, demoram mais tempo a crescer mas sao muito mais resistentes
Avatar do Utilizador
João Oliveira
***
Mensagens: 66
Registado: domingo, 01/ago/2010, 15:49
Localização: Coimbra

Re: Pintos doentes, a morrer, comprados em feira - o que faz

Bom dia, obrigado pela ajuda. O que recomenda já eu ando a fazer mas mesmo assim sem grandes resultados... Tem sido a tirar neles todos os dias! :/
Cumps.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Pintos doentes, a morrer, comprados em feira - o que faz

É normal. Eu tenho chocadeiras e maternidades, chego a tirar centenas para consumo proprio e quando vao para a rua , em 100 morrem 10 se tanto. Antes disso comprava na feira e morria sempre tudo. Ha pouco tempo experimentei de novo, porque achei uns pintos super grandes, ainda sem penas pesavam mais de 1 kg. Comprei 20 (40€) , conclusao ficou apenas 1 . Mas eu no meu caso tenho um terreno grande com cerca de 100 bicos tudo misturado. De varias raças, de varias idades. Com os caseiros nunca tive problemas
deeps
***
Mensagens: 120
Registado: domingo, 12/out/2014, 04:43
Localização: lisboa

Re: Pintos doentes, a morrer, comprados em feira - o que faz

o meu pai costuma comprar galos capões na feira e até hoje nunca morreu nenhum e sao ciados ao ar livre no terreno so á noite é que voltam á capoeira.
a vezes compra pintos brancos mas tambem nao morrem, ja chegou foi a aconteceu em alguns andar tipo a tussir mas depois passar.
uma coisa que ja vi acontecer nesse pintos brancos que o meu pai tambem comprar foi bicarem na cabeça dos mais pequenos.
tipo o meu pai compra 20 e nesses 20 á sempre uns mais pequenos e reparei muitas vezes os mais desenvolvidos a bicarem na cabeça dos mais pequenos e se fizer sangue nao param ate o pinto morrer.
Cumprimentos

Lopes - Lisboa
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Pintos doentes, a morrer, comprados em feira - o que faz

Tudo depende das condicoes. Correntes de ar, pés molhados etc
João Carvalho
Mensagens: 2
Registado: domingo, 04/set/2016, 17:22

Re: Pintos doentes, a morrer, comprados em feira - o que faz

Os pintos "industriais" que se vendem nas feiras, tem origem em poedeiras de aviário. São aves de criação intensiva. Nestes casos, as rações fornecidas aos aviários têm uma série de fármacos, nomeadamente antibióticos, que actuam preventivamente contra doenças que, sem estes cuidados, aparecem garantidamente na produção intensiva, com os inerentes e incomportáveis prejuízos. Estes produtos tem concentrações previstas na lei.
Nas rações vendidas a saco, para o público geral, não é permitida a adição desses fármacos.
Os ovos provenientes dessas galinhas trazem, naturalmente, essas doenças "incubadas", bem como os fármacos que as neutralizam. Os pintos resultantes desses ovos tem dois destinos. O primeiro são os aviários de produção de frangos - que usam rações industriais, que trazem na sua composição os já referidos fármacos. O segundo é a venda a retalho, nas feiras e romarias, por este país fora.
Os pintos "de feira", para além de não terem, normalmente, condições ideais de higiene, temperatura e humidade, passam a ser alimentados com rações sem os tais fármacos. Estão lá as doenças, as condições para elas se espalharem, e faltam os "neutralizadores". Aconselharam-me misturar na farinha dos pintos leite em pó para borregos. Pois, este tem, na sua composição, os tais antibióticos... E estou a ter excesso de custo para comer frango igual ao de "aviário"...
Solução: comprar "pintos caseiros". Ou produzir os próprios pintos, com chocadeira natural ou artificial. Todos esses problemas desaparecem - desde que não se metam animais doentes, provenientes do exterior, na capoeira.
Faço 30 a 40 bicos por ano, com duplo objectivo de carne e ovos. Produzo os meus pintos: sai-me mais barato e deixei de ter problemas de doenças. Tenho cuidado em ir renovando as galinhas, normalmente por troca com outros produtores caseiros, para prevenir os efeitos da consanguinidade ao longo do tempo.
Ariadne
Mensagens: 2
Registado: quinta, 20/out/2016, 23:35

Re: Pintos doentes, a morrer, comprados em feira - o que faz

Parece o relato da minha própria história com o primeiro grupo de pintos que comprei numa feira.

Quando os bichos começaram a tossir, comecei por fazer perguntas às pessoas que (julgava eu!) eram menos ignorantes por já terem galinhas há muitos anos. As respostas que me deram foram todas inúteis, quando não mesmo absurdas. Só obtive mezinhas e superstições como, por exemplo, juntar-lhes malaguetas na água, ou aguardente, ou vinagre, até cortar as línguas das galinhas me sugeriram como remédio! :?

Eventualmente, depois de me ter morrido quase metade do bando, uma boa alma residente nos EUA respondeu ao meu apelo via internet: esta doença chama-se Doença Respiratória Crónica e é causada por uma bactéria (Mycoplasma gallisepticum). O remédio é um antibiótico chamado Tylan. Infelizmente, esta doença é como o herpes: depois da infecção inicial, os animais permanecem portadores por toda a vida, e pode haver recorrências dos sintomas. Também se trata de uma doença contagiosa, o que resulta numa série de problemas quando não se quer abater as aves...
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Pintos doentes, a morrer, comprados em feira - o que faz

Vinagre na água é uma prática comum com outro objectivo. Quanto à aguardente ou iodo cura uma constipação num pinto, agora se o problema for outro claro que o antibiótico é mais eficaz
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Pintos doentes, a morrer, comprados em feira - o que faz

As aves nao sentem o picante das malaguetas.
MAS as malaguetas teem altas concentraçoes de vitaminas e muitos compostos activos que previnem entre outras coisas constipaçoes.

O vinagre serve para baixar o pH da agua e so deve ser adicionado quando se usa uma agua com pH elevado em relaçao ao que seria o ideal.

O alho é um anti-elmitico natural e serve de desparasitante.

Isto nao sao mesinhas, é conhecimento ancestral que se transmite de geraçao em geraçao e deve ser respeitado e preservado.

Obviamente que se o animal tem uma infecçao bacteriana pode-lhe dar alho ao Kg que ele nao melhora, so la vai com um antibiotico ou entao esta saudavel o suficiente quando e afectado para criar os seus proprios anticorpos e torna-se imune.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Pintos doentes, a morrer, comprados em feira - o que faz

cable-man Escreveu:As aves nao sentem o picante das malaguetas.
MAS as malaguetas teem altas concentraçoes de vitaminas e muitos compostos activos que previnem entre outras coisas constipaçoes.

O vinagre serve para baixar o pH da agua e so deve ser adicionado quando se usa uma agua com pH elevado em relaçao ao que seria o ideal.

O alho é um anti-elmitico natural e serve de desparasitante.

Isto nao sao mesinhas, é conhecimento ancestral que se transmite de geraçao em geraçao e deve ser respeitado e preservado.

Obviamente que se o animal tem uma infecçao bacteriana pode-lhe dar alho ao Kg que ele nao melhora, so la vai com um antibiotico ou entao esta saudavel o suficiente quando e afectado para criar os seus proprios anticorpos e torna-se imune.
Atençao que quando falei em vinagre refiro.me a vinagre de cidra. Tem um objectivo bem mais complexo. No caso das galinhas é provado que acelera o crescimento e a qualidade dos ovos tambem enriquece
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Pintos doentes, a morrer, comprados em feira - o que faz

Viu um estudo cientifico a afirmar isso?

É que o estudo que eu li, ja da decada de 50, referia-se apenas ao pH da agua e a melhor absorçao dos animais do alimento fornecido quando o pH da agua de beber estava mais proximo do pH ideal de digestao.

o pH estar correcto tem uma funçao directa:
Aumentar a absorçao de aliemto por parte das aves.
Isto tem dois resultados directops:
1 - crescem mais depressa e discutivelmente mais saudaveis.
2 - poupa-se na raçao porque elas aproveitam uma maior percentagem do que ingerem, logo comem menos quantidade ou crescem mais com a mesma quantidade.

A utilizaçao do vinagre de cidra era referido apenas por ser a forma mais segura, barata e disponivel na altura para se fazer a correcçao do pH da agua.
O estudo era da industria americana.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”