ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: A trovoada interfere com a incubação dos ovos?

Virgílio Escreveu:Tou sempre aprender amigo, apesar de galinhas não se "assustarem " tão facilmente, na chocadeira também já te aconteceu morrer com trovoada?
Vai tudo à vida, chocadeiras , cocós, patos, tudo. Nao quer dizer que venha um relampago e mate tudo. Ate pode ser mais longe ou nao sei, so sei que quando vem pa matar mata mesmo. A mim aos meus vizinhos tambem
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: A trovoada interfere com a incubação dos ovos?

Acredite que se o relâmpago for ao ferro por baixo do ninho fica tudo esturricado lol
É verdade que o ferro atrai os relâmpagos porque é metálico, mas numa gaiola é indiferente, vai tudo à frente. Se for um ninho no solo e houver perto um pára-raios que tenha uma boa terra que leve a descarga para longe do ninho isso sim tem lógica, agora colocar metal por baixo do ninho não tem lógica nenhuma, acredite porque eu trabalho na área da eletrónica/eletricidade.
Mas lá está isso são coisas antigas que passa de boca em boca e passa a ser a verdade.
Por mais que você diga que consigo resulta isso é apenas coincidência.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
Virgílio
****
Mensagens: 448
Registado: domingo, 15/mar/2015, 18:30
Localização: Esmoriz
Contacto: Sítio web

Re: A trovoada interfere com a incubação dos ovos?

borllock Escreveu:Acredite que se o relâmpago for ao ferro por baixo do ninho fica tudo esturricado lol
É verdade que o ferro atrai os relâmpagos porque é metálico, mas numa gaiola é indiferente, vai tudo à frente. Se for um ninho no solo e houver perto um pára-raios que tenha uma boa terra que leve a descarga para longe do ninho isso sim tem lógica, agora colocar metal por baixo do ninho não tem lógica nenhuma, acredite porque eu trabalho na área da eletrónica/eletricidade.
Mas lá está isso são coisas antigas que passa de boca em boca e passa a ser a verdade.
Por mais que você diga que consigo resulta isso é apenas coincidência.
Ahahahahah
O que me ri agora

Agora sério, lógico como é ferro e não tem contacto algum com a terra, logo não tem como o relâmpago sair, logo ficava só o esqueletos dos pássaros,nem isso, mas é como eu digo cada caso um caso, as pessoas antigamente usavam tanta coisa ,que hoje em dia ponho as mãos a cabeça, depois acontecia coisas que não sabem explicar, os tempos eram outros.
Virgílio Monteiro
Cumprimentos

avesexoticasvm.blogspot.com
aves3xoticasvm.wordpress.com
avesexoticasvm@gmail.com
Avatar do Utilizador
Virgílio
****
Mensagens: 448
Registado: domingo, 15/mar/2015, 18:30
Localização: Esmoriz
Contacto: Sítio web

Re: A trovoada interfere com a incubação dos ovos?

ashwinder Escreveu:
Virgílio Escreveu:Tou sempre aprender amigo, apesar de galinhas não se "assustarem " tão facilmente, na chocadeira também já te aconteceu morrer com trovoada?
Vai tudo à vida, chocadeiras , cocós, patos, tudo. Nao quer dizer que venha um relampago e mate tudo. Ate pode ser mais longe ou nao sei, so sei que quando vem pa matar mata mesmo. A mim aos meus vizinhos tambem
Atenção amigo, não tou a "gozar" só me ri da expressão que o José escreveu, como eu te disse também já ouvi e li isso.
Virgílio Monteiro
Cumprimentos

avesexoticasvm.blogspot.com
aves3xoticasvm.wordpress.com
avesexoticasvm@gmail.com
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: A trovoada interfere com a incubação dos ovos?

Eu moro numa aldeia com 500 habitantes onde praticamente todos criamos animais em grande parte galinhas patos etc. Se alguem nao sabe o truque dos pregos eu digo que é a primeira pessoa que conheço que nao sabe. Aqui mito ou crença ou nao, toda a gente faz isso. Comigo posso afirmar que é uma coincidencia que resulta a 100% portanto serve.

Falaram em esturricar, atencao que nao é para construir um para raios. Um relampago faz uma ligacao electrica entre a nuvem e o solo, certas zonas sao mais afectadas pela descarga . O prego nao sei o que faz mas comigo ta sempre la

Ha quem tenha a teoria das femeas sairem do choco e quem diga que é o barulho. Para mim o prego sempre funcionou,
Avatar do Utilizador
Virgílio
****
Mensagens: 448
Registado: domingo, 15/mar/2015, 18:30
Localização: Esmoriz
Contacto: Sítio web

Re: A trovoada interfere com a incubação dos ovos?

ashwinder Escreveu:Eu moro numa aldeia com 500 habitantes onde praticamente todos criamos animais em grande parte galinhas patos etc. Se alguem nao sabe o truque dos pregos eu digo que é a primeira pessoa que conheço que nao sabe. Aqui mito ou crença ou nao, toda a gente faz isso. Comigo posso afirmar que é uma coincidencia que resulta a 100% portanto serve.

Falaram em esturricar, atencao que nao é para construir um para raios. Um relampago faz uma ligacao electrica entre a nuvem e o solo, certas zonas sao mais afectadas pela descarga . O prego nao sei o que faz mas comigo ta sempre la

Ha quem tenha a teoria das femeas sairem do choco e quem diga que é o barulho. Para mim o prego sempre funcionou,
Como eu disse é digo, já ouvi e li, não duvido nada do que estas a dizer, porque se formos preocupar com o "ferro" a maioria das gaiolas e ferro, logo estava tudo feito ao bife, só achei a ideia do José na minha opinião a que tem mais lógica em relação as crias morreram ,porque se assustam de noite e não conseguem ir para o ninho, logo as crias morrem se não mantiver a temperatura muito tempo, mas como também dizes que aconteceu o mesmo na chocadeira, já fico naquela, Entendes, ao certo no nunca saberemos, o justo e a lógica, ambas tem a sua lógica, uma mais que outra.
Virgílio Monteiro
Cumprimentos

avesexoticasvm.blogspot.com
aves3xoticasvm.wordpress.com
avesexoticasvm@gmail.com
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: A trovoada interfere com a incubação dos ovos?

Eu respeito a ideia que cada um tem. No entanto na minha opiniao essa teoria do jose e de muita muita gente nao faz tanto sentido.. Primeiro o sitio mais seguro para o passaro é no ninho, alem do mais as trovoadas ocorrem praticamente sempre de dia,é um fenomeno que se dá quando ha mais humidade. E em chocadeira tambem morrem. Agora acho que vamos ficar sempre na duvida, porque nao deve haver explicacao para isto. Para mim é a electricidade.

E lembrei-me agora uma vez para me abrigar duma brutal tempestade fiquei um bocado no palheiro onde tinha muitas galinhas no choco. Houve inumeros relampagos e as galinhas sempre na boa. Um deles caíu a uns 50 metros e até icendiou uma oliveira. Nesse dia tava com dois colegas meus e a conversa foi esse mito. Um deles nao percebe nada de aves e eu mostrei um ninho. Levantei a galinha e nao tinha cavilha, talvez porque me esqueci daquela, mas as outras tinham. Conclusao nasceram muitos e aquela galinha zero. E os ovos eram todos iguais e baralhados. Aconteceu-me com os patos bravos tambem inumeras vezes. Haviam trovoes so nasciam aqueles que eu achava o ninho e conseguia meter os pregos

Portanto amigos mito ou nao eu uso ferro ou aço perto dos ovos

Por isso eu digo que é um mito que funciona perfeitamente
Avatar do Utilizador
Virgílio
****
Mensagens: 448
Registado: domingo, 15/mar/2015, 18:30
Localização: Esmoriz
Contacto: Sítio web

Re: A trovoada interfere com a incubação dos ovos?

Ainda bem amigo, estamos sempre aprender, nunca tive muitos problemas com isso, apesar de já ter acontecido, também temos que ter atenção, já vai da zona em que estamos, provavelmente aqui no norte, "nunca" se tenha ouvido isso que dizes, Entendes, eu por acaso já, apesar de nunca ter achado ou tenha havido necessidade disso.
Virgílio Monteiro
Cumprimentos

avesexoticasvm.blogspot.com
aves3xoticasvm.wordpress.com
avesexoticasvm@gmail.com
tuga gomes
Mensagens: 28
Registado: domingo, 22/mar/2015, 09:25

Re: A trovoada interfere com a incubação dos ovos?

boa noite eu coloquei esta questao da trovoada tenho varias aves mas no fundo eu queria saber era o que se passava na chocadeira que e o que utilizo ultimamente quando veio esta trovoada faltava 2 dias para os pintos nascerem de 15 ovos ainda tirei 8 pintos
bacalhau
***
Mensagens: 194
Registado: quinta, 03/fev/2011, 20:25
Localização: golega/santarem

Re: A trovoada interfere com a incubação dos ovos?

e em que fase estavam os ovos(pintos) que não nasceram.
eu tb já ouvi isso de por um prego no ninho mas nunca utilizei
Etrry
Mensagens: 1
Registado: domingo, 31/mai/2020, 21:24

Re: A trovoada interfere com a incubação dos ovos?

Bom dia todos ;)
Ontem estive a ler a dica em relação a pôr um prego no ninho.
Peço desculpa a ignorância, mas a minha questão é:
Ponho o prego diretamente debaixo dos ovos ou posso pôr o prego debaixo do nino de palha, junto ao plástico?
Outra questão é, a primeira trovoada afeta logo os ovos que estão a 4 dias de nascer?
Obrigada 🙏
PauloCanarios
Mensagens: 6
Registado: segunda, 12/ago/2019, 23:55

Re: A trovoada interfere com a incubação dos ovos?

Boas amigos, sou do porto e tambem usava algo do genero ha 20 anos atras.

Uma lima de serralheiro por cima das gaiolas.

Se funcionava? Sim funcionava, ou seria coincidencia?

Hoje em dia utilizo uma luz de presenca no canaril, nao acontece nada com as trovoadas.

A semana passada, trovejou bastante e fui la ver o estado das coisas. Femeas com a cabeca levantada do ninho, mas sem sair. Sera da luz? Sera coincidencia?

Ficamos no mesmo dilema. ;)
RuiFilipe
Mensagens: 26
Registado: sábado, 07/jul/2012, 22:00

Re: A trovoada interfere com a incubação dos ovos?

Boas amigos
Realmente o efeito que tem a trovoada é como já aí disseram é o abandono dos ninhos pelas mães e outro efeito que tem é se os embriões já estiverem num estado avançado morrem com o barulho dos trovões pk entram em stress
É lógico tudo isso dependendo da distância da trovoada
O mito do prego e da cavilha até a quem meta um íman pk há quem defenda que a trovoada liberta energia que dá cabo de tudo mas amigos essa mesma energia existe diariamente na nossa atmosfera 😉😉😉

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”