Joaopm
Mensagens: 5
Registado: terça, 28/nov/2017, 20:17

Galinhas doentes - diarreia esbranquiçada

Fezes frango
Fezes frango
Boa noite

Alguem me consegue explicar que tipo de doença?
Todos os meus frangos estão com esta diarréia esbranquiçada.
Eles ficam magros e com a crista pálida, asas caídas, mas andam assim 2 meses ate morrer.
Falei com veterinários que me deram antibióticos para tudo e mais alguma coisa. Mas depois de tudo as aves continuam a morrer.
Já não sei o que fazer, foram criados com os faisões e apenas deu nos pintos e frangos.
Faisão nem um me morreu e já são adultos saudáveis.
Já me morreram mais de 100 aves.
Já ouvi falar tanta coisa, coccidiose, pulurose.
Vendi ovos para outros criadores e as aves que nasceram estão todas boas de saúde.
Ate alguns reprodutores me morreram.

Andei a ver o baycox, mas estamos a falar de 70 euros o litro. Mas comecei a dar iogurte de soja a um dos frangos e notei melhorias?

Será coccidiose? E que se for salmonela tenho de acabar com tudo.

Obrigado
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Galinhas doentes

Nao me parece coccidiose, costumam ser castanhas claras.
para ter a certeza dete um bocado de agua oxigenada em cima, se fizer espuma é proque tem sangue.

Sinceramente... 2 meses para morrer, com cristas palidas, sem perder apetite, parece-me mais parasitas externos do que algo interno.

O baycox so pode dar aos frangos, nao pode dar as galinhas poedeiras se aproveitar os ovos para consumo.

Que alimentaçao lhes da?
É medicamentosa ou simples?
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Joaopm
Mensagens: 5
Registado: terça, 28/nov/2017, 20:17

Re: Galinhas doentes

Boa noite
Obrigado pela resposta
Dou lhes ração 115 provimi, milho, trigo.
E claro verduras quando estão saudáveis.
Parasitas externos também pensei devido a crista mas não encontro nada.
E que a anos que tenho todo o tipo de aves e isto nunca me aconteceu.
Ate codornizes são mais frágeis e tenho sempre a nascer as vezes com pintos, e nada lhes aconteceu.
Já pus agua oxigenada e nada acontece.
Acho que talvez a melhor solução são as análises?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Galinhas doentes

Se já tiveste assim tantas baixas o que aconselho (já deverias ter feito) é recolher amostras de fezes e levar para um laboratório especializado nisso para ver que tipo de bactéria estamos a falar.
Também há a hipótese de já teres acertado no medicamento, mas quantidade/duração não foi a correta/suficiente e agora a bactéria está resistente ao antibiótico, por isso não se deve dar medicação sem saber do que se trata em concreto.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Joaopm
Mensagens: 5
Registado: terça, 28/nov/2017, 20:17

Re: Galinhas doentes

Obrigado
Acho que e o melhor a fazer que e para a próxima época não ter o mesmo problema.

Mas a questão e que já fui a dois veterinário aqui na minha zona e eles ajudaram me mas como tem especialidade em cães e gatos, ate eles ficam a nora.

Vou tentar encontrar um especializado

Obrigado
Anexos
Rabo do frango
Rabo do frango
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Galinhas doentes

Se nao ferve, nao faz espuma, nao tem sangue, pelo que coccidiose nao é.
Nem coccidiose nem mais nada que ataque o sistema digestivo dos bichos e os faça perder sangue pelas fezes.

Os piolhos, se forem de facto piolhos, so estao nos animais durante a noite, durante o dia estao escondidos.
O que aconselho, para ter a certeza que naos e tratam de facto de piolhos, é ir la a meio da noite ja com elas a dormir, por esta hora por exemplo, e pegar em duas ou tres para ver se no pescoço, na crista e junto a cluaca nao tem de facto infestaçao de piolho vermelho.

A provimi, tal como todas as outras marcas, tem mais do que uma versao do memso numero de raçao.
Existem as linha Hobby ou domestica ou caseira que sao raçoes simples e existem as raçoes medicamentosas, profissionais.
Se ler o rotulo ele diz se tem coccidiostaticos ou nao, e se sim quais sao.
De qualquer forma coccidiose nao é pelas analises as fezes.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Joaopm
Mensagens: 5
Registado: terça, 28/nov/2017, 20:17

Re: Galinhas doentes

Já agora deixo aqui uma experiência ( desabafo) para que as pessoas não pensem só em dinheiro mas no bem estar dos animais.

Tenho galinhas de raça ha seis anos e em 2016 diz mas um galinheiro, impprtei uns ovos de malines da Bélgica de um criador profissional. Apenas 6 ovos para experimentar e nasceram me 4 pintos, que e muito bom para ovos que estão quase uma semana embalados.
Todos eram frangas, e em dezembro do ano passado andei a procura de um galo. Encontrei algumas pessoas que tinham a variados preços. Falei com um criador federado que tinha um por 40 euros, mas as finanças como não eram muitas encontrei um senhor perto da minha zona que tinha para venda a 20 euros.
Encontrei mais barato e fiquei todo contente.

Trouxe o galo, deixei em quarentena 2 dias com vitaminas e depois meti o junto com as galinhas.
Passados 3 ou 4 esse galo e o primeiro a morrer. Passado uns tempos morreram me mais 3 femeas.
No galinheiro tinha as minha quadra de Sussex. Morreram me 2 galinhas.
No galinheiro seguinte as minhas cemani, nada aconteceu.
No galinheiro seguinte morreu me o meu galo wyandotte.
Todos eles com os mesmos sintomas.
Isto tudo no mês de janeiro. Dei vitaminas, desinfectei as instalações e não consegui detetar o problema.
Mas pronto, durante 2 meses mais nada aconteceu, e em marco comecei a chocar os primeiros ovos.
Tudo estava. Correr bem, primeira ninhada da época saudável, já fora da maternidade. Saudáveis
Meados de abril nasce a segunda ninhada e foi ai que os problemas voltaram. Nunca mais consegui um frango ate a idade adulta ate hoje.

Agora, pergunto me, sera que tudo começou com esse galo malines, talvez sim ou não, nunca irei saber.

Isto tudo para dizer, tenham muito cuidado com as aves que compram, porque anda por ai muita gente que compra uns pintainhos e depois pensam que vão enriquecer, tendo os animais sem condições e com ma alimentação, já para não falar nos ovos.
Eu errei e aprendi que como dizem o barato fica caro.
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Galinhas doentes

quarentena sao 40 dias, nao 2.

4 nascidos em 6 enviados do estrangeiro, é mesmo muito muito bom!!
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Joaopm
Mensagens: 5
Registado: terça, 28/nov/2017, 20:17

Re: Galinhas doentes - diarreia esbranquiçada

Boa tarde

Depois de 2 semanas a espera do resultado das análises ao sangue e fezes, finalmente chegaram e nao foi detetado nenhum parasita interno.
Apenas o numero de glóbulos vermelhos estava drasticamente baixo, ou seja tinha uma anemia bastante severa.
O que me leva crer que apesar de eu não ter detetado, algum parasita externo que sugou o sangue.
Já fiz uma desinfecção severa nas instalações com chama de fogo direta em todas as brechas e paredes e pulverizado com cloro.

Já pesquisei mas nada encontro, sera que algum produto para prevenção aplicando diretamente nas aves, assim como temos o program para cães e gatos?

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Galinhas doentes - diarreia esbranquiçada

Nas aves pode por Naken Tropfen (nao sei como se escreve) da Hesanol.

Nos capoeiros pode colocar terra de diatomaceas, uso desde que tenho bicharada e nunca tive problemas.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”