FranBanca
Mensagens: 2
Registado: sábado, 01/jan/2011, 12:18

Criação de Galinhas de Angola (Fracas)

Boas amigos :)

Começei a algum tempo a fazer criação de Galinhas de Angola, a quem de o nome de fracas..etc, e então tenho pesquisado e não tenho obtido muita informação a cerca de metodos para fazer a criação, como por exemplo, quantas femeas é necessario para cada macho...como destinguir o macho da femea tanto em pinto como ja em galinha uma vez que parecem ser todos iguais...alturas do ano em que metem ovos e como fazer para tirar na chocadeira (quantos dias, temperatura...), qual o habitaculo...espaço ideal para elas, etc!

Agradeço qualquer informação, tambem faço criação de codornizes e em breve perus, perdizes e galinhas de raça (grandes)...se poder ajudar, é so perguntar :)

Abraço.
João Samuel
*****
Mensagens: 860
Registado: quarta, 29/abr/2009, 01:03
Localização: Estarreja
Contacto: Sítio web

Re: Criação de Galinhas de Angola (Fracas)

boas
não sei responder à maioria das perguntas, pois tenho algumas fracas, mas ainda não criaram cá em casa... são novitas...
Só sei distinguir os machos das fêmeas quando são grandes (adultos): os machos têm as últimas penas das asas, quando abertas, brancas, enquanto que as fêmeas têm-nas cinzentas, da cor do resto do corpo...
Samuel
http://avesdosamuel.blogspot.com --> Visitem (novas fotos e informações)
Criador33
****
Mensagens: 256
Registado: domingo, 19/jul/2009, 20:26

Re: Criação de Galinhas de Angola (Fracas)

Boas,

Vou tentar ajudar pois á uns anos fiz criação de fracas em casa com sucesso, mas desisti da especie, embora a carne fosse muito boa porque são aves que fazem um barulho infernal.
Em adulto eu distinguia os sexos pelos "capacetes" delas os machos eram mais levantados que os das fêmeas.
Eu tinha um casal apenas, e as criações que tive foram feitas através de cocóas a quem colocava os ovos e elas faziam o frete de os tirar. Já não tenha a certeza se era 21 ou 30 dias no choco, mas lembro-me que os ovos das fracas são duros quase como pedras! Também me lembro que algumas aves nasciam com defeciencias, desde pernas tortas á coisa mais esquezita que vi numa ave até hoje, um pequeno a nascer com o cérebro á mostra! Já tiva as aves á cerca de 10 anos e ainda tenha essa imagem na minha memória. :shock:

Julgo que elas criam a partir de Março/Abril e tinha-as á solta ainda com algum espaço para vaguearem e colocavam os ovos onde calhava, eu é que tinha de os procurar...

Espero ter ajudado em alguma coisa
FranBanca
Mensagens: 2
Registado: sábado, 01/jan/2011, 12:18

Re: Criação de Galinhas de Angola (Fracas)

João Samuel Escreveu:boas
não sei responder à maioria das perguntas, pois tenho algumas fracas, mas ainda não criaram cá em casa... são novitas...
Só sei distinguir os machos das fêmeas quando são grandes (adultos): os machos têm as últimas penas das asas, quando abertas, brancas, enquanto que as fêmeas têm-nas cinzentas, da cor do resto do corpo...
Sim...foi o que me ensinaram, mesmo sendo pintos tem essa pena branca os machos, mas depois mudam de penas e parece-me que alguns devem ficar sem ela...n sei!
Tb ja me disseram que era pelas patas...o macho tem elas mais finas em adulto...ou tb por umas coisas penduradas junto ao pescoço vermelhas o macho tem elas mais compridas, e eu mesmo tentei verificar melhor na crista...chifre, tb julgo que existe alguma diferença...em tamanho grossura...mas, n tenho certezas absolutas de nada, n é facil :(

Outra coisa...o ano passado so tinha 3...duas estavam a meter ovos "poucos" e de umas 3 duzias nenhum ovo estava galado!!!! :(
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Criação de Galinhas de Angola (Fracas)

Possivelmente eram todas femeas!
Os machos são maiores e com os apendices da cabeça ( corno e as barbelas) maiores, o comportamento dos machos é muito diferente do das femeas, estão sempre mais alertas e o cantar também é mais ruidoso, o delas é o tipico "estoufraca..." de onde vem o nome.
Quanto á criação o periodo de incubação são 28 a 30 dias, e normalmente nascem bem na incubadora com os mesmos paramentros dos ovos de galinha.
Hugo Barbosa
joao1961
****
Mensagens: 322
Registado: quinta, 30/set/2010, 22:37

Re: Criação de Galinhas de Angola (Fracas)

Olá o metodo mais fiavel de reconhecimento do sexo das fracas são duas diferenças nada tem a ver com a cor pois existem fracas de todas as cores desde brancas ate pretas os macho tem o corno maior e teem os cadilhos muitos maiores e mais largos leia se as duas abas que estam penduradas debaixo do bico há quem chame brincos seja em que côr for os macho teem.nas muito maiores e mais largas mas ressalvo em aves adultas , existem duas especies de fracas umas grandes que veem de fora e teem ja a asa operada para não voarem e existem as normais mais pequenas que as galinhas que sendo de criação tradicional fazem o ninho escondido e vão pondo a postura aparecendo depois com os pintos atras isto andando em liberdade espero ter ajudado
AlexFabian
Mensagens: 1
Registado: sábado, 25/jun/2011, 19:26

Re: Criação de Galinhas de Angola (Fracas)

tragopan Escreveu:Possivelmente eram todas femeas!
Os machos são maiores e com os apendices da cabeça ( corno e as barbelas) maiores, o comportamento dos machos é muito diferente do das femeas, estão sempre mais alertas e o cantar também é mais ruidoso, o delas é o tipico "estoufraca..." de onde vem o nome.
Quanto á criação o periodo de incubação são 28 a 30 dias, e normalmente nascem bem na incubadora com os mesmos paramentros dos ovos de galinha.
Hugo Barbosa
Bom dia. Pode criar na cidade, zona urbana, não tem lei que proiba por conta do barrulho?
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: Criação de Galinhas de Angola (Fracas)

Depende dos vizinhos que tenha, eu tive-as numa aldeia onde vivia muita gente mas havia quintais por todo o lado e nunca tive problemas. Tudo depende dos vizinhos, as leis dizem que não podemos ter nada de animais caso habitemos numa região urbana, ninguem faz nada até haver uma acusação e aí temos problemas quer porque fazem barulho, cheiram mal, têm piolhos :)...............................Tudo tem a ver com os bons ou maus vizinhos.
Ajv.couto
Mensagens: 21
Registado: quinta, 27/mar/2014, 18:38

Re: Criação de Galinhas de Angola (Fracas)

Boa noite.
E podem estar junto com galinhas e patos?
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Criação de Galinhas de Angola (Fracas)

Ajv.couto Escreveu:Boa noite.
E podem estar junto com galinhas e patos?

Com espaço sim mas atencao que o macho é muito agressivo na altura da criaçao. Ha sempre muita mesmo muita briga

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”