Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

27m x 4m - Várias aves (descrição geral na página 3)

Boas noites

Ja andei ca pelo forum pela area dos bicos curvos, comecei a construir um viveiro... e depois descobri que sou alergico as penas... ou a outra coisa qualquer, mas cada vez que limpava a gaiola temporaria das caturras, ficava com os olhos que parecia ter estado a soldar sem mascara.

Agora tenho oportunidade de num espaço de cerca de 20 metros de comprido, por 4 de largura, isolado a cimento a toda a volta, construir um viveiro para aves de capoeira.
A ideia era ter aquilo em terra, manter so 2 ou 3 especies de bichesa que nao me obrigasse a andar a limpar o chao. Fosse so dar comida e agua.

Eu tenho uma area de aproximadamnete 20 metros * 4m com uma estrutura metalica de suporte para paineis solares.
a minha ideia era usar essas estrutura como apoio para uma rede, e fazer la uma capoeira de tamanho nao muito pequeno.
MAS, quero comunitario, nao quero divisoes.

A estrutura base, do lado esquerdo:
Imagem

e do lado direito:
Imagem

Portanto, peço ajuda a quem puder e quizer:

1- Que especies posso colocar?
2 - Quantos machos e quantas femeas de cada?
3 - que condiçoes tenho de lhes proporcionar para que elas criem sem interferencia minha.

Estava inclinado para algo dentro de codornizes, perdizes ou faizoes.
Mas ja ca vi montes de faisoes diferentes... nem sabia que havia tantos.
por isso, sejam o mais especificos possivel.

Informaçao de onde os adquirir, tambem agradeço :)
Última edição por cable-man em segunda, 29/mai/2017, 03:12, editado 4 vezes no total.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: 20m* 4m, comunitario, o que ca por?

Boas

As opções são enumeras. Tal como já viu há muitas espécies disponíveis de faisões com mais ou menos cor, mais ou menos agressivos, que criam melhor ou pior, mais ou menos sensíveis, mais ou menos caros..........
Eu pessoalmente tenho muitas dos meus faisões com rolas mas poderá ter com outros passeriformes. Poderá ter com melros, passeriformes exoticos ou autoctones.....
Devido a estes factores todos é dificil de lhe dizer o que quer que seja. Pessoalmente eu sou apaixonado pelos Tragopans por isso aconselho os a toda a gente. são resistentes ao frio mas não gostam de calor mas isso pode ser resolvido com colocação de bastante arvoredo no aviário para terem sombra.
Poderá ver algumas fotos minhas dos meus aviários e das minhas aves e ter uma ideia do que se pode ter e como em termos de faisanideos.
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: 20m* 4m, comunitario, o que ca por?

do qque menciona, ha dois factores que me sobressaem:

Tal como já viu há muitas espécies disponíveis de faisões com mais ou menos cor
-indiferente, sao todos bonitos

, mais ou menos agressivos,
- isto é importante, uma vez que nao quero mortes la dentro

que criam melhor ou pior,
- criar melhor ou pior... se for no sentido de quantidade, é indiferente, nao pretendo fazer disto meio de vida
- Se for no sentido de criarem ou nao criarem sem a minha interferencia, ja me faz diferença proque nao queria ter de andar a apanhar ovos paraos chocar

mais ou menos sensíveis,
- como sou maçarico nisto, quanto mais resistentes a erros, melhor.

mais ou menos caros..........
-So conto comprar 1 vez, por isso este factor nao é importante.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: 20m* 4m, comunitario, o que ca por?

Estive a ver o blog, e o site das fotos.

O blog tem um aspecto engraçado, mas é quase impossivel de se ler. A foto de fundo funde-se com o texto, torna o texto quase imperceptivel.
Mas tens fotos muito ficholas.

Essas pombas da fruta, pode estar com os tragopans?

Em relaçao a arvoredo, nao posso deixar crescer muito, por causa dos paineis.
so arbustos rasteiros, menos de 1 metro de altura.
No entanto o espaço tem muita sombra, é suposto serem os paineis a apanhar o sol :)

Estive a ver as fotos, confesso que nao as vi todas, mas nao encontrei detalhes das capoeiras.
é porque nao precisam? basta so o espaço aberto com os arbustos?

O que comem esses bichos?
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: 20m* 4m, comunitario, o que ca por?

Boas
Agradeço desde já os comentários ao blogue que vou alterar pois tem razão, há partes que não se consegue ler.
O problema de convivência dos tragopans com rolas é que os tragopans fazem o ninho em lugares altos, na natureza eles utilizam ninhos velhos de corvos ou gralhas, ou outras estruturas onde possam fazer o ninho. Há relatos de ninhos a mais de 15 metros do solo. Assim o problema é que eles passam muito tempo empoleirados e com isso descobrem os ninhos das rolas e comem por vezes as crias destas caso estejam expostos. Se se conseguir fazer com que as rolas criem em caixas ninhos encostados ao tecto da gaiola não deve haver problemas.
O arvoredo o ideal é deixa-lo ir o mais alto possível pois quer as aves mais pequenas gostam de se empoleirar bem alto.
Na minha pagina de fotos do picasaweb poderá ver as minhas instalações no entanto eu tenho uma parte coberta para por a comida e água e para eles se poderem abrigar em dias de tempestades.
Em relação aos tragopans, eles são resistentes, criam relativamente bem em termos de reprodução natural, no entanto as jovens fêmeas terão maior dificuldade em criar as suas próprias crias mas isto também acontece com as aves selvagens.
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: 20m* 4m, comunitario, o que ca por?

Estive a coscuvilhar as fotos, e nao me parecem os cercados terem mais de 3 metros de altura.
Ou é so ma visao minha?

Ate aos 3 metros ou 3 metros e meio, ainda posso ir. Mas mesmo assim so numa ponta da estrutura.
Mais do que isso é que nao.

E codornizes? pode-se ter junto?
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
tragopan
***
Mensagens: 180
Registado: terça, 08/abr/2008, 13:19
Localização: Figueira da Foz
Contacto: Sítio web

Re: 20m* 4m, comunitario, o que ca por?

boas

Os meus aviários têm 2,5 de altura que acho que já é razoável por isso se pode chegar aos 3 metros está óptimo.
Codornizes ou predizes poderá ter com tragopans sem problema, o único problema com os tragopans é mesmo com aves que façam ninho nas árvores pois podem comer as crias quando estas são pequenas mas isso só acontece em espaço pequenos em que facilmente encontram os ninhos das outras aves.
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: 20m* 4m, dividido em especies

Bem... e a procura de informaçao para a minha nova aventura, descubro que ja ca tinha procurado o mesmo :)
Portanto, vou voltar a uma nova velha aventura :)

Ate ao momento tenho mantido codornas da california numa capoeira com uns 200*60*80.
Mas queria memso dar utilizaçao aquele espaço que estava nas fotos que agora desapareceram.
Vou tentar alojar novas de forma mais permanente.

Nao vou abrir um novo topico, uma vez que aa ideia e o espaço sao sensivelmente os mesmos, mas com algumas alteraçoes:

Vou dividir em 8 espaços de 2*3 metros e outro de 4*4, em vez de ser aamplo.
O metro a menos, na largura dos de 2 metros uma vez que originalmente eram 4 metros, é para fazer um corredor tambem ele vedado, de accesso as capoeiras individuais.

A ideia:
Capoeiro de 400*400 = Galinhas... ainda nao sei quais, umas bonitas e grandes para por ovos para aproveitamento de ovos e frangos
Capoeiro de 160*300 (um dos 8 que é ligeiramnete mais pequeno)= Codornizes da California, ja tenho algumas num capoeiro piquenino. A ideia e aproveitar ovos e carne.
6 Capoeiros de 200*300 = 6 especies de faisoes
1 capoeiro de 200*300 + corredor de 16*1metros = possivelmente uns paavoes... ainda nao esta decidido e por isso é que preciso de conselhos dos mais experientes :)
Última edição por cable-man em quinta, 27/ago/2015, 23:21, editado 1 vez no total.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: 20m* 4m, comunitario, o que ca por?

Estive a tirar medidas e as coisas sao aiores e mais pequenas do que eu pensava.

Entao, de frente cada capoeiro vai ficar com 225cm, excepto o mais pequeno que so tem 200.
De comprimento ficam com 2.60 metros, proque a parete para corredor tem 1.40. Eu pensava ser mais estreita.

De altura, ou 210 ou 300... ainda tenho de me decidir como fazer isto. mas em principio ficam com 180 na parte mais baixa e 300 na parte mais alta.

Estive a ver rede e para as codornas vou usar rede electrosoldada de 25*25 e para os faisoes 50*50, é suficiente? ou pode ser maior? é que quanto maior o buraco mais barata é a rede e ainda tenho uns metros valentes para comprar...
Isto, para as laterais.
Para por por cima estava a pensar usar rede plastica para viveiros exteriores, mais barata que a zincada e o fabricante diz ter uma durabilidade de 15 aa 20 anos...
Antes da rede acabar ja eu desisti da passarada ou entao ja investi numa coisa maior porque consegui rentabilizar a coisa.
Lado direito, onde fica  aentrada para o corredor principal
Lado direito, onde fica aentrada para o corredor principal
Lado direito, onde fica  aentrada para o corredor principal
Lado direito, onde fica aentrada para o corredor principal
Anexos
Lado esquerda, para os galinaceos
Lado esquerda, para os galinaceos
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: 20m* 4m, comunitario, o que ca por?

Naos ei proque é que ficaram duas fotos iguais, eu so carreguei uma vez.

As grades pretas sao um reaproveitamento dos gradeamentos das escadas antigas ca da casa, antes do tornado, e vou colocar em cima do muro a toda a volta para evitar entrada de predadores maiores, caes vadios e raposas, que poderiam conseguir destruir a rede mais fragil.

Ja agora, agradecia ajuda em relaçao a malha da rede para os faisoes.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: 20m* 4m, comunitario, o que ca por?

Eu cá gostei foi de ver os paineis fotovoltaicos :D
É autoconsumo ou venda?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: 20m* 4m, comunitario, o que ca por?

:)
Venda.
Nao compensa autoconsumo por equanto, os inversores sao muito caros.
Tenho 6 paienis de 250Wh cada a fazer de chapa de telheiro, sem estarem ligados a lado nenhum, que eram para autoconsumo. Os paineis foram de borla, mas o inversor custa-me o equivalente a quase 20 anos de energia a 20cents o KWh
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: 20m* 4m, comunitario, o que ca por?

What? :shock:
Impossivel!
Quanto custa esse inversor?
Para essa potência (1500w) arranja-se inversores por 500-700 euros, se consumir tudo o que produz em 2 anos tem o sistema pago porque já tem o resto. Também pode optar por micro-inversores mas deve ficar mais em conta um inversor central.
Que crime deixar os módulos sem utilidade!!
Se quiser eu dou-lhes utilidade :P
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: 20m* 4m, comunitario, o que ca por?

1KHp de painel fotovoltaico produz em media, uns dias mais outros menos, 3.5KWh por dia.
3.5KWh * 0.2 Euro * 30 Dias = 21 Euro por mes
Parvoice minha, memso a 1200 euro, conta que eu tinhaa feito na altura para um inversor, sao so 5 anos ou pouco mais.
Agora que fui refazer as contas ja vi que foi asneira minha nas contas...

Mas tinha usado um valor mais elevado para o inversor, porque com tao poucos paineis, apesar da potencia ainda ser elevada, a tensao é muito baixa, 24V em paralelo ou 120V em serie, e os inversores que aparecem sao so os microinversores 1 para cada painel + a ligaçao central = muito mais guito.
Dava para 5 paineis cerca de 1200 euro, o sexto painel é para baterias para iluminaaçao directa a LEDs do sistema aquaponico, das garagens, do armazem e dos futuros hipoteticos capoeiros.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: 30m* 4m, dividido com faisoes pavoes galinhas codornas -

Ora 6 módulos de 250w dá 1500w e não 1000w.
Com 1500w tem uma produção de 2230 kwh/ano.
2230*0.20=446€/ano, logo só comprando apenas o inversor tem o retorno em 2/3 anos.
O valor da produção é uma estimativa para o porto, já com perdas e com inclinação 35º virados para sul, mas regra geral para o resto do pais não difere muito.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Voltar para “Fasianídeos / Aves de Capoeira e Avicultura”