zeus
Mensagens: 11
Registado: domingo, 21/jul/2013, 13:16

Que espécie é esta ave? (Resolvido: Melro / fotos)

Ola

Vou contar uma pequena historia.
Á cerca de um mês reparei num pequeno animal junto a uma roda do carro (Não da foca),fui ver o que se passava e deparei-me com um pequeno pássaro que ainda não tinha a penugem toda e andava de um lado para o outro.
Na altura era todo preto e bem pequeno do tamanho de um punho fechado mais ou menos.
Apanhei-o e trouxe-o para casa pensei que ira morrer pois não iria comer,,,,enganei-me faz as maravilhas da pequena e sempre o fez :contaovelhas: :contaovelhas:
Pensei que era um Melro mas afinal não o é.
Esta numa gaiola bem grande mas acho que o destino de uma animal deste porte não é estar fechado numa gaiola.
Provavelmente fiz mal em o ter apanhado mas não voava e estava bem desorientado,enfim coisas do destino.
Agora deixo vos uma foto para que me possam ajudar na identificação da espécie.
È malhado castanho debaixo do peito com porte bem atlético e garras bem grandes e afiadas,a cauda é branca no meio e preta no fim.
Entretanto disseram-me que no parque ecológico no monsanto aceitam este tipo de animais era minha intenção deixa-lo entregue por lá e ver se eles o reabilitavam.

Ora então cá fica a foto que especie acham que é????? : :assobio: :ajuda: :ajuda:
jt9s.jpg
NFF
***
Mensagens: 174
Registado: domingo, 18/jul/2010, 17:08

Re: Que espécie é esta ave? (foto)

Boa noite,
Para mim é um melro juvenil, como dizia a anedota as penas brancas ao meio é só para enganar eheh (deve ter sido uma descoloração ou uma pequena mutação que, se realmente o for, voltará a aparecer nas penas de adulto) Quem nunca viu um melro na natureza com umas penas brancas?
Estas aves são muito precoces a sair do ninho, se por alguma razão os apanharem o melhor será deixá-los num local protegido dos gatos, mas perto de onde o encontraram. Os pais normalmente andam por perto e acodem aos chamamentos.
Cumprimentos.
Última edição por NFF em quarta, 24/jul/2013, 21:15, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
B-Machado
****
Mensagens: 353
Registado: terça, 17/jul/2012, 10:56
Localização: Porto, Portugal

Re: Que espécie é esta ave? (foto)

Boas,
Tal como já referiram trata-se de um melro, quanto as supostas penas brancas, a mim parece-me tinta mas só mesmo vendo a ave ao vivo para confirmar, possivelmente pode ter passado por algum lugar onde estavam a pintar e a tinta ainda estava fresca...
Cumprimentos,
Bruno Machado
Avatar do Utilizador
Flavio Silva
***
Mensagens: 128
Registado: sábado, 26/jan/2013, 17:50

Re: Que espécie é esta ave? (foto)

Nao se pareçe em nada um melro
Para mim isso e mais um tordo comum do que um melro
NFF
***
Mensagens: 174
Registado: domingo, 18/jul/2010, 17:08

Re: Que espécie é esta ave? (foto)

E é mesmo da família dos tordos. ..é um turdus merula, cujo nome comum é melro. Neste caso juvenil.
Cumprimentos
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Que espécie é esta ave? (foto)

É sem duvida um melro, e essas penas brancas são perfeitamente normais, a ocorrência dessa mutação ocorre mais ocasionalmente junto a zonas ribeiras (pelo que tenho visto), e essa penas dificilmente vao mudar para o ano, já tive um melro quase branco quando era novo, e na minha zona costumo ver alguns com penas brancas ;)
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
caixeiro
Mensagens: 24
Registado: domingo, 03/jun/2012, 16:06

Re: Que espécie é esta ave? (foto)

Boas.... posso estar enganado mas isso não e um melro , tenho visto na zona do lumiar bastantes e não sei o que e ?
e também em Portimão.....mas melro não me parece .
Forsaken
***
Mensagens: 220
Registado: quinta, 25/jul/2013, 21:31

Re: Que espécie é esta ave? (foto)

Parece-me um melro fêmea ou juvenil, vejo montes deles no meu bairro, achei estranho ao princípio mas depois de pesquisar descobri que é melro. Estranho como nunca tinha visto melros assim, só vejo os pretos.
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Que espécie é esta ave? (foto)

é um melro preto sim, em fase de escurecimento. quanto à mutação, em melros é bem comum, até custumam ser mais malhados que esse.
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
pirata27
Mensagens: 15
Registado: sexta, 02/ago/2013, 15:37

Re: Que espécie é esta ave? (foto)

Sim também me parece um melro mas esse rabo é que deixa duvidas.
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: Que espécie é esta ave? (foto)

não, nem tanto, é uma mutação bem comum em melros
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
zeus
Mensagens: 11
Registado: domingo, 21/jul/2013, 13:16

Re: Que espécie é esta ave? (foto)

Ola amigos apenas para vos dar um feed back desta magnifica ave.
A mesma já voa muito bem é muito inteligente,anda pela casa e já não suja todo por todo o lado voa no terraço mas não voa para longe mantém-se junto a mim e á gaiola..
Apesar de me ter afeiçoado á mesma creio que estou a ser contra natura ao a fechar num espaço fechado pois passo muito tempo fora de casa e em sempre tem a atenção o o seu desejo de voar satisfeito.
Sendo assim entrei em contacto com o centro de acolhimento de aves do Monsanto e e irei entregar a mesma o neste sábado ao cuidado dos mesmo sei que será bem tratada e que seguira o seu ruma é uma fêmea de melro e muito bonita toda a gente que a vê lhe acha piada mas isso são outros pós .
A natureza ditará o seu futuro que espero que lhe seja muito favorável.
Obrigado pela vossa colaboração continuarei registado e na certa que vos visitarei varias vezes.

Vitor
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Que espécie é esta ave? (foto)

Se puderes tirar uma foto antes de a entregar era porreiro :D
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
zeus
Mensagens: 11
Registado: domingo, 21/jul/2013, 13:16

Re: Que espécie é esta ave? (foto)

borllock Escreveu:Se puderes tirar uma foto antes de a entregar era porreiro :D

Ola assim o fiz logo que possa coloco as fotos.
O pessoal do centro do Monsanto é 5 estrelas a ave é identificada perguntam sobre o historial e solicitam alguns dados de contacto nada de mais.
A ave ficou aos seus cuidados e dão um numero para que possamos verificar o andamento e acompanhamento dos desenvolvimento do animal.
Assim que sai de lá foi ver as minhas duas pequenas (diga-se)esposa e filha a inundarem-se em lágrimas a minha filha foi até ao DV a perguntar com lagrimas nos olhos o passarinho de tão baixinho que falava mal se ouvia.

Para a semana vou tentar saber do andamento do processo de adaptação da ave e postando alguns dados para vç´s.

ps.assim que puder ponho as fotos
zeus
Mensagens: 11
Registado: domingo, 21/jul/2013, 13:16

Re: Que espécie é esta ave? (foto)

Como prometido cá ficam as fotos da pequena :lol:
utzf.jpg
tz4z.jpg
yxtr.jpg
ffpu.jpg
da85.jpg
ehfd.jpg
55uj.jpg
1nxt.jpg
vel6.jpg
eltk.jpg


Estas foram as últimas ainda em casa :(

Voltar para “Outras Aves”