Ricky
Mensagens: 5
Registado: domingo, 03/ago/2014, 06:23

Verdelhão sem penas [ajuda]

Boa noite,

Recentemente, há cerca de 2 ou 3 meses, resgatei um verdilhão bebé da boca de um cão. Alimentei-o à mão com papa cria e água e recuperou muito bem.
Acabei por decidir não o libertar pois acredito que não sobreviveria muito tempo em liberdade. Não tem noção do perigo pois habituou-se aos nossos cães e gatos de quem não foge e, por outro lado, quando o solto, segue-nos e não voa senão quando incitado e impulsionado por nós... Parece bem de saúde, come bem e é bastante activo. Não obstante tem apresentado uma queda de pena que me parece não ser normal... começou há cerca de um mês e meio, mas, na altura, desvalorizei pensando que seria talvez a usual época de renovação de penas. Neste momento já estou preocupada... sou cuidadosa com a higiene da gaiola, mas não sei se usarei os produtos adequados. Entretanto, há cerca de um mês, dei-lhe antibiótico na água
( enrofloxacina - enroflox), por na altura me parecer adoentado- situação que ultrapassou ou simplesmente nunca existiu. Não lhe coloquei nenhum desparasitante externo, pois tive receio... devo fazê-lo e qual? Pulmonsan? Quais os riscos ao usar Pulmonsan? Qual poderá ser a causa do problema? parasitas, ácaros, carência alimentar? falta de cálcio?
Relativamente à alimentação dou-lhe mistura para canários, papa de cria e uma papa amarela ou laranja. Come também uns sticks com sementes de que gosta muito e, de vez em quando, alface ou maçã.
Agradeço a atenção e a experiência de quem me puder ajudar.
Anexos
IMG_2543[1].JPG
IMG_2547[1].JPG
IMG_2522[1].JPG
IMG_2549[1].JPG
Justo
***
Mensagens: 52
Registado: sábado, 02/ago/2014, 19:55

Re: verdilhão sem penas

a mim ocorreu-me o mesmo resgatei uma cria e alimentei-a a mao e aconteceu o mesmo
Obrigado e um abraço

Justo
ruileote
***
Mensagens: 72
Registado: terça, 06/mai/2014, 10:30

Re: verdilhão sem penas

Stress?
Justo
***
Mensagens: 52
Registado: sábado, 02/ago/2014, 19:55

Re: verdilhão sem penas

nao me parece o meu anda bem contente no meio dos canários e mesmo assim parece um rato careca se-calhar poderá ser de serem novos nao faço a mínima ideia porque estao assim
Obrigado e um abraço

Justo
NunoP
***
Mensagens: 128
Registado: quinta, 06/dez/2012, 18:13

Re: verdilhão sem penas

Calor?
Vicio antigo: apostar em futebol! Novo vicio: Criação de aves!
Ricky
Mensagens: 5
Registado: domingo, 03/ago/2014, 06:23

Re: verdilhão sem penas

Continuo sem perceber a causa... Desconfio agora de parasitas externos.Qual o melhor produto para isso? Pois parece que o Pulmonsan é só para ácaros internos , na traqueia... Noto tb que coça muito o bico nos poleiros...

Obrigada pelo feedback
Justo
***
Mensagens: 52
Registado: sábado, 02/ago/2014, 19:55

Re: Verdelhão sem penas [ajuda]

o meu faz o mesmo
Obrigado e um abraço

Justo
Setubal
Mensagens: 20
Registado: terça, 20/mai/2014, 19:36

Re: Verdelhão sem penas [ajuda]

Boas,

Pulmosan não é mau tem acção interna e externa.
Complexo B no dia seguinte.

Prestige tem alimentação para verdilhões e um probiotico.

A temperatura ambiente e uma má dieta estão muitas vezes relacionadas nestes casos. Atenção ao excesso de vitaminas...


Existe granulados e vitaminas naturais que são excelentes para o brilho e cor das penas mas são muito caros.

Cumps.
Ricky
Mensagens: 5
Registado: domingo, 03/ago/2014, 06:23

Re: Verdelhão sem penas [ajuda]

Muito Obrigada, Setubal. Já lhe estou a dar complexo B, desde ontem. Aconselha-me então colocar Pulmonsan? Também elimina parasitas e ácaros externos? Já o tenho cá em casa, mas confesso que estou com receio de o usar... Que tipo de riscos acarreta, se algum? Devo colocar uma gota no pescoço e repetir passado 21 dias? e como saber se há um excesso de vitaminas? Uma última pergunta, vivo em Viseu e já procurei nas lojas de animais alimentos específicos para verdilhões mas não encontrei... Onde posso encontrar esses granulados de que fala? na NET, onde?
Agradeço, desde já a partilha de informação, pois embora adore e tenha muitos animais, não tenho experiência com aves.
Obrigada!

Voltar para “Outras Aves”