Avatar do Utilizador
ivansimao
***
Mensagens: 152
Registado: quarta, 30/set/2009, 01:32

Material a colocar em fundo de viveiro

Bom dia, tenho um viveiro no quintal, com cerca de 3m2, onde entro lá dentro e tenho as minhas aves (periquitos, caturras), no entanto denoto que as mesmas ficam mais frágeis, principalmente os periquitos, sendo que tenho uma taxa de mortalidade muito mais alta, neste viveiro, do que em gaiolas individuais, nas mesmas condições atmosféricas.

A diferença que noto entre alojamentos, é que neste viveiro, as aves têm contacto directo com o chão, que está cimentado, no entanto chegando a estas alturas de maior humidade, é uma constante ver bastante periquitos com penas levantadas, e sempre a dormir, reprodução não fazem, pelo que desconfio que possa estar a ser transmitida alguma doença, principalmente coccidiose. Neste viveiro chegando estes tempos, tenho praticamente uma morte de 15 em 15 dias.

No fundo da gaiola, tenho tudo cimentado, e tenho também uma codorniz da china (penso que será isso, são aquelas muito pequeninas), estive a ler por ai, e reparei que muita gente afirma que este espécie pode ser portadora de coccidiose.

Ora como neste viveiro as aves contactam com o fundo, queria eliminar este factor, já que noutras gaiolas e viveiros que tenho, como tem a rede, as aves não chegam sequer ao fundo, e claro apresentam-se melhor em termos de saúde.

Aconselham a colocar algum material no fundo do viveiro? já experimentei aparas, areia de gato simples, e os resultados são semelhante. Neste viveiro é dificil poder analisar fezes, mas comparo com alguns casais que tenho em gaiolas, e enquanto estes tem o normal, neste viveiro noto muitas vezes em cima de ninhos ou poleiros onde estão muitas vezes aquelas aves mais enfraquecidas, diarreias, e aquelas fezes pastosas verdes.

Em termos de tratamentos não sou muito apologista, mas a única coisa que costumo dar é complexo B, de resto a alimentação tem como base sementes (canto alegre), papa (Gold Pattee) e verduras (1x por semana). As verduras estão suspensas, e não contactam o chão do viveiro.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Material a colocar em fundo de viveiro

Tem alguma doença no viveiro.
Se fosse eu retirava a codorniz e dava um produto contra salmonelas coccidioses, etc, há produtos bastante agrangentes.
Não me parece que o chão seja o problema, embora não seja o ideal.
Eu crio em viveiros no exterior e o chão é em cimento e não tenho esse problema, claro que se tiver afeta todas as aves, já me chegou a acontecer.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Avatar do Utilizador
ivansimao
***
Mensagens: 152
Registado: quarta, 30/set/2009, 01:32

Re: Material a colocar em fundo de viveiro

borllock Escreveu:Tem alguma doença no viveiro.
Se fosse eu retirava a codorniz e dava um produto contra salmonelas coccidioses, etc, há produtos bastante agrangentes.
Não me parece que o chão seja o problema, embora não seja o ideal.
Eu crio em viveiros no exterior e o chão é em cimento e não tenho esse problema, claro que se tiver afeta todas as aves, já me chegou a acontecer.
E no caso de tratamento o que aconselha?
Tenho pesquisado e tentado me informar sobre 3, para escolher 1 destes:

Enroxina - Estou inclinado para este, já que indica que é tratamento de amplo espectro.
Salmocoli
Sulfaprime
Tudo da Zoopan.
Avatar do Utilizador
tonhao
***
Mensagens: 124
Registado: sexta, 21/set/2007, 16:48
Localização: Évora/Montemor-o-novo
Contacto: Sítio web

Re: Material a colocar em fundo de viveiro

Cumprimentos

Ricardo Pinto
Stam CW49

Associado Nº 867 do Clube Ornitológico Vialonga e Membro da Secção Ornitológica do Bairro Santo António (Évora)
http://www.tonhao13.jimdo.com
Avatar do Utilizador
ivansimao
***
Mensagens: 152
Registado: quarta, 30/set/2009, 01:32

Re: Material a colocar em fundo de viveiro

tonhao Escreveu:Se achares disto dá lhe...
http://pombos.mercasystems.com/index.ph ... kilon.html
É possivel arranjar isto sem ser nessa loja online?

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”