David.S.F
Mensagens: 3
Registado: quarta, 13/set/2017, 14:31

Viveiro 10 x 6 x 3.5 m [ajuda]

Olá caros amigos como referi na minha apresentação tenho um projecto em mente.

Em Janeiro tenciono construir um viveiro com 10m X 6m com aproximadamente 3.5m de altura,
tenho em mente uma cascata com água corrente a tempo inteiro, alguma arvores que já existem no espaço e algumas plantas que irei colocar para deixar o espaço mais bonito.


Um espaço resguardado será construído também para que as aves tenham algum conforto no inverno e noites frias, telhado em Chapa Policarbonato transparente.

Apesar de já ter passado algumas horas a pesquisar sobre técnicas e sobre as espécies que tenho em mente colocar lá gostava de ouvir ideias da vossa parte.

O que tenho definido:

1. Estrutura em metal, com rede
2. Telhado em Chapa Policarbonato transparente
3. Terreno em terra vegetal, tipo de plantas e configuração ainda não definida
4. Cascata natural com agua bombeada a tempo inteiro e devidos filtros
5. Espaço de resguardo com cerca de 3m por 1.5m em madeira

Estou numa fase em que qualquer boa ideia pode ajudar muito.
Se acharem algo errado a nível da integridade das aves neste espaço agradeço que me falem

Aves que tenho em são de pequeno porte como canários, Diamantes, Pardais de java entre outros no género.

Espero vossa participação neste meu projecto, prometo colocar fotos de todo o desenvolvimento e no final irei procurar alguns criadores onde comprarei minhas primeira aves.
Imagem
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Viveiro Ajuda

Boas
Pelo que descreve vai ficar um bom espaço.
Algumas notas:
Se vai colocar Chapa Policarbonato transparente, as árvores que terá dentro do viveiro têm de fazer sombra suficiente para que no verão tenham um sitio mais fresco, isto se o terreno for num local com muito sol. Ou no resguardo em madeira vai colocar outro tipo de cobertura?
Não necessita de colocar a chapa no viveiro todo, as aves gostam de apanhar chuva.
Relativamente à cascata, ter em atenção o trajecto para não ficar muito localizada por baixo de poleiros/ramos onde as aves pousem para não deixarem dejectos constantemente.
Não falou de como vai alimentar as aves, para não ter de entrar no viveiro para as alimentar sugiro que coloque 3 ou 4 pontos estratégicos através da rede, com acesso pelo exterior.
Ter em atenção à rede que vai colocar para não ter dissabores, ratos, cobra e outros bichos.
Vai fazer criação no viveiro?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
David.S.F
Mensagens: 3
Registado: quarta, 13/set/2017, 14:31

Re: Viveiro 10 x 6 x 3.5 m [ajuda]

Olá amigo fico contente por participar em meu poste. Em relação a cobertura escolhi esse tipo exactamente por fazer efeito de estufa, no outono, inverno e ate mesmo inicio da primavera penso ajudar muito, no entanto existe um castanheiro enorme que fará sombra em cerca de 40% da cobertura no verão.

A parte interior que falei em madeira vai ter sim um tecto também.

Em relação ao curso de água devo dizer que ainda não tinha pensado no pormenor que referiste, realmente será importante evitar ramos ou poleiros por perto para que as fezes não sujem a água. (Ponto que achei importante)

Quanto a comida não sei bem ainda como irei fazer, mas seria interessante uma forma inteligente, talvez comedouros compridos com algum tipo de cobertura para evitar sujeira e fezes, tendo ainda em conta o que falaste sobre a higiene.

Também vai ser difícil administrar quando tiver que dar vitaminas na agua ou qualquer outro dissolvente em água. Ou será que se consegue tudo em pó ou granulados ?

Em relação ao último ponto que referiste terei de fazer uma base em betão a toda a volta onde irei fixar as barras de metal, talvez eu deva colocar a toda a volta uns 30 ou 40 cm de chapa para evitar isso.
Imagem
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Viveiro 10 x 6 x 3.5 m [ajuda]

Sobre os produtos em pó, existem, mas a maioria é em água, principalmente as vitaminas. Como vais ter o curso de água se quiseres dar algum produto na água tens de fechar o curso de água e dar em bebedouros pequenos. Mas se queres que te diga, se as aves vão estar num ambiente natural, com bastante espaço e a alimentação for boa e variada não são precisas vitaminas nenhumas, isto é a minha opinião, claro.

Em relação a colocares chapa em baixo é boa ideia, mas não invalida teres de colocar uma rede com os buracos bastante pequenos, os ratos, cobras, etc sobem fácil a rede.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
pedroleitao
****
Mensagens: 260
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

Re: Viveiro 10 x 6 x 3.5 m [ajuda]

e fotos do projecto já tens?
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”