José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Viva , está a ficar 5 estrelas . Quanto aos ninhos eu colocaria junto ao telhado , como tem o resguardo a toda a volta e a cobertura tem isolamento térmico é o sitio ideal. Já a situação de terem água sem entrar no viveiro , é só colocar os bebedouros na rede e através dela com uma mangueira ir renovando a água .Ou então arranjar forma de usar um sistema em que a água seja renovada automaticamente através de entrada e saída do recipiente escolhido para servir de bebedouro .Isto é só uma opinião . Cumprimentos.
RcrdPrnt
Mensagens: 32
Registado: quinta, 24/mai/2018, 14:58

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Desde já agradeço muito a sua opinião, tem sido uma mais valia, sim os ninhos estou a pensar colocar aí, por uma tábua e depois fixar os ninhos, assim posso tirar e verificar como estão, em relação à água já tive a ver e será que a opção de colocar aqueles bebedouros de gota a gota para canários terá bom resultado? Assim já colocava um depósito para o viveiro e aproveita e coloca tb para o canil, um bebedouro de nível.
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Viva, quanto aos bebedouros gota a gota que menciona , não conheço . Não sei se os pássaros têm facilidade em habituar-se a eles , pelo sim pelo não se fosse eu colocaria também dos vulgares tipo tigela(importante que não tenham grande profundidade para não haver perigo de afogamento) e ir controlando para ver como eles reagem em relação aos outros . Outra coisa que eu acrescentava , era também um recipiente para fazer de banheira para eles tomarem banho (profundidade máxima 5a6 cm para não haver o perigo de afogamento).Se optar pelo bebedouro gota a gota eles não tem essa possibilidade . Isto é só a minha opinião,a decisão é sua. Cumprimentos.
RcrdPrnt
Mensagens: 32
Registado: quinta, 24/mai/2018, 14:58

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Boas,

Pois também nunca usei esses bebedouros, segue foto em baixo. A minha ideia de ter esses bebedouros é ter água sempre limpa, mas no inicio terei de colocar taças com água, até ver que eles vão lá beber aos bicos.

Em relação aos banhos, estava a pensar fazer uma fonte de água a correr(local de banho só mesmo no local da água a correr, deposito da água ficava por baixo todo tapado), e só trabalhava com painel solar, para á noite dar descanso ás aves.

Agora quero colocar um vaso com uma planta verde(verdadeira), para dar outro ar ao viveiro, tenho de ver o que lá colocar.

Obrigado
Anexos
.
.
bebe, automatico...JPG (4.61 KiB) Visto 7203 vezes
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Viva,a ideia da fonte de água a correr para eles tomar banho é muito boa. Quanto á planta, é outra boa ideia .Uma planta que ficava bem era tipo cedro , tem é que ser de pequeno porte. Cumprimentos.
alex_budgie
***
Mensagens: 50
Registado: sexta, 05/abr/2019, 22:37

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

wow muitos parabens pela linda gaiola, josé
que as aves sejam feliz com tanto ar puro e espaço
ali nao entram gatos que pulam a parede do vizinho, ufff
RcrdPrnt
Mensagens: 32
Registado: quinta, 24/mai/2018, 14:58

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Boas,

Bem segue mais umas fotos....
Como disse ia fazer uma fonte para tomarem banho(é a painel solar), agora só falta colocar uma ervas de plástico(tipo de aquário), verdes para dar outro ar, e como vêem já tenho os bebedouros automáticos e bastou uma semana para eles se habituarem.

Agora falta colocar os ninhos, já os tenho só falta o suporte e a tal planta verdadeira tipo arbusto, e aos poucos vai-se compor.....
Anexos
64467332_2182166941832229_6830442544170532864_n.jpg
.
.
Atlas
Mensagens: 6
Registado: quarta, 18/set/2019, 15:20

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Essa fonte utiliza sempre a mesma à agua, correcto? Será que poderia servir por exemplo como bebedouro para as aves, por exemplo durante um periodo de ausência de 15 dias de férias?
RcrdPrnt
Mensagens: 32
Registado: quinta, 24/mai/2018, 14:58

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Boa tarde,

Não convêm, pois é o seguinte para já a água não é filtrada e assim está fraca para consumo, e também com o tempo ela evapora, eu nos dias de mais calor, em 2 em 2 dias tinha de colocar uma garrafa de 1,5 l para voltar a água a circular.....

Como se vê na foto, tenho lá os bebedouros automáticos, e é onde eles bebem a agua, sendo assim basta ter um deposito maior de agua para abastecer os bebedouros que assim dá para mais tempo(se esse deposito funcionar tipo autoclismo, o meu será assim só tenho de confirmar de vez enquanto se está tudo bem, ainda não está porque fiz o poço á pouco tempo e a agua ainda não está a 100% para as aves).

Agora próximo passo vai ser reforçar as placas brancas, estou a pensar colocar lambril de pvc para isolar melhor, por traz e de lado na parte de cima, e á frente colocar algo transparente para o inverno e no verão poder tirar mais fácil....(ainda não sei que material ussal).
Atlas
Mensagens: 6
Registado: quarta, 18/set/2019, 15:20

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Em relação a ser fraca para consumo, não é provável que as aves além de ali tomarem banho também a bebam? Será que não existe algum tipo de filtro que se pudesse usar? Quanto ao consumo, não fazia a minima ideia que evaporava tanta quantidade, logo a ideia de servir de bebedouro para 10-15dias de férias não serve. Terei que pensar nos bebedouros automáticos, embora neste momento não faça a mínima ideia de como funcionam e quais devo escolher.

Ainda em relação ao seu viveiro, acho que ficou uma maravilha; o meu irá seguir mais ou menos o seu modelo, mas como eu tenho mais jeito e equipamento para trabalhar com madeira do que com metal, irá ser de madeira tratada.
Se me pudesse informar, gostaria de saber onde comprou a rede 8x8.
Outra duvida que tenho, é se o seu telhado tem alguma inclinação?
RcrdPrnt
Mensagens: 32
Registado: quinta, 24/mai/2018, 14:58

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Boas,

Sim também podem beber enquanto está a correr, mas o normal é tomarem banho nela só, pois quando está desligada a bomba eles não conseguem chegar a água, pois esta fica por baixo das pedras!!

Ás vezes não é a porcaria que acumula, mas sim a composição da água, pois pode começar a apanhar bactérias que a olho nu não é visível. Pode haver filtros que ajudem nisso mas......

Evapora pois esteve mesmo calor nesses dias que eu referi!!

Em relação aos bebedouros, existe muitos, deles de nivél, ect.... tens de ver quais as aves vais colocar depois vês se tens de colocar modelos diferentes ou basta um modelo de bebedouro, e assim colocas um depósito(tipo autoclismo, ou mesmo um balde de uns 10 l).

A rede comprei numa loja de ferragens aqui na zona!!

O telhado praticamente não tem inclinação, fiz assim, para não por a agua a correr para o vizinho(trás), e também não corre para a frente, tipo irá para os dois lados..pois ela não tem lá ficado em cima....
Atlas
Mensagens: 6
Registado: quarta, 18/set/2019, 15:20

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Obrigado pelos esclarecimentos.
Já tem lá alguma ave? Se sim, adaptaram-se facilmente aos bebedouros automáticos?
RcrdPrnt
Mensagens: 32
Registado: quinta, 24/mai/2018, 14:58

Re: "Projecto" para Viveiro com 3.0 x 1.5 x 2.0 m (C x L x A

Sim, tenho 11 canários, e adaptaram-se bem....

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”