nuno mauricio
Mensagens: 25
Registado: segunda, 29/abr/2019, 23:19

Viveiro/Box fechado - ajuda com a ventilação

Olá, estou a construir um viveiro tipo box fechado onde irei colocar varias gaiolas suspensas do tecto para baixo, pretendo opiniões sobre onde e como deve fazer a ventilação do espaço por favor.

As medidas são, 6 metros de comprimento por 5 de largo, em um destes topos de 5 metros vai ter uma porta de 2 metros de altura por 1.10 metros de largura, a altura da "box" irá dos 2.50 metros a escoar para 2.30 metros.

Onde devo colocar a ventilação/respirador ou respiradores? A minha dúvida prende-se pelo facto de desejar uma boa renovação de ar mas não quero cometer o erro de criar correntes de ar no espaço. Desde já muito obrigado.
nuno mauricio
Mensagens: 25
Registado: segunda, 29/abr/2019, 23:19

Re: Viveiro/Box fechado - ajuda com a ventilação

Ninguém me pode dar umas dicas?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Viveiro/Box fechado - ajuda com a ventilação

Olá,
O ideal é ter a ventilação em cima e em baixo (para o ar se movimentar) com recurso a extractores por causa do pó. Mas se tiver grelhas em cima e em baixo com a possibilidade de abrir e fechar deve ser suficiente. Tudo depende da quantidade de aves que vai lá colocar.
Estou neste momento a construir um viveiro fechado e vou colocar 2 grelhas em cima e 2 em baixo, espero ser suficiente.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Viveiro/Box fechado - ajuda com a ventilação

Soluções em ventilação (http://www.sodeca.pt). Visite este site , eles têm vários tipos de sistemas de ventilação/extração para todo o tipo de instalações , quer a motor quer sem motor. Cumprimentos.
nuno mauricio
Mensagens: 25
Registado: segunda, 29/abr/2019, 23:19

Re: Viveiro/Box fechado - ajuda com a ventilação

borllock Escreveu:Olá,
O ideal é ter a ventilação em cima e em baixo (para o ar se movimentar) com recurso a extractores por causa do pó. Mas se tiver grelhas em cima e em baixo com a possibilidade de abrir e fechar deve ser suficiente. Tudo depende da quantidade de aves que vai lá colocar.
Estou neste momento a construir um viveiro fechado e vou colocar 2 grelhas em cima e 2 em baixo, espero ser suficiente.
Olá, desde já muito obrigado pela sua atenção. Muito obrigado pelas dicas. Visto que tenho a porta ao centro na lateral de 5 metros estou a pensar em colocar um ventilador ou grelhas por cima da porta de 2 metros e talvez deixar uma folga por baixo da porta para o ar entrar, não sei se estou a pensar bem, tenho receio das correntes de ar.
nuno mauricio
Mensagens: 25
Registado: segunda, 29/abr/2019, 23:19

Re: Viveiro/Box fechado - ajuda com a ventilação

José Marques Escreveu:Soluções em ventilação (http://www.sodeca.pt). Visite este site , eles têm vários tipos de sistemas de ventilação/extração para todo o tipo de instalações , quer a motor quer sem motor. Cumprimentos.
Oi. Desde já muito obrigado pela sua atenção. Muito obrigado pelo contacto, vou ver o que o que eles têm que possa servir. Cumprimentos
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Viveiro/Box fechado - ajuda com a ventilação

Tenho um armazem com mais o menos as mesmas dimensoes, a porta esta na frente a cerca de 150cm da lateral.
Na ponta oposta coloquei hoje um ventilador ligado a um painel solar.

Nao percebi muito bem o problema com as correntes de ar.
O meu ventilador so funciona durante o dia, se nao ha sol nao funciona.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Viveiro/Box fechado - ajuda com a ventilação

Esqueci-me, a porta tem uma falha de cerca de 20mm no fundo.
A ventoinha tira ar do armazem, nao mete.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”