Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Novas Instalações

Depois de ter comprado casa, e voltado a criar, chegou a altura de fazer as novas instalações, desta vez para a vida espero eu, pelo que tudo foi pensado ao pormenor, os quais passo a explicar:

As gaiolas serão compostas por 24 buracos de 50 cm x 35 cm x 35 cm, com 4 comedouros e porta para ninho exterior, ficaram na parede da primeira foto em frente.
Do lado esquerdo na parede que foi aumentada, contemplará 4 voadeiras de 1,20 cm x 35 cm x 35 cm, no seguimento das restantes gaiolas.
Todas as gaiolas ficaram com o fundo em rede, de modo a não existir qualquer contacto com as fezes por parte das aves.
Do lado direito mais tarde será para agrupar algumas gaiolas de exposição.

O espaço total é de 3.5 m x 1.7 m, que será fechado em vidro.

Vai igualmente ficar com 17 metros de leds por todas as gaiolas, com controlador de luminosidade, e simulador de amanhecer\anoitecer, e ainda uma ventoinha para ligar as vezes para uma melhor circulação de ar.

As gaiolas vão ser em pvc, a imitar sistema de rolo, mas não vai ser usado o sistema de rolo, ficara com os tabuleiros do rolo normal, mas irei apenas por o cartão do rolo à mão de modo a aproveitar melhor o espaço.

O objectivo final será ter tudo terminado no final de Outubro, pelo que as gaiolas espero que estejam colocadas no final de Setembro, o mês de Outubro será para fazer toda a parte eléctrica e para testar antes de colocar as aves.

Se alguém tiver alguma sugestão agradeço, estou disponível para ouvir todas as opiniões.

WhatsApp Image 2019-08-23 at 11.10.02.jpeg
WhatsApp Image 2019-08-23 at 11.10.20.jpeg
WhatsApp Image 2019-08-23 at 11.10.46.jpeg
À medida que for realizando os trabalhos actualizarei aqui com fotos de modo a acompanharem
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
José Marques
****
Mensagens: 372
Registado: segunda, 10/set/2018, 16:45

Re: Novas Instalações

Boa tarde. Sim senhor , excelente projecto . Continuação de bom trabalho. Cumprimentos , José Marques.
Avatar do Utilizador
Alberto Peixoto
Site Admin
Mensagens: 164
Registado: quarta, 29/out/2014, 07:13
Localização: Braga - PORTUGAL

Re: Novas Instalações

Com essas 24 Boxs, estás a pensar em criar o quê ?
Cumprimentos,
Alberto Peixoto
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Novas Instalações

Boas

Será para criar mandarins exposição :)
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Avatar do Utilizador
Alberto Peixoto
Site Admin
Mensagens: 164
Registado: quarta, 29/out/2014, 07:13
Localização: Braga - PORTUGAL

Re: Novas Instalações

Alguma linha em concreto, ou vais tentar vários tipos de combinações?
Cumprimentos,
Alberto Peixoto
Avatar do Utilizador
ferreira
****
Mensagens: 253
Registado: quarta, 29/nov/2006, 18:29
Localização: Vendas Novas
Contacto: Sítio web

Re: Novas Instalações

Bom dia Carlos Santos.
Deixo sugestão só com respeito a gaiolas. Penso que fica muito mais bem servido em todos os aspectos com gaiolas Terenziani. Até 2002 era sempre uma trabalheira para fazer a limpeza a fundo anual, pois eram gaiolas feitas por mim em aparite laminado que ao fim e ao cabo o trabalho é o mesmo para gaiolas em pvc, enquanto somos novos, não há problema em andar-mos todos dobrados para as limpar, mas com a idade a coisa custa. vai daí e aproveitando uma época em que havia crise em Itália que por causa disso a Terenziani vendia directamente ao publico, comprei 16 gaiolas 90cm X 40cm X 40cm com separador ao meio e assim fiquei com 32 buracos de 45 x 40 x40, estas gaiolas são totalmente desmontáveis e para se tirarem correm numas calhas, alem disso, as partes laterais acontece o mesmo e fazemos o comprimento que quisermos para fazer voadeiras, na época, as gaiolas vinham equipadas com sistema de rolo e duas grades de fundo, ou tabuleiro e duas grades de fundo que foi a minha opção devido ao espaço. fora da época de criação tiro os tabuleiros e meto papel na base da armação onde corre os rolos e na época de criação devido aos materiais para os ninhos meto então os tabuleiros. Como disse, comprei as gaiolas em 2002, portanto já lá vão 17 anos e só agora é que começa a aparecer não pontos de ferrugem mas tinta tirada nas grades da frente por serem os pássaros que a debicam, mas basta metermos um pouquinho de tinta em cima e ficam novamente como novas http://www.terenziani.it/en/Cilea/Cilea%20EN.html
Anexos
P8280005.JPG
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Novas Instalações

Boa dia.

Sr Ferreira agradeço a sugestão e acredito que tenha alguma razão no entanto antes de avançar para o projecto fiz vários cálculos de espaço, e com gaiolas de rede iriam me roubar mais qualquer coisa, pelo que o objectivo é igualmente fazer um viveiro de encher o olho, fica bastante caro, mas como disse supostamente será para vida pelo que teria de investir em algo que me agradasse.

Criei anteriormente com viveiros duplos separados e realmente para limpar era o fim do mundo, demorava sempre meio dia por semana no mínimo só para fazer limpezas.

Com este sistema estimo limpar em 10 a 15 min, a limpeza anual efectivamente como as gaiolas ficaram fixas nas paredes vai custar mais um pouco, mas como ainda sou novo, até chegar ao ponto de já me custar muito limpá-las, espero eu daqui a muitos anos, já alterei tudo :)
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Avatar do Utilizador
ferreira
****
Mensagens: 253
Registado: quarta, 29/nov/2006, 18:29
Localização: Vendas Novas
Contacto: Sítio web

Re: Novas Instalações

Bom dia Carlos Santos.
Eu simplesmente fiz uma sugestão para futuro e serem mais práticas.
Não vejo como é que as gaiolas da Terenziani que lhe mostrei iriam ocupar mais espaço, se diz que as que mandou fazer e que os buracos tem de comprimento 50cm cada e as que eu menciono são de 90cm ou seja, dois buracos de 45cm cada buraco! Alem disso, pode-se comprar a quantidade que se pretende e a posição das mesmas que se pretende em bateria, na vertical ou horizontal, se quiser uma só, essa gaiola traz a armação só para essa, as baterias trazem a armação de suporte das gaiolas conforme a quantidade que pretendemos. Para mim estas gaiolas só têm um defeito que se vai notar a longo prazo, estou-me a referir aos comedouros, pois são específicos e os normais não cabem, as gaiolas já vêm equipadas com tudo, poleiros, 4 comedouros e 2 bebedouros quanto ao resto, dou-lhes 10 estrelas :D

Um abraço, Ferreira
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Novas Instalações

Boas
Agradeço o reparo mas expressei-me mal, pois queria na realidade referir que iria perder espaço, pois em pvc posso fazer as gaiolas a medida e ocupar tudo a 100% e em gaiolas já feitas não teria essa hipótese e iria me sobrar espaço.
Depois realmente os comedouros são uma desvantagem, para mim era impreterível que cada gaiola tivesse 4 comedouros, pois habitualmente só costumo deitar comer 1 vez por semana.
A outra questão quanto as gaiolas, seria as voadeiras, o meu objectivo é fazer tudo seguido e muito direitinho, na maior parte das gaiolas que analisei, não tinha hipótese de modelos iguais em medidas de altura e fundo para servir de voadeiras.
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Avatar do Utilizador
ferreira
****
Mensagens: 253
Registado: quarta, 29/nov/2006, 18:29
Localização: Vendas Novas
Contacto: Sítio web

Re: Novas Instalações

Boa noite Carlos Santos.
Desculpe insistir na mesma tecla, mas o amigo não abriu o sitio da Terenziani que lhe enviei. Não há no mercado gaiolas mais versáteis, o amigo tanto pode fazer de uma 2 Alvelos, como de 3,4,5,6,7,8,etc., fazer as dimensões em comprimento do viveiro que quiser. Todas as partes laterais são portas de correr, se quiser fazer um viveiro com 4 metros por exemplo, basta tirar as partes laterais e fica com um viveiro de 4 metros, mais tarde não precisa de um viveiro tão grande e basta ir metendo partes laterais até ao tamanho desejado. Para lavar as gaiolas, basta puxá-las e elas correm também sobre calhas e levá-las para fora e lavar sem problemas. É tudo encaixado nada de parafusos e as partes moveis trabalham sobre calhas (partes laterais, grelhas de fundo, tabuleiros, separadores ao meio por gaiola).
Vêm equipadas com 4 poleiros, 4 comedouros e 2 bebedouros por gaiola, o uso da loiça, vai conforme se queira. a parte de trás das gaiolas são em chapa e perfuradas tanto no comprimento como na altura para se meter poleiros, cestos, enfim, o que se quiser pendurar e na maneira que quisermos. Todas as gaiolas têm duas portinholas para ninhos exteriores. http://www.terenziani.it/en/Cilea/Cilea%20EN.html

Um abraço, Ferreira
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Novas Instalações

Bom dia de facto, não tinha reparado que as partes laterais eram removíveis em todos os módulos.

No entanto continuaria com o mesmo problema quanto as dimensões, pois jogando com o espaço que tenho, tenho de fazer as gaiolas à medida para um melhor aproveitamento, enquanto comprando módulos com medidas predefinidas nos cantos iria acabar por me sobrar menos espaço, tendo isso sido um dos motivos mas não só de ter escolhido o pvc.

Deixo mais umas fotos da continuação das obras:
20190906_182555.jpg
20190906_182546.jpg
20190909_111358.jpg

Quarta feira chegará o vidro e alumínio para fechar o espaço.
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Novas Instalações

20190913_124439.jpg
20190913_124434.jpg
Continuação das obras...
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Avatar do Utilizador
ferreira
****
Mensagens: 253
Registado: quarta, 29/nov/2006, 18:29
Localização: Vendas Novas
Contacto: Sítio web

Re: Novas Instalações

Boa tarde Carlos Santos.
Um reparo.
O ventilador que tem junto ao tubo em cima, é para extrair o ar poluído ou para injectar ar do exterior?

Um abraço, Ferreira
Carlos S.
*****
Mensagens: 585
Registado: domingo, 04/out/2009, 00:06
Localização: Nogueira do Cravo - OAZ - Aveiro
Contacto: Sítio web

Re: Novas Instalações

ferreira Escreveu:Boa tarde Carlos Santos.
Um reparo.
O ventilador que tem junto ao tubo em cima, é para extrair o ar poluído ou para injectar ar do exterior?

Um abraço, Ferreira

Extrair o ar, mas vou ver como funciona depois caso seja necessario troco de posição, é experimental ainda.
Carlos Santos
Stam - 440 L
Nogueira do Cravo - Oliveira de Azeméis - Aveiro
http://www.mandarinscs.blogspot.com
Avatar do Utilizador
ferreira
****
Mensagens: 253
Registado: quarta, 29/nov/2006, 18:29
Localização: Vendas Novas
Contacto: Sítio web

Re: Novas Instalações

Boa tarde carlos Santos.
Nesse caso está mal metido e é o que pensei, daí fazer o reparo :D
Passo a explicar:
Tem que meter esse extrator de ar pelo menos entre meio metro a um metro do chão (eu meti o meu na porta de entrada por ficar ao centro do aviário e ligado com o fio em espiral para desenrolar e encolher conforme a porta se abre ou fecha) e uma entrada de ar em cima, passo a explicar.
O ar ao entrar por cima vem frio e por conseguinte mais pesado que o existente dentro do aviário e misturando-se com as partículas de pó ainda fica mais pesado que o existente dentro do aviário, ora seguindo as leis da física, este ar vai para baixo e não para cima, logo, tendo o exaustor em baixo, suga-o para o exterior quando ele vier a cair, coisa que não acontece estando ele onde está, pois aí, suga o ar não poluído uma vez que é mais leve .
Não sei se o fiz compreender

Um abraço, Ferreira

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”