Vivum
Mensagens: 9
Registado: quarta, 02/set/2015, 18:37
Localização: Vila Nova de Gaia, Porto

Alimento Vivo - Alguém usa para alimentação das aves?

Boa noite

Alguém por aqui usa alimento vivo na alimentação das suas aves?
Com que aves o usam?
Usam em algum período especifico ou faz parte da dieta regular?


Estou a perguntar pois sou Criador/Importador/Vendedor de alimento vivo e até há pouco tempo a maioria dos meus clientes eram (e continuam a ser na maioria) pessoas com repteis/anfíbios/artrópodes mas recentemente tenho recebido cada vez mais clientes que o compram para alimentar as suas aves e isso despertou-me um bocado de interesse:
Existe algum beneficio significativo em alimentar aves ( não estritamente insectívoras) com insectos vivos? Pelas opiniões que tenho recolhido dos meus clientes, a maioria usa-os como um "alimento de reprodução" ou de recuperação de aves fracas/debilitadas e, pelo alto conteúdo em proteína do alimento vivo, faz todo o sentido! Mas gostaria de saber mais de quem está mais dentro do hobby do que eu (Eu gosto bastante de aves, mas já há alguns anos valentes que não tenho nenhuma).

Desde já o meu obrigado por qualquer "insight" que me possam dar, e se alguém precisar de alguma coisa relacionada directamente com o alimento vivo em si, a sua alimentação ou reprodução, estou sempre disponível para ajudar de qualquer forma.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Alimento Vivo - Alguém Usa?

Boas.
Tenho lido sobre a criacao e reproducao de algumas larvas , com o objectivo de começar. É um dos projectos que tenho em mente e vais ser tu entao a ajudar.me :)

Ha raças que deviam ter comida viva na sua dieta, outras é mesmo indispensavel ma criacao dos filhotes.

Falamos melhor por MP
Avatar do Utilizador
ivansimao
***
Mensagens: 152
Registado: quarta, 30/set/2009, 01:32

Re: Alimento Vivo - Alguém Usa?

Vivum Escreveu:Boa noite

Alguém por aqui usa alimento vivo na alimentação das suas aves?
Com que aves o usam?
Usam em algum período especifico ou faz parte da dieta regular?


Estou a perguntar pois sou Criador/Importador/Vendedor de alimento vivo e até há pouco tempo a maioria dos meus clientes eram (e continuam a ser na maioria) pessoas com repteis/anfíbios/artrópodes mas recentemente tenho recebido cada vez mais clientes que o compram para alimentar as suas aves e isso despertou-me um bocado de interesse:
Existe algum beneficio significativo em alimentar aves ( não estritamente insectívoras) com insectos vivos? Pelas opiniões que tenho recolhido dos meus clientes, a maioria usa-os como um "alimento de reprodução" ou de recuperação de aves fracas/debilitadas e, pelo alto conteúdo em proteína do alimento vivo, faz todo o sentido! Mas gostaria de saber mais de quem está mais dentro do hobby do que eu (Eu gosto bastante de aves, mas já há alguns anos valentes que não tenho nenhuma).

Desde já o meu obrigado por qualquer "insight" que me possam dar, e se alguém precisar de alguma coisa relacionada directamente com o alimento vivo em si, a sua alimentação ou reprodução, estou sempre disponível para ajudar de qualquer forma.
Na minha colónia de exóticos, costumo dar tenébrio, com poucos dias após o nascimento, não podem ser larvas muito grandes. Eles adoram, e está rico em proteina.

Caro Vivum, tambem tenho répteis tenho interesse em saber mais sobre o seu projecto, diga-me algo por PM (website, valores, custo de envio, etc).
Vivum
Mensagens: 9
Registado: quarta, 02/set/2015, 18:37
Localização: Vila Nova de Gaia, Porto

Re: Alimento Vivo - Alguém Usa?

ashwinder Escreveu:Boas.
Tenho lido sobre a criacao e reproducao de algumas larvas , com o objectivo de começar. É um dos projectos que tenho em mente e vais ser tu entao a ajudar.me :)

Ha raças que deviam ter comida viva na sua dieta, outras é mesmo indispensavel ma criacao dos filhotes.

Falamos melhor por MP
Qualquer dúvida que tenha estou disponivel para o ajudar ;)
O maior problema em criações de pequena dimensão é que é um processo bastante demorado (Normalmente têm um ciclo de vida que pode chegar aos 6 meses do ovo ao adulto)
Vivum
Mensagens: 9
Registado: quarta, 02/set/2015, 18:37
Localização: Vila Nova de Gaia, Porto

Re: Alimento Vivo - Alguém Usa?

ivansimao Escreveu:
Vivum Escreveu:Boa noite

Alguém por aqui usa alimento vivo na alimentação das suas aves?
Com que aves o usam?
Usam em algum período especifico ou faz parte da dieta regular?


Estou a perguntar pois sou Criador/Importador/Vendedor de alimento vivo e até há pouco tempo a maioria dos meus clientes eram (e continuam a ser na maioria) pessoas com repteis/anfíbios/artrópodes mas recentemente tenho recebido cada vez mais clientes que o compram para alimentar as suas aves e isso despertou-me um bocado de interesse:
Existe algum beneficio significativo em alimentar aves ( não estritamente insectívoras) com insectos vivos? Pelas opiniões que tenho recolhido dos meus clientes, a maioria usa-os como um "alimento de reprodução" ou de recuperação de aves fracas/debilitadas e, pelo alto conteúdo em proteína do alimento vivo, faz todo o sentido! Mas gostaria de saber mais de quem está mais dentro do hobby do que eu (Eu gosto bastante de aves, mas já há alguns anos valentes que não tenho nenhuma).

Desde já o meu obrigado por qualquer "insight" que me possam dar, e se alguém precisar de alguma coisa relacionada directamente com o alimento vivo em si, a sua alimentação ou reprodução, estou sempre disponível para ajudar de qualquer forma.
Na minha colónia de exóticos, costumo dar tenébrio, com poucos dias após o nascimento, não podem ser larvas muito grandes. Eles adoram, e está rico em proteina.

Caro Vivum, tambem tenho répteis tenho interesse em saber mais sobre o seu projecto, diga-me algo por PM (website, valores, custo de envio, etc).
Enviei-lhe MP

Já experimentou dar larvas de Buffalo? São mais pequenas que as de tenebrio e são muito mais energéticas. Tenho recebido feedback bastante positivo de quem as usa para alimentar aves.
Mika
****
Mensagens: 364
Registado: domingo, 24/mai/2015, 21:40
Localização: Amarante

Re: Alimento Vivo - Alguém Usa?

Boas. Por acaso nunca experimentei mas já vi e ouvi vários relatos que o alimento vivo é um elemento, digamos, quase que essencial mesmo em algumas aves que não sejam insectivoras. Já à algum tempo que ando a pensar em dar às minhas aves, mas como não são assim tantas, não vale a pena mandar vir um frasco com uma quantidade que daria para centenas. E mesmo assim, não sei o modo de como as conservar nem essas coisas básicas. Mas se tiver tempo e quiser dar umas luzes ao pessoal aqui do fórum agradecemos. Falo por mim e de certeza que existem muitos mais com estas duvidas.
Em relação aos bichos que já ouvi falar em varios sitios para dar às aves quase sempre era o tenebrio da farinha e o buffalo. Não sei qual o melhor nem o mais indicado.
Cumprimentos
Vivum
Mensagens: 9
Registado: quarta, 02/set/2015, 18:37
Localização: Vila Nova de Gaia, Porto

Re: Alimento Vivo - Alguém Usa?

Já há algum tempo que são um alimento não tão dificil de encontrar, encontram-se principalmente para alimentação de repteis mas servem perfeitamente para a alimentação de aves. Eu não faço nem vejo nenhum motivo para fazer distinção entre as larvas que se dão aos repteis e as que se dão ás aves.

Vendem-se em doses de preço acessível (Normalmente em doses de 100g e maiores) e acredito que os passaros sejam capazes de dar rapidamente conta de 100 g de , por exemplo, tenebrio.
100g puras de tenebrio terá entre 500 a 1000 larvas de cerca de 2cm.

E mesmo que não se esteja a dar regularmente as larvas ás aves, estas aguentam perfeitamente 1-2 meses no recipiente onde são enviadas sem qualquer manutenção (Elas alimentam-se do substrato), tendo apenas atenção á temperatura (cuidado com o calor excessivo e a exposição solar direta. Aguentam bem as temperaturas baixas até perto dos 5ºC e até lhes prolonga o tempo de vida) e humidade(baixa de forma a evitar o crescimento de fungos no substrato). Estou em falar relativamente aos recipiente em que as envio com substrato e caixas com ventilação mas caso vejam que o recipiente onde elas vêm não tem condições para as manter, basta arranjar uma caixa com ventilação, colocar uma camada de 2 cm de farelo de trigo e despejar lá as larvas.


A reprodução já é um bocado mais complexa e, muito sinceramente, para quem não tem centenas de aves dificilmente valerá a pena. Como já referi é um processo bastante longo (Podendo demorar até 6 meses por cada ciclo) e existe a necessidade de se ter as larvas e os escaravelhos a temperatura controlada alta (perto dos 25-30ºC) mas se alguem estiver interessado, não tenho problema nenhum em explicar como faço.

Quanto à diferença entre Tenebrio e Buffalo é basicamente o tamanho. São duas espécies completamente diferentes mas as principais diferenças de interesse são o tamanho reduzido das larvas de Buffalo e a sua tendencia para se tentarem esconder da luz e consequente movimento frenético que, pressuponho, seja bastante atractivo para as aves. O Buffalo é bastante mais dificil de encontrar em lojas de repteis e uma dose é sempre mais cara do que a de tenébrio.
Mika
****
Mensagens: 364
Registado: domingo, 24/mai/2015, 21:40
Localização: Amarante

Re: Alimento Vivo - Alguém usa para alimentação das aves?

Boas Vivum. Se calhar vou experimentar umas gramas de buffalo. Parece mais atractivo e de mais fácil ingestão por parte das aves.

Li que uma das aves que eu tenho, tem na alimentação mosca da fruta. Não é uma mosca que voa mas bastante nutritivas. Que tem a dizer sobre este alimento vivo?
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Alimento Vivo - Alguém usa para alimentação das aves?

Quanto à conserva ja foi bem explicado pois ja tive repteis e lidei com o tenebrio. Ja me registei no site, mas nao encomendei nada porque nao sei o tamanho que vem. Ou seja, eu tive dragoes de agua que comiam grilos adultos e tenébrio "adulto" mas obviamente que uma ave pequena do tamanho de um mandarim nao vai comer um bicho tao grande. Tou disposto a comprar se o tenébrio ou as tais larvas se buffalo tiverem tipo meio cm a 1 cm de tamanho
Avatar do Utilizador
R_JOKER
***
Mensagens: 171
Registado: sábado, 19/abr/2014, 15:12
Localização: Barcelos
Contacto: Sítio web

Re: Alimento Vivo - Alguém usa para alimentação das aves?

já utilizei, e ainda tenho um pequena colônia, mesmo pequena XD
foram alguns ovos que eclodiram
mas ainda estão pequenos para dar as aves
mas como agora so tenho 1 casal de exóticos, não me importa muito, na altura comprei 1 kg de tenebrio
e foi um exagero, perdi muitas larvas, mas tbm so tinha umas 30 aves ou menos..
casualmente comprava as caixinhas de 200g, mas é demasiado caro, e como na minha zona, so conheco uma loja que vende, aproveitam se logo, e as vezes somos mal servidos, por isso resolvi comprar na net 1kg..
vou aproveitar agora este resto que tenho para dar aos kakarikis, e aos turquosines..


Pela experiencia que tenho, podemos dar tenebrio adulto sem qualquer problema, pois os exóticos pequenos, mandarins babettes etc
nao comem as larvas inteiras, apenas sugam o interior da larva, a "pele" vai para o lixo, por isso grandes ou pequenas é indiferente..
Outra coisa que notei, as larvas que se mexiam mais, eram as que iam direitinhas para o chão, pois abanavam muito e os passaros, acabavam por as largar..
nao tenho experiencia nas larvas de búfalo, mas como voce diz que se mexem mais, acredito que vai haver mais desperdicio, mas tbm é um questão de as aves se habituarem a larva..
Cumprimentos
Rui Filipe


http://filipeexoticos.wordpress.com/
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Alimento Vivo - Alguém usa para alimentação das aves?

R_JOKER Escreveu:já utilizei, e ainda tenho um pequena colônia, mesmo pequena XD
foram alguns ovos que eclodiram
mas ainda estão pequenos para dar as aves
mas como agora so tenho 1 casal de exóticos, não me importa muito, na altura comprei 1 kg de tenebrio
e foi um exagero, perdi muitas larvas, mas tbm so tinha umas 30 aves ou menos..
casualmente comprava as caixinhas de 200g, mas é demasiado caro, e como na minha zona, so conheco uma loja que vende, aproveitam se logo, e as vezes somos mal servidos, por isso resolvi comprar na net 1kg..
vou aproveitar agora este resto que tenho para dar aos kakarikis, e aos turquosines..


Pela experiencia que tenho, podemos dar tenebrio adulto sem qualquer problema, pois os exóticos pequenos, mandarins babettes etc
nao comem as larvas inteiras, apenas sugam o interior da larva, a "pele" vai para o lixo, por isso grandes ou pequenas é indiferente..
Outra coisa que notei, as larvas que se mexiam mais, eram as que iam direitinhas para o chão, pois abanavam muito e os passaros, acabavam por as largar..
nao tenho experiencia nas larvas de búfalo, mas como voce diz que se mexem mais, acredito que vai haver mais desperdicio, mas tbm é um questão de as aves se habituarem a larva..
Entao achas que um bichenov ou um estrela come uma larva de tenebrio adulta? Com alguns cm? Tinha ideia que enguliam o bixo
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Alimento Vivo - Alguém usa para alimentação das aves?

Forneço tenebrio às minhas aves 1x por semana 2 ou 3 larvas por ave, tenho uma pequena colónia, e todas elas goulds, babetes, pintassilgos e verdelhões só sugam as larvas, as aves de fauna europeia tiram-lhes a cabeça e sugam tudo deixando só a casca, sequinha.
Os exóticos as vezes sugam só metade e deitam o resto fora, não estão para se chatear. Mas nenhuma ave come a larva inteira.

Cumprimentos
Vivum
Mensagens: 9
Registado: quarta, 02/set/2015, 18:37
Localização: Vila Nova de Gaia, Porto

Re: Alimento Vivo - Alguém usa para alimentação das aves?

Mika Escreveu:Boas Vivum. Se calhar vou experimentar umas gramas de buffalo. Parece mais atractivo e de mais fácil ingestão por parte das aves.

Li que uma das aves que eu tenho, tem na alimentação mosca da fruta. Não é uma mosca que voa mas bastante nutritivas. Que tem a dizer sobre este alimento vivo?
Enviei-lhe MP

Quanto ás moscas da fruta, deixe-me só fazer-lhe uma correção: não são as moscas em si que não voam, elas não voam porque, para fins de alimento vivo, se usam populações de moscas com um de varios genes recessivos que lhes impedem o voo (Quer por apresentarem asas atrofias, ou enroladas ou mesmo sem asas (apteras)) Não é uma caracteristica da espécie selvagem, e basta deixar entrar um individuo selvagem na colonia que ao fim de algumas gerações grande parte das moscas terão capacidade de voar.
Como alimento vivo, são mesmo muito ricas em proteina (ainda mais que o tenebrio) possuindo acima de 60% de proteina por grama de matéria seca.
Vivum
Mensagens: 9
Registado: quarta, 02/set/2015, 18:37
Localização: Vila Nova de Gaia, Porto

Re: Alimento Vivo - Alguém usa para alimentação das aves?

R_JOKER Escreveu:já utilizei, e ainda tenho um pequena colônia, mesmo pequena XD
foram alguns ovos que eclodiram
mas ainda estão pequenos para dar as aves
mas como agora so tenho 1 casal de exóticos, não me importa muito, na altura comprei 1 kg de tenebrio
e foi um exagero, perdi muitas larvas, mas tbm so tinha umas 30 aves ou menos..
casualmente comprava as caixinhas de 200g, mas é demasiado caro, e como na minha zona, so conheco uma loja que vende, aproveitam se logo, e as vezes somos mal servidos, por isso resolvi comprar na net 1kg..
vou aproveitar agora este resto que tenho para dar aos kakarikis, e aos turquosines..


Pela experiencia que tenho, podemos dar tenebrio adulto sem qualquer problema, pois os exóticos pequenos, mandarins babettes etc
nao comem as larvas inteiras, apenas sugam o interior da larva, a "pele" vai para o lixo, por isso grandes ou pequenas é indiferente..
Outra coisa que notei, as larvas que se mexiam mais, eram as que iam direitinhas para o chão, pois abanavam muito e os passaros, acabavam por as largar..
nao tenho experiencia nas larvas de búfalo, mas como voce diz que se mexem mais, acredito que vai haver mais desperdicio, mas tbm é um questão de as aves se habituarem a larva..
Não estou a dúvidar de si até porque não tenho experiencia pessoal e direta a dar alimento vivo ás aves, mas durante o crescimento, as larvas libertam o exoesqueleto 10 a 15 vezes. Este processo deixa para trás uma casca fina inerte que tem que ser "soprada" dos tabuleiros, não será isso que estará a ver? Ou observou mesmo os pássaros a sugar as larvas?
Mika
****
Mensagens: 364
Registado: domingo, 24/mai/2015, 21:40
Localização: Amarante

Re: Alimento Vivo - Alguém usa para alimentação das aves?

A conservação pelos vistos é fácil. Se aguenta bem do is meses na embalagem original. Mas a minha dúvida é se é complicada manutenção e criação do tenebrio. Leio em sitios que é facílimo. Noutros que é preciso aquecimento. Não entendo.

Voltar para “Alimentação e Nutrição”