pmtm
Mensagens: 14
Registado: segunda, 18/nov/2013, 23:47

Canário Gloster com cloaca inchada [ajuda]

Boas tardes a todos,

Venho mais uma vez recorrer á vossa ajuda, comprei recentemente um casal de Gloster a femea passado uns dois meses de a ter em casa apareceu com um inchaço no anus julgo que se chama "Cloaca" parecia que tinha saido para fora, comecei por tratar com soro fisiologico e com agua oxigenada limpando a area em volta que acumulava bastantas fezes.
Procedi a este "tratamento" limpeza, durante mais de um mês e nada de melhorar até que o passaro veio a morrer.

Nos ultimos dias tenho vindo a verificar que o macho estar muito parado e que quase não tem fezes no fundo da gaiola, ontem verifiquei o passaro e vejo que ele apresenta o mesmo problema da femea que morreu. Estou agora a proceder a uma limpeza da zona com agua oxigenada, mas como não quero que venha a morrer gostaria de contar com a vossa ajuda para saber se sabem o que é e como devo tratar. Abaixo coloco umas Fotos para ver se percebem do que se trata.

Agradeço desde já qualquer ajuda que me possam dar.

Obrigado
d70a243715fd1dc6fa5105ac7d147de4.jpg
https://imageshack.com/i/f55zedj]http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/545/5zed.jpg
71b8d05b4a7a24db1d72b2b7c640ab65.jpg
https://imageshack.com/i/ndsx52j]http://imagizer.imageshack.us/v2/xq90/841/sx52.jpg
pmtm
Mensagens: 14
Registado: segunda, 18/nov/2013, 23:47

Re: Canário Gloster com cloaca inchada [ajuda]

Infelizmente parece que ninguém me pode ajudar.
Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Canário Gloster com cloaca inchada [ajuda]

Boas!

Gostava de poder ajudar mas nunca tive um problema parecido....o mais provável é que morra caso não faça nada!
Neste caso pode "arriscar" dar um antibiótico de largo espectro...Vou sugerir o Bactrim Xarope Pediátrico (compra em qq farmácia...é indicado para crianças). Pode usar diluindo 8ml em 1 litro de água (2ml em 250ml de água) e fornecer durante 1 semana (bebe apenas a água medicada).

Atenção: poderão haver medicamentos mais especificos....para aves!

Também deverá pensar se não estará a fornecer alguma alimentação contaminada ou que tenha passado a validade....

Coloque a ave num ambiente quente....coloque já um pedaço de maçã, hidrata e alimenta....retire as sementes negras. Depois do tratamento com antibiótico, forneça 5 dias seguidos um multivitaminico.

Boa sorte e actue rápidamente...
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
pmtm
Mensagens: 14
Registado: segunda, 18/nov/2013, 23:47

Re: Canário Gloster com cloaca inchada [ajuda]

Canary Escreveu:Boas!

Gostava de poder ajudar mas nunca tive um problema parecido....o mais provável é que morra caso não faça nada!
Neste caso pode "arriscar" dar um antibiótico de largo espectro...Vou sugerir o Bactrim Xarope Pediátrico (compra em qq farmácia...é indicado para crianças). Pode usar diluindo 8ml em 1 litro de água (2ml em 250ml de água) e fornecer durante 1 semana (bebe apenas a água medicada).

Atenção: poderão haver medicamentos mais especificos....para aves!

Também deverá pensar se não estará a fornecer alguma alimentação contaminada ou que tenha passado a validade....

Coloque a ave num ambiente quente....coloque já um pedaço de maçã, hidrata e alimenta....retire as sementes negras. Depois do tratamento com antibiótico, forneça 5 dias seguidos um multivitaminico.

Boa sorte e actue rápidamente...

Obrigado João Marques pela preciosa ajuda.

Hoje tive a oportunidade de contactar um criador de Canários Gloster e que ao ver as imagens, sugeriu que desse Pluristress durante 5 dias e no fim do tratamento desse um multivitaminico durante 3 dias.

Como tenho o Pluristress e as vitaminas vou proceder ao tratamento indicado por ele, no entanto se não vir resultados a partir do 3/4 dia vou tentar a sugestão que você me deu.

Mais uma vez obrigado pela sua resposta.

Bem Haja

Pedro Melo
rodrigojhenriques
****
Mensagens: 479
Registado: quarta, 04/abr/2012, 12:28

Re: Canário Gloster com cloaca inchada [ajuda]

Bom dia, nao será preferivel contactar um veterinário que entenda de aves e pedir ajuda? porque assim está a dar a ave o que lhe vao dizento, tudo bem, eu se calhar também o fazia, mas está a administrar antibioticos, depois outro amigo diz que é outra coisa, para dar outro, e está a dar e pode nem tratar, mas pode ser que resulte com o que o seu amigo de canários lhe indicou, vamos ver… espero que fique tudo bem
Qualquer duvida em que possa ser útil ja sabem...

Cumprimentos,
Rodrigo

https://www.facebook.com/pages/Aves-da- ... 385?ref=hl
pmtm
Mensagens: 14
Registado: segunda, 18/nov/2013, 23:47

Re: Canário Gloster com cloaca inchada [ajuda]

rodrigojhenriques Escreveu:Bom dia, nao será preferivel contactar um veterinário que entenda de aves e pedir ajuda? porque assim está a dar a ave o que lhe vao dizento, tudo bem, eu se calhar também o fazia, mas está a administrar antibioticos, depois outro amigo diz que é outra coisa, para dar outro, e está a dar e pode nem tratar, mas pode ser que resulte com o que o seu amigo de canários lhe indicou, vamos ver… espero que fique tudo bem

Boas Rodrigo,

agradeço desde já a tua preocupação e também os desejos de que tudo corra pelo melhor.
No entanto eu não referi que sou dos Açores mais propriamente da ilha de S. Miguel, e que aqui infelizmente não temos veterinários com muita experiencia em aves, por isso é que recorri a um criador de Canários que como já teve casos identicos sempre tem alguma experiencia e "conhecimentos" no tratamento deste caso. Como disse anteriormente estou a fazer o tratamento que ele me aconselhou, o qual na verdade já está a produzir alguns resultados já que a ave está mais activa e pelo menos já a vi a comer e a produzir fezes coisa que antes ela não fazia para além do facto de a zona estar menos inchada e com melhor aspecto.

Assim vou continuar a fazer o tratamento e caso produza bons resultados postarei aqui.

Cumprimentos

Pedro Melo
pmtm
Mensagens: 14
Registado: segunda, 18/nov/2013, 23:47

Re: Canário Gloster com cloaca inchada [ajuda]

Boas!

Como tinha prometido logo que termina-se o tratamento postaria aqui os resultados, pois como disse anteriormente fiz durante 5 dias a aplicação do Pluristress e nos trés dias seguintes apliquei um complexo de vitamina B. O resultado não poderia ser melhor o pássaro está totalmente recuperado e com uma vivacidade espectacular e note-se que já passaram mais de duas semanas que terminei o tratamento.

Assim para quem tiver um caso semelhante aqui tem um tratamento que se revelou eficaz, pelo menos neste caso.

Cumprimentos a todos.

Pedro Melo :D
NunoP
***
Mensagens: 128
Registado: quinta, 06/dez/2012, 18:13

Re: Canário Gloster com cloaca inchada [ajuda]

Fico contente por o seu pássaro ter recuperado completamente!
Espero que fique com ele por muito tempo :D
Vicio antigo: apostar em futebol! Novo vicio: Criação de aves!
pmtm
Mensagens: 14
Registado: segunda, 18/nov/2013, 23:47

Re: Canário Gloster com cloaca inchada [ajuda]

Muito Obrigado NunoP.
:)
Luz
Mensagens: 1
Registado: domingo, 28/jan/2018, 12:36

Re: Canário Gloster com cloaca inchada [ajuda]

Boa tarde, o meu canário está com o mesmo problema (inchaço ao lado da cloaca e no no alto das asinhas) e não consigo o Bactrim infantil (tem que ser comprado mediante receita médica)
Há outra coisa que possa usar ? Há algum medicamento caseiro?

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”