daniferraz
Mensagens: 6
Registado: sexta, 14/ago/2015, 14:55

Re: Pavoa doente (coxa)

Infelizmente não correu :( Acabaram por morrer na terça. Segunda falei com um veterinário que me disse para dar uma injeção com 0.2 cm3 de Depomicina e 0.1 cm3 de Vetcort. Não arranjei nenhum deles. Arranjei apenas o Pendistrep e o Deaxafort que me disseram ter os mesmo princípios ativos. Dei a injeção mas eles morreram nem passadas 24h. Não sei se os medicamentos aceleraram a morte ou se a morte era certa mais hora menos hora. Sei que doeu muito porque como já tinham 1 ano, achei que a fase mais sensível tinha passado e nunca me passou pela ideia que iriam morrer. A realidade é que os bichos estiveram 2 semanas a padecer. Se logo no início tivesse falado com o veterinário muito provavelmente estariam vivos e isso entristece-me muito mas agora não há nada a fazer. Mas não vamos desistir. Estamos a pensar comprar já com 3 anos e/ou com 3 meses. Gostava de perceber o que terá corrido mal. Antes da doença os pavões "viviam" com uma galinha (que os "criou") e três galinhas de angola. Chegamos a achar que podia ser alguma "bactéria" das guinés, porque elas são um bocadinho malcheirosas e separamo-las. Eu procurava manter a cerca limpa mas confesso que não mudava a água diariamente e podem ter-se criado germes que tenham levado à coccidiose. Não sei...
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Pavoa doente (coxa)

A coccidiose pode vir de muito lado, mas o principal é de outras aves e até da própria ração. Até pode vir de pardais e aí não dá para evitar porque presumo que andem num local que não é completamente fechado.
As aves mais novas e mais fracas são as mais atacadas e não conseguem sozinhas combater a coccidiose, daí que se deve ter sempre algum medicamento de largo espectro sempre à mão para estes casos, porque o importante aqui é atuar o mais rápido possivel, 1 dia faz toda a diferença, se formos falar de aves mais pequenas então nem se fala...
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Pavoa doente (coxa)

borllock Escreveu:A coccidiose pode vir de muito lado, mas o principal é de outras aves e até da própria ração. Até pode vir de pardais e aí não dá para evitar porque presumo que andem num local que não é completamente fechado.
As aves mais novas e mais fracas são as mais atacadas e não conseguem sozinhas combater a coccidiose, daí que se deve ter sempre algum medicamento de largo espectro sempre à mão para estes casos, porque o importante aqui é atuar o mais rápido possivel, 1 dia faz toda a diferença, se formos falar de aves mais pequenas então nem se fala...
Pois as pequenas morrem de um dia para o outro.
Os meus pavoes estao juntos com tudo o que é bixo e nunca tive problemas. Sempre os tive como super resistentes, dormem à chuva em cima da chaminé em pleno inverno. Quanto às crias ja nao posso gabar-me pois nunca levei nenhuma avante
daniferraz
Mensagens: 6
Registado: sexta, 14/ago/2015, 14:55

Re: Pavoa doente (coxa)

borllock Escreveu: deve ter sempre algum medicamento de largo espectro sempre à mão para estes casos
Um medicamento de largo espectro é o FP 2020? Qual deverá ser o comportamento preventivo a ter? Se comprarmos os pavões adultos, que conselhos dão? Convém dar algum medicamento?
samuelgomes
Mensagens: 10
Registado: terça, 12/fev/2013, 22:20

Re: Pavoa doente (coxa)

daniferraz Escreveu:
borllock Escreveu: deve ter sempre algum medicamento de largo espectro sempre à mão para estes casos
Um medicamento de largo espectro é o FP 2020? Qual deverá ser o comportamento preventivo a ter? Se comprarmos os pavões adultos, que conselhos dão? Convém dar algum medicamento?
A depomicina é basicamente FP 20 20 mas injectavel.

cumprimentos.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Pavoa doente (coxa)

Ter o fp 20/20 sempre à mão serve, isto para aves pequenas, não crio pavões nem aves desse porte mas a ideia deve ser a mesma, apenas as quantidades é que podem ser diferentes.
Quando comprar, convém ver o local onde os pavões estavam, com que aves estavam, se estão desparasitados, etc
1x ano pode dar o fp 20/20 ou outro similar, mas na forma preventiva.
Mas o ideal é falar com criadores de pavões, a pessoa a quem comprar até, para lhe explicar o que costuma fazer, alguns truques e tal, porque pelo que sei realmente os pavões morrem muito fácil, principalmente quando estão juntos de outras aves...

EDIT: Caso aconteça algo semelhante, se não quiser arriscar, leva as fezes a um VET, ele faz análise e vê logo que bactéria é a causadora da doença.
Eu aconselho sempre VET se estivermos a falar de aves "caras" ou aves que sejam pets.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”