nmmsilva
Mensagens: 2
Registado: sexta, 03/jul/2015, 19:51

Pombo debilitado, possivelmente com visgo [ajuda]

Boa tarde caríssimos

Preciso dos vossos conhecimentos para tentar ajudar um pombo que veio parar na minha varanda.

À cerca de três/quatro dias ao chegar a casa deparei com um pombo na minha varanda, extremamente cansado ao ponto que foi muito fácil apanha-lo.
Ao pegar nele apercebi-me que o desgraçado estava com as penas da asa esquerda e da cauda todas coladas com um produto viscoso tipo gel que calculo que seja bisgo (não sei nos dias de hoje ainda se utiliza mas nos meus tempos de puto é uma coisa comum).
Já tentei retirar o produto passando pó-talco pelas penas para tentar eliminar o efeito aderente do produto e evitar que o mesmo se propaga-se mas sem resultados de maior.
Como conseguirei remover o produto? Será que cortar as penas coladas uma boa opção?
Ele come bem e aparentemente é um pombo novo pois em alguns sítios ainda tem alguma penugem.
Será que o facto de lhe ter acontecido isto em tenra idade irá condicionar as suas capacidade de voar mais tarde?

Obrigado desde já pela vossa atenção e ajuda.

Cumps

Nuno Silva
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Pombo debilitado, possivelmente com visgo [ajuda]

O pombo tem anilha?
Tens duas hipoteses. Poderás limpar com azeite ou cortar as penas (quanto menos curto melhor) . Em
Agosto é a muda e tudo volta ao normal. Tens de o alimentar até as penas estarem perfeitas e depois soltas e ele volta para o dono . Mete um papel com o numero de telefone atado a uma pata, para o dono te ligar a agradecer, assim ficas tambem a saber quantos km fez. Se tiver anilha, se nao tiver é um pombo comum
Avatar do Utilizador
Virgílio
****
Mensagens: 448
Registado: domingo, 15/mar/2015, 18:30
Localização: Esmoriz
Contacto: Sítio web

Re: Pombo debilitado, possivelmente com visgo [ajuda]

Podes sempre ir a uma sede, com o número da anilha.
Eles lá entram em contacto com o dono, seja por carta ou por telemóvel.

Enviado do meu SM-G360F através de Tapatalk
Virgílio Monteiro
Cumprimentos

avesexoticasvm.blogspot.com
aves3xoticasvm.wordpress.com
avesexoticasvm@gmail.com
nmmsilva
Mensagens: 2
Registado: sexta, 03/jul/2015, 19:51

Re: Pombo debilitado, possivelmente com visgo [ajuda]

Ok obrigado pelas dicas.

Ele não tem anilha por isso calculo que seja um pombo comum.
Será que o posso deixar em algum lado (zona de Coimbra)? Isto porque não tenho grandes condições para o ter, não tenho gaiola, ele tem estado numa divisão da casa que não utilizo e é pena o desgraçado estar num sitio em que está sempre a ver as mesmas coisas.... alem do mais tenho 4 gatos e tenho que estar sempre atento para ver se eles não abrem a porta :)

Obrigado e de novo o meu obrigado pela ajuda.

Abr

Nuno S.
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Pombo debilitado, possivelmente com visgo [ajuda]

Pombo comum é praga. Livra.te disso, até pode tar doente e transmitir doenças
FábioAlex
***
Mensagens: 66
Registado: terça, 09/jun/2015, 16:28

Re: Pombo debilitado, possivelmente com visgo [ajuda]

ashwinder , pombo comum é praga o a caraças , se todos pensasem como tu não havia pombos.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Pombo debilitado, possivelmente com visgo [ajuda]

Mesmo! Parece que os correios e ornamentais são espécies diferentes LOL
MAS apesar disso eu sou da opinião que se devia de acabar com os pombos de rua, pelas doenças que portam e pela sujidade que fazem. Não abater, mas adotar medidas para eles não conseguirem criar.
O pombo é o meu animal de eleição, foi a ave que comecei, neste momento não tenho e não penso vir a ter tão cedo, mas gostava de um dia voltar a ter, não correios, ornamentais.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Pombo debilitado, possivelmente com visgo [ajuda]

FábioAlex Escreveu:ashwinder , pombo comum é praga o a caraças , se todos pensasem como tu não havia pombos.
Haver havia, eu tenho pombos. Agora continuo com a minha opiniao, pombo comum é praga.

Vou-te explicar uma coisa que talvez nao saibas. Existem "firmas" especializadas em exterminar pombos. Sei de um sitio onde abatem 1000 de cada vez que la vao, ainda assim nao se nota a diferença. Daí pombo comum ser praga, e necessitar de ser controlada.

Atençao que eu gosto de pombos
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Pombo debilitado, possivelmente com visgo [ajuda]

ashwinder Escreveu:Pombo comum é praga. Livra.te disso, até pode tar doente e transmitir doenças
Como reparei que ja interpretaram duma maneira diferente este meu comentario, queria esclarecer

Na minha opiniao se o rapaz nao quer ficar com o pombo mais vale larga-lo porque os pombos nao morrem assim facilmente e se tem penugem os pais tratam dele. Se quizer ficar com ele convem medicar e analisar pois os pombos podem transmitir doenças , serem portadores de piolhos e outros parasitas. Senao mais vale livrar-se dele

Eu tenho pombos , aliás estou a começar na columbofilia, o minha pouca experiencia ja é suficiente para distinguir um pombo comum de um correio e para quem sabe nao tem nada a ver. Os meus estao anilhados, possuem um bi. Estao vacinados e desparasitados daí estar seguro quanto a doenças. Aqui há dias entrou-me um pombo estranho no pombal e fui imediatamente soltà-lo a alguns km de distancia.

Nao se preocupem que sou amante de aves em geral , tenho esta ideia, pombos e pardais de telhado sao praga deveriam ser mais controlados

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”