tiago30
Mensagens: 28
Registado: quarta, 09/jan/2013, 13:21

Cria de roseicollis com pernas tortas (fotos)

Boa tarde a todos.
Tenho uma casal de roseicollis com uma cria no ninho (só nasceu uma, em 4 ovos) e tem as patas tortas, parece um frango no espeto.
Sei que pode ser da consanguinidade, falta de calcio ou até mesmo falta de luz solar.
A questao é que tenho este casal à 2 anos e sempre me tirou boas crias.
Devo tentar tratar a cria ou não vale a pena?

Cumprimentos, Tiago
Anexos
20151107_135606.jpg
20151107_135619.jpg
hrodrigues
***
Mensagens: 138
Registado: quarta, 04/nov/2015, 14:25

Re: Cria de roseicollis com pernas tortas

Tive um problema parecido o ano passado. Pelo que andei a ler na internet penso que um dos problemas que poderá originar isso é não ter palha suficiente no ninho. Não sei se será ou não, porque a cria que tive com esse problema estava no ninho com os irmãos e só ela ficou assim.
O que eu fiz foi cria-la á mão e coloquei uma tira de fita cola nas patas de forma a que ela se conseguisse manter em pé para ''corrigir'' o problema. Ela foi recuperando e quando começou a voar quase não se via a diferença para os irmão.
Agora quanto mais cedo começar a corrigir isso mais hipótese tem de ela ficar ok.
Cumprimentos,
Hugo Rodrigues
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Cria de roseicollis com pernas tortas

Não deve ter a ver com consanguinidade, isto acontece pelas mais variadas razões, ninho com pouco material e elas escorregam na madeira, ser cria única, mesmo tendo mais irmãos pode acontecer simplesmente porque pode ter uma tendência maior para abrir as patas e depois os irmãos calcam e a situação vai-se agravando. Claro que pode ser a consanguinidade, mas como nas outras ninhadas não aconteceu isso eu não colocava essa hipótese, acho que foi mais um azar. Agora se puder crie essa cria à mão e corrija as patas com esponja, fita-cola, etc Com os pais não dá.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
tiago30
Mensagens: 28
Registado: quarta, 09/jan/2013, 13:21

Re: Cria de roseicollis com pernas tortas

Obrigado, vou procurar como se faz o "entalamento".

Se correr bem depois ponho fotos.

Obrigado
NunoP
***
Mensagens: 128
Registado: quinta, 06/dez/2012, 18:13

Re: Cria de roseicollis com pernas tortas (fotos)

Eu acredito que vai correr bem :) Pelas experiências relatadas anteriormente existem grandes hipóteses de ficar muito melhor ;)
Vicio antigo: apostar em futebol! Novo vicio: Criação de aves!

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”