tiago30
Mensagens: 28
Registado: quarta, 09/jan/2013, 13:21

Caturras - crias não conseguem voar

Boa tarde, mais uma vez.
Realmente esta época está a começar muito mal, estou mesmo a ponderar fazer descansar tudo e começar só em Fevereiro.

Um dos meus casais de caturras tirou 3 cria. Aparentemente saudáveis, bonitas de pena e até ja começam a bicar umas sementes (saíram à uma semana do ninho, a mais velha).

Ora o problema é que à semelhança da ultima postura (Junho), as crias não voam, não trepam a rede nem se seguram em pé no poleiro. Sempre muito bonitas e assim mas nada de voar, nem força nas patas.

Alguém sabe o que pode ser esta maleita?


Tiago
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Caturras não conseguem voar

Isso é muito esquisito.
O casal tem parentesco?
E quando eram mais pequenas eram normais? As da outra postura como estão agora?
Pode não ser doença, mas sim genético, mesmo os pais não tendo parentesco, é como nas pessoas...
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
tiago30
Mensagens: 28
Registado: quarta, 09/jan/2013, 13:21

Re: Caturras não conseguem voar

O casal não tem qualquer relação pois comprei os a criadores diferentes. A femea tem 2 anos mas o macho já deve ter uns 8 ou 9.

As crias estão normais, não aparentam ter qualquer doença.

As crias da ninhada anterior, ao fim de 2 meses depois de os separar, dei os a um vizinho que acabou por matá-las de tanto as tentar ensinar a voar, acho eu. (Elas se largadas mandavam voos de 2, 3 metros mas depois já nao se levantavam.)

Acho que é mais um casal para desfazer, enfim, este ano está a começar mesmo mal.

Já agora, como não estou a ver como recuperar estas crias, vale a pena deixa las a viver num viveiro comum com rolas diamante? elas não devem sair do chão por isso não deve haver problema.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Caturras não conseguem voar

Então deve ser um problema genético, mesmo não tendo nada a ver com consanguinidade, 1 dos pais ou a conjugação dos 2 pais gera crias deficientes, talvez uma deficiência muscular, atenção é um palpite, não sou VET nem nunca vi caso como esse.
Em relação a teres as aves com rolas diamante não tens problema nenhum, eu no meu viveiro das caturras crio rolas diamante e não tenho problemas, aliás os problemas maiores que tenho são as rolas machos que se dão mal entre eles, mas isso é o normal da espécie porque são muito territoriais.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”