avespremium
Mensagens: 12
Registado: segunda, 14/nov/2016, 11:25
Contacto: Sítio web

Periquito australiano com olho fechado

Caros

Embora a informação que vou dar passa ser irrelevante a pergunta final prefiro enquadrar para que me consigam ajudar.

Tenho um casal reprodutor de periquitos australianos que ja teve umas 4/5 posturas em 2016 e assim fechei o ninho até Dezembro de 2016. A fêmea teve nova postura de 4 ovos mas após o período choco todos ovos estava inutilizados. A partir da inutilização dos ovos o macho começou a ter atitudes estranhas como entrando muito no ninho. A fêmea já teve novamente 2 ovos mas mal os coloca aparecem partidos, a fêmea fica no ninho sem estar nenhum ovo a chocar o macho também começa a ficar mais no ninho. Em suma alteraram comportamentos...

Hoje vi a fêmea no estado em baixo:
Imagem

Podem me dar dicas sobre o olho? O outro olho está ok, apenas o esquerdo está como mostra a foto.

Obrigado a todas as respostas.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Periquito australiano com olho fechado

Pode ter algum ferimento no olho ou alguma espécie de conjuntivite.
Dê descanso ás aves, retire mesmo o ninho, as aves passarem muito tempo no ninho, posturas sem galadela são sintomas de aves cansadas.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
avespremium
Mensagens: 12
Registado: segunda, 14/nov/2016, 11:25
Contacto: Sítio web

Re: Periquito australiano com olho fechado

Obrigado, deve ter sido uma conjuntivite mas passou, está OK de momento.

Relativo ao macho continua imenso tempo no ninho e tive de tirar os ovos e colocar ovos falsos, onde sinto que o macho os tenta partir e raspa no ninho. Não entendo esta atitude do macho e estou com ideia de separar da femea quando colocar a femea a chocar os ovos verdadeiros. Pois com esta atitude nenhum ovo irá estar inteiro mais que uns minutos com o macho com esta atitude...

Alguma sugestão adicional que fazer ao macho e se a ideia de tirar o mesmo na altura do choco é uma boa ideia?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Periquito australiano com olho fechado

O macho não faz o choco, por isso, se ele parte os ovos pode retirar o macho, mas coloque uma grade a meio da gaiola, é o macho que alimenta as crias também.
De qualquer das formas dê descanso ás aves.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”